SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 5 de março de 2022

FRASES BOBAS EM PENSAMENTOS LOUCOS


*Rangel Alves da Costa

 

Criaram o amor. Não ensinaram a amar. Quanto mais se deseja aprender a amar, mais se erra por avistar somente o espelho do prazer, e não a profundidade do verdadeiro querer.

A solidão é melhor, muito melhor que a multidão. O silêncio é melhor que o grito, a janela fechada é melhor que a ventania entrando. Perante o outro a paz não existe, pois o encontro interior e a autoestima sempre pedem o exílio interior.

O sexo, ou ato sexual em si, é impuro e asqueroso. Na vida social ou em seu cotidiano, a maioria das pessoas também é impura e asquerosa, mas sempre fingindo seriedade, caráter e até inocência. Como os seus pensamentos sempre agem de modo contrário, de forma pervertida e lasciva, o sexo se torna apenas na confirmação daquilo que verdadeiramente é.

Pobreza, carência, miséria, tudo com um nome só: a desvalia na vida. Mas não há desvalia maior que fazer de sua condição econômica uma chama à submissão, à humilhação, à escravização. Onde há retidão e caráter não há lugar para que o cabresto do voto lhe tire o desejo de mudança e da escolha do que achar melhor.

A puta de hoje é a mesma rampeira de ontem. Uma no shopping e outra no cabaré. A puta de luxo de hoje é a mesma prostituta do bordel da luz vermelha de ontem. A garota de programa de hoje é a mesma piranha de esquina escura de ontem. Michê, garoto de programa, ontem era o mesmo rapaz que fazia o mesmo negócio. Nada mudou, apenas progrediu e se desenvolveu em número assustador.

Não há como atender aos apelos do mundo moderno. O ser humano não possui a mesma propulsão que a máquina, não possui a força do motor, não se torna novamente novo com um simples reparo. Desse modo, não adianta ser moderno e avançado dentro de um corpo que não é tecnológico nem agindo por comandos informatizados. Ademais, até o ferro enferruja.

Não há decisão maior do que deixar de votar. Não votar em mais ninguém, e pronto. Liberta-se de uma vez do remorso de um voto errado, de uma escolha que mais adiante traga entristecimento. Lavar as mãos. Mesmo que os frutos das más escolhas não recaiam apenas nos que escolheram, ao menos haverá o conforto de dizer que sofre sem ter ajudado a causar tanto sofrimento.

A nudez é uma coisa engraçada. A vestimenta também. Inegavelmente que é muito mais bonito e atraente uma pessoa com roupa que lhe caia bem, que seja até vista como sensual. Na sensualidade do corpo vestido há todo um jogo de encanto, de fascinação e de imaginação. Logo se imagina a beleza daquele corpo em plena nudez. Mas na nudez avista-se apenas um corpo nu, e já sem aquele despertar da imaginação.

Poesia melosa, floreada demais, não é poesia. Poesia tecida na rima forçada não é poesia. Poesia cuidando dos mesmos elementos do coração, do mesmo amor impossível e da mesma paixão desenfreada não é poesia. Poesia é o belo com simplicidade. É o dizer de outra forma aquilo que o leitor se sensibiliza ao folhear.

Tem muita gente sofrendo neste momento. Na Ucrânia, na Síria, na África, bem ali. Tem gente sofrendo tanto neste momento que é até impossível imaginar o tamanho do sofrimento. A dor corporal, a dor da fome, a dor da indignação, a dor do abandono, a dor da desumanidade, a dor da perda da pátria e do lar, a dor de não ter pra onde ir e de sequer saber se terá um amanhã. Uma dor tamanha, uma dor tão forte, que é impossível imaginar a capacidade de o ser humano suportar.

Ontem choveu e hoje mais cedo também. Sem ter muito que fazer, então eu peguei um lenço e saí enxugando tudo, as ruas, os horizontes, até as nuvens. Quando mais eu enxugava mais eu me sentia encharcado. Eu quis enxugar o mundo e não percebi que estava chorando. Esqueci-me de enxugar as lágrimas de meus próprios temporais.

  
Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com


Nenhum comentário: