SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 17 de março de 2013

IGREJAS INTOLERANTES (Crônica)


Rangel Alves da Costa*


As igrejas pregam seus norteamentos de fé, suas convicções religiosas, seus postulados divinos, e se dentre tais ações também pregam o preconceito e a discriminação, e principalmente a intolerância perante outras religiões, estarão incorrendo em violação à lei, agindo criminosamente. Não há como afirmar diferente.
Parece atitude normal, mas não é. As estratégias levadas a efeito por determinados líderes de igrejas, objetivando desacreditar as outras crenças e credos, as outras manifestações religiosas, acabam se transformando em pregação da intolerância. Daí o estímulo a que discípulos menos conscientes façam do açulamento os caminhos mais fáceis para a injúria e a difamação, dentre outras atitudes reprováveis.
E tais aspectos não dizem respeito apenas às igrejas que atacam os outros credos com ódio, ira, sempre desrespeitosamente. Não contentes em atingir os primados de suas concorrentes - pois vendendo um mesmo Deus de forma diferenciada - se lançam ao ataque às organizações, às entidades, aos profissionais e até mesmo às obras de ficção.
E fazem isso com tal fúria que mais parece um confronto maniqueísta, o bem e o mal se digladiando pela demonstração da superioridade desta ou daquela igreja. E logicamente em defesa da primazia de seus preceitos, ainda que sustentados em objetivos escusos ou pouco confiáveis. Atacam violentamente, mas se resguardam de pedras à mão para novamente jogar sobre quem conteste suas aleivosias e aberrações.
São muitos os exemplos dando conta de igrejas que tentam ridicularizar, desacreditar perante os seus fiéis e a sociedade acrítica, quem ou o que quer que vá de encontro aos seus princípios. Agem como se fossem paladinas da moral, da verdade religiosa, únicas possuidoras dos caminhos da salvação. E nessa disputa de poder, de busca de riquezas e de rebanhos, vão afrontando deliberadamente a lei, a moral, a ética, os princípios e as virtudes religiosas.
Todas as estratégias e artifícios são utilizados para, a um só tempo, desqualificar a outra religião e tentar proclamar a sua igreja como detentora da única verdade. Assim, criminosamente, surge alguém com força de líder para chutar imagem sacra, para zombar dos seguidores de outros credos, para erguer na mão um microfone e pregar que os símbolos de outras religiões não passam de disfarces do inimigo.
Para tais igrejas, nenhum significado possui o sincretismo, de nenhuma valia é o culto da concorrente, e apenas o seu credo - ainda que maculado, pretensioso e com objetivos escusos - deve ser acatado e proclamado. Fazendo tais afirmações perante os fiéis, logicamente que estarão semeando a discórdia e os seus abomináveis frutos.
Costuma-se dizer que muitos desses fiéis, com o passar do tempo e com a estratégica pregação que recebem, acabam se tornando pessoas irreflexivas, sem poder de crítica sobre a realidade de sua igreja, completamente manipuladas. E, infelizmente, é sobre tais pessoas que os líderes religiosos agem para alastrar a discórdia. Utilizam os fiéis como instrumentos para a disseminação da intolerância, do preconceito e da discriminação.
Ora, se um bispo diz, por exemplo, que tudo fará para que seus fiéis boicotem uma novela porque a mesma menciona São Jorge, e este santo também está presente numa religião de cunho afro-brasileiro - o ogum do candomblé -, então está pregando o preconceito e a discriminação contra símbolos de outras religiões. Não só desrespeita o sincretismo como abre brechas para a intolerância.
Quando a Rede Globo anunciou a minissérie “O Canto da Sereia”, logo líderes religiosos iniciaram uma ferrenha campanha contra a sua exibição. Afirmando que a minissérie trataria de temas como bissexualidade e faria referência explícita a Iemanjá - orixá das religiões afro-brasileiras -, pastores e bispos cuidaram de declarar guerra. Quer dizer, tudo aquilo que não diga respeito à sua igreja, ao seu credo, então será considerado um atentado à verdadeira religiosidade, que, ao que parece, é somente a deles. E isto é crime, é indubitavelmente criminoso. 
Ora, a Constituição Federal do Brasil, no seu art. 5º, VI, preceitua que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos. Contudo, alguns investidos do poder religioso insistem em confrontar o primado constitucional da liberdade de crença e criminosamente perseguir outros cultos e credos.
Por sua vez, a Lei nº 7.716/89 (que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor), preceitua no seu art. 1º que serão punidos os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de religião. E o art. 20 diz que é crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de religião.
De modo específico, a legislação penal também tipifica o crime de preconceito ou discriminação religiosa. O art. 140, § 3º, do Código Penal prevê o crime de injúria qualificada pelo preconceito: “Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem”. Assim, ofender a honra de pessoa porque pertence a determinada igreja estará incorrendo no crime de injúria qualificada pelo preconceito.
Assim, demonstrado está que a religiosidade, ou o modo como ela é exercida, se utilizada por líderes religiosos para denegrir a imagem de outros credos, nada mais é que um palanque maculando a própria fé existente nas pessoas. Ao ferir o fiel e sua crença estarão ferindo a sua liberdade de escolha religiosa. E isto, repita-se, é crime.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Ana Bailune disse...

Excelente artigo. Não sigo religião alguma, pois nenhuma delas cumpre aquilo que prega.