SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

QUANDO CHOVE


*Rangel Alves da Costa

 

 

Muitos eventos da natureza e da ação dos astros provocam profundas reações ao homem e à própria natureza. A lua possui infinito poder de agir perante a mente humana, de provocar tempestades e até de provocar grandes devastações.

Diversas enfermidades provocam sofrimentos ainda maiores perante a lua cheia, por exemplo. Lobos uivam com mais insistência, as marés avançam impetuosas, os loucos enlouquecem perdidamente.

Mas quando chove se tem igualmente uma profunda transformação no espírito humano. Não a chuva de tempestade, aterradora, devastadora, mas a chuva que apenas cai para molhar a terra e se deixar levar pelos córregos e asfaltos.

A chuva da noite então possui uma força indescritível, principalmente quando a pessoa está carregando sobre si um peso terrível de diversas situações. Solidão, saudade, pesar, luto na alma, distanciamento e abandono, tudo vai se tornando em verdadeiro temporal perante a chuva noturna.

Quantos gemidos e lágrimas derramadas em quartos fechados, por detrás de janelas, por cima de camas, em travesseiros molhados. Dores e sofrimentos que parecem não acabar. Tristezas e agonias que aumentam no compasso dos pingos caindo, da chuva lá fora.

Quantos gritos aprisionados, cabelos destroçados, corpos lanhados, por uma saudade dentro de uma noite chuvosa. Cada pingo caindo é como valsa triste, como sonata de solidão, como rapsódia torturando a alma.

No quarto escuro, apenas o barulho dos pingos caindo lá fora. Vontade de correr, desejo de gritar, descomunal vontade de abrir a janela e abraçar a chuva. Ou deitar ao chão e espernear, ou dançar a valsa dos loucos, ou se perder na noite atrás de qualquer sol.

Quando chove na noite há permissão de ser lobo, de uivar, de gritar, de grunhir, de subir a montanha e clamar por um nome. Há permissão de ser bicho subindo ao monte para rosnar e prantear todas as dores do mundo.

 Quando chove na noite há permissão de loucura, de ensandecimento, de perder totalmente o juízo. Há permissão de sair de si, de querer voar, de querer ser pingo caindo em busca de um canteiro. Há permissão de conversar sozinho e de beijar a boca que tão distante está.

Quando chove na noite, ah quando chove na noite! O corvo negro surge em voo trazendo uma triste lembrança. Pios arrepiantes, uivos apavorantes. Ai como dói a certeza da solidão e a impossibilidade de voltar no tempo.

Quando chove na noite o solitário se faz poeta e vai tecendo versos na vidraça em frente. Palavras e nomes, flechas e corações, lágrimas caindo, tudo se derramando. E do lado de fora, perante o amarelado da luz se espalhando no poste, a sensação de que alguém está ali. Mas nunca está ali.

Quando chove a pessoa se molha por fora e por dentro. A lágrima que cai nada significa perante a enxurrada que vai se formando. E depois vem a inundação, a correnteza, um mar imenso que furiosamente vai levando seu náufrago.

Quando chove eu logo retiro meu barco de dentro de mim. Solto os panos, seguro o leme, e vou firmando a proa em boa direção. Mas não tem jeito. Navego na solidão e naufrago no mar que nunca se afasta de mim. Uma fúria chamada solidão!

Uma solidão em furiosa devastação.

  

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com


Nenhum comentário: