SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 4 de outubro de 2017

UMA EXCELENTE NOTÍCIA PARA A HISTÓRIA E O TURISMO DE POÇO REDONDO


*Rangel Alves da Costa


Na noite deste último sábado, através do Secretário Municipal de Obras, nosso amigo Ronivaldo, recebi a excelente notícia de que o prefeito Júnior Chagas já havia dado a ordem de serviço para a construção e colocação da sinalização histórica da Estrada de Curralinho, bem como dos marcos na região do Cururipe, onde foi morto o cangaceiro Canário, nas Cruzes dos Soldados, onde cruzes preservam a memória dos soldados Tonho Vicente e Sisi (emboscados e mortos pelo grupo de Corisco) e nas pedras onde o corpo de Zé de Julião foi deixado depois de assassinado, estas nas proximidades da Lagoa das Areias.
De fundamental importância pelo seguinte. Toda a Estrada de Curralinho possui fundamental importância histórica, e por isso mesmo devendo se tornar de acesso obrigatório ao desenvolvimento do turismo municipal. Além de ser caminho até a inigualável beleza ribeirinha de Curralinho, todo o percurso possui vários aspectos históricos que precisam ser conhecidos.
Foi caminho de Antônio Conselheiro e seus seguidores, percurso este que redundou na construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no alto da entrada da povoação, foi a primeira via comercial de Poço Redondo, ainda num tempo onde todo caminho era feito pelas águas do Velho Chico e o porto daquela povoação ribeirinha servia como porta de entrada e saída para toda riqueza e toda sobrevivência. Além de que é às margens da estrada onde estão localizados os leitos de morte de Canário, dos soldados e de Zé de Julião.
Mas certamente indagarão se há relevância em sinalizar e preservar, através da construção de marcos, localidades geradas pelas violências cangaceiras e de vinganças, como no caso de Zé de Julião. Mas claro que sim, pois tudo história, tudo de fundamental importância histórica para o município. Até hoje pouco é conhecido porque quase nada ainda foi feito para que aquela estrada seja também um caminho ao conhecimento e passe a atrair uma infinidade de turistas, pesquisadores e estudiosos do cangaço e do messianismo nordestino.
Que visão grande esta do prefeito Júnior Chagas. Mesmo que a ideia tenha surgido da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Poço Redondo 2018, vez que a Estrada de Curralinho e a própria povoação farão parte do roteiro do evento, logo o prefeito sentiu que seria o momento para colocar sinalizações e marcos não apenas para o conhecimento dos participantes do Cariri Cangaço, mas como construções permanentes em prol do desenvolvimento histórico, turístico e cultural do município.
Significa dizer que, enfim, vai surgindo um novo tempo em Poço Redondo. E um tempo de valorização e reconhecimento de nossa história, de nossa cultura, de nosso potencial turístico. E que a Secretaria de Cultura e Turismo logo chegue para tirar do esquecimento as nossas mais ricas tradições e manifestações culturais, todos os saberes e fazeres de um povo que se reinventa na preservação das lições dos antepassados.
E não podemos esquecer que temos a Gruta de Angico, temos o cangaço em cada canto e recanto, temos a Serra da Guia, o Quilombo da Guia, o Poço de Cima, a Igreja do Poço de Cima, as riquezas das povoações ribeirinhas, temos o casarão de Bonsucesso, a beleza das cavalhadas e das cavalgadas, cachoeiras belíssimas, uma imensidão de riquezas arqueológicas, que temos Dona Zefa da Guia, Mestre Tonho, os escritos e a memória de Alcino, um inigualável potencial que precisa ser reconhecido e valorizado.
Obrigado, senhor prefeito. Não sou a cultura nem sou a história de Poço Redondo, mas ouso agradecer em nome de todos os nossos valores.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: