SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 12 de janeiro de 2013

PALAVRAS SILENCIOSAS – 134


Rangel Alves da Costa*


“O vento balança a vida...”.
“É um tempo de entardecer...”.
“Paisagem de saudades e melancolias...”.
“Poesia da natureza...”.
“Escrita na revoada...”.
“Escrita na flor da estrada...”.
“Versejada no amanhecer de galo...”.
“Rimada com a janela aberta...”.
“Tempo, tempo, qual idade terás?”.
“Há uma eternidade em tudo...”.
“Tudo significa o momento...”.
“Vou rasgar calendários, esconder relógios...”.
“Mas não pode desfazer-se do pensamento...”.
“Eis o caminho do tempo...”.
“O percurso da vida...”.
“Bastaria mais tempo dentro do tempo...”.
“Um tempo passado e retornado...”.
“Meu jardim era tão tristonho e solitário...”.
“Um tempo de semear roseirais...”.
“Minha rua era amiga da lua...”.
“Um tempo para brincar com os amigos...”.
“Havia um córrego e uma pedra...”.
“Tempo de banho ao entardecer...”.
“Havia a voz da doceira...”.
“Tempo de pirulitos, cocadas, doce de leite...”.
“Havia um passarinho amigo...”.
“Tempo de encantamento...”.
“Ao entardecer o café perfumava os arredores...”.
“O cuscuz ralado parecia incenso de tão cheiroso...”.
“Comia a nuvem num pedaço de queijo...”.
“Chegava ao paraíso num pedaço de bolo de macaxeira...”.
“Meu pai era amigo da luta...”.
“Minha mãe era amiga dos santos...”.
“Uma foice, uma enxada, um machado, uma semente...”.
“Um chapéu de couro, um alforje e um cantil...”.
“Uma alpercata de couro cru e um sol molhado...”.
“Um sol se derramando na terra seca...”.
“Minha mãe corria pro oratório...”.
“A vela acesa, as mãos em oração, os olhos lacrimejando...”.
“Rezas, promessas, rogos para o bem viver...”.
“Espanava a poeira dos dias...”.
“Colocava mais lenha no fogo de chão...”.
“Moringa, pote e panela de barro...”.
“Um cheiro bom de toucinho no feijão...”.
“E lá fora o tempo sem tempo...”.
“Tempo de tudo e de pouco fazer...”.
“O papagaio mentindo que só...”.
“O cachorro com medo do gato...”.
“Naquele dia não cairia gota d’água...”.
“No dia seguinte também...”.
“Todo mundo chorava escondido...”.
“Todo mundo dormia mais cedo...”.
“Esperando a madrugada trazer o ronco do trovão...”.
“Minha mãe talvez nem dormisse...”.
“Meu pai também não...”.
“Enquanto contava as contas do rosário...”.
“O outro contava estrelas...”.
“E eu contava cavalo de pau, ponta de vaca, bola de meia...”.
“Saí de lá e a chuva não veio...”.
“Nem sei se a chuva voltou por lá...”.
“Talvez a profecia se realize...”.
“E um dia tudo ali vire mar...”.
“E navegarei atrás de minha raiz...”.
“No barco dos olhos...”.
“Nas águas do olhar...”.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: