SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 20 de dezembro de 2009

DÚVIDAS

DÚVIDAS

Rangel Alves da Costa*


Um dia, o sol duvidou da chuva, a lua duvidou da sombra, a manhã duvidou da escuridão.
Na dúvida, todos, sol, lua e manhã, duvidaram ainda que alguém ou algum ser pudesse afirmar que estavam enganados ou mentindo. E assim, carregando consigo suas certezas induvidosas, começaram a espalhar aos quatro cantos que, a partir daquele momento, estariam condenados com a pena de cegueira todos aqueles que ousassem falar em chuva, em sombra e em escuridão.
O medo não impediu que alguém os desafiasse. Assim, um jovem gritou pra todo mundo ouvir que, naquela manhã, choveu forte enquanto o sol brilhava mais forte; que a chuva veio forte porque as nuvens da noite passeavam carregadas sobre a sombra da lua na terra; e mais, que em plena manhã ninguém sabia se era noite ou era dia, pois a escuridão ainda tomava conta de tudo.
E gritou ainda mais alto: a lua encontrou a sombra, a manhã se misturou com a escuridão e o sol teve que iluminar toda a chuva que caiu.
O sol, a lua e a manhã, cada um ao seu tempo, logo ficaram sabendo de tal afronta. Precisavam castigar imediatamente aquele que duvidou de suas ditas verdades. Precisavam reunir-se para discutir qual o modo mais cruel de aplicar a pena. Mas como, se o sol enfraquece diante da lua e a lua esmorece diante da manhã?
E foi então que surgiu, de verdade, uma dúvida cruel entre os três: o que fazer para aplicar a pena e assim manter suas hegemonias e poderes? Decidiram enviar emissários para se reunir quando o tempo estivesse nublado. Este seria o melhor momento, pois na ocasião nenhum poderia prevalecer sobre o outro. Enviaram então um raio de sol, um brilho da lua e uma cor da manhã.
Com o tempo nublado, com a própria natureza em dúvida sobre o estado normal das coisas, os três enviados se encontraram entre céu e terra. Do encontro, numa mistura de raio, de brilho e de cor, surgiu algo tão estranho que todos que enxergavam da terra duvidavam o que poderia ser.
E nasceu um elemento totalmente novo na natureza, mas que aparece somente quando a descrença começa a crescer entre os homens e só pode vê-lo a pessoa que acredita na existência de elementos outros que desafiam a própria existência.
Para os que acreditam, tal elemento passou a ser conhecido como mistério.


Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com

Nenhum comentário: