SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 27 de março de 2022

Palavra Solta – cartas do tempo


*Rangel Alves da Costa

  

Numa velha casa, numa velha moradia nas distâncias da cidade, as cartas do tempo. Aí eu sentaria e passaria noites e dias. Buscaria um tamborete, um caderno de escola, uma caneta ou lápis, e então rabiscaria, na calma e paciência do mato, o que a frieza e feiura da cidade não me deixam escrever. Há um silêncio e um ocre de solidão, mas não tem nada disso não. O mundo-mato é assim mesmo, com vento soprando e folha voejando em meio ao pó e ao pingo de chuva tão esperado. Cada letra vai caindo como fruto maduro da velha árvore. “Porta e janelas fechadas, sem ninguém que soltasse uma voz, mas ainda assim havia um cheiro bom de café torrado e de toucinho chiando na frigideira...”. “O retrato na parede parecia me chamar. Um dia eu fui. A velha moldura me abraçou e eu senti um cheiro bom de lavanda. Eu conhecia aquele cheiro. E senti saudade e chorei...”. “A capela estava fechada, mas ouvi e senti o badalar do sino, as beatas em louvação, o xale encobrindo os olhos e rosários correndo sua fé pelas mãos magras. A igreja era um céu, cada ladainha era um jardim florido. Paraíso que não existe mais...”. Por isso que aí eu sentaria para escrever tudo isso. Mas só tenho o retrato diante de mim. E uma vontade danada de entrar na moldura e viver e ser o mundo que eu quero ser e viver. O mundo apenas sertão.

 
Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com


Nenhum comentário: