SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

AMANDO UM AMOR AMADO (Crônica)


Rangel Alves da Costa*


Situação complicada, difícil demais, é amar um amor amado. Não há coisa melhor, mais doce e singela do que amar; não há nada mais maravilhoso do que ter um amor. Contudo, e se o amor já é amado, e por outra pessoa?
Eis a situação que se coloca: Querer, desejar, gostar, estar apaixonado por alguém que já está sendo amado por outro alguém.
Será que esta pessoa ama aquele alguém, ou a sorte no amor poderá transformar tudo ao contrário, com ela deixando este e voltando o olhar para o outro?
Aquele que também ama, mas pelas circunstâncias apenas o faz na distância, certamente continuará semeando sua esperança de ver reconhecido seu sentimento. Mas como deverá se comportar?
“A flor entristece e murcha ao ver o jardim ter olhos apenas para outra flor; mas a flor, que certamente será outra flor, se impõe, se enobrece, se embeleza, não importando que outros olhos se voltem para seu encanto. E assim, nessa majestade solitária, vai brilhando tanto que o outono chega, as flores perecem, os aromas arrefecem, o jardim entristece, e ela continua altiva e perfumada, recebendo o orvalho da madrugada, sendo amada pela borboleta, sendo beijada pelo beija-flor!”.
Mas não é fácil fazer previsões sobre o comportamento de quem tanto ama e não é correspondido e, além disso, tem de sentir o desprazer de ver seu amor noutros braços. E lembrei-me de alguém que simplesmente fez chegar ao conhecimento da amada acerca do seu amor e deixou que o vento soprasse.
Outro, contrariando o respeito que se deve ter a qualquer situação de amor, ainda que em posição adversa, logo procurou agir para desfazer a relação entre o seu amor e o outro, amante do seu desejo. Fez promessa, consultou cartomante, foi em terreiro, começou a espalhar mentiras.
Contudo, quando mais fazia mais sentia o seu amor ser mais amada pelo outro, que além de amor agora dava maior proteção, maior compartilhamento, mais feto e atenção. E o outro sentiu que tais aspectos eram totalmente diferentes do que estava fazendo. Então pediu a si mesmo perdão, procurou reparar os seus erros e entregar a sorte de sua paixão aos deuses dos apaixonados.
“E o vento maldoso que só pensava em soprar enfurecidamente, sempre levando na boca uma ventania, querendo passar por cima de tudo, desfolhar a vida, jogar pelos ares os sonhos, um dia de mais fúria ainda soprou tão violentamente uma brisa inocente que esta abriu uma janela fechada e entrou. De dentro do quarto, despontando na janela, apareceu uma jovem tão bela que o vento maldoso parou para apreciar. Mas ouviu da linda boca que vento igual aquele, tão covarde e desumano, não merecia derrubar sequer os muros da ignorância. Envergonhado, o vento se dissipou num instante e só ousa soprar agora como brisa suave e cativante”.
Mas se o amor não deixar seu amado para satisfazer o desejo do outro que tanto ama, não há outra coisa a fazer senão procurar resolver a situação através de dois caminhos diferentes. Continuar amando, pois onde há amor há esperança; ou procurar esquecer, ainda que seja difícil e dolorosa decisão.
Tudo ficará nas mãos do destino. Onde existe um amor verdadeiro, aquele que é ilusório não perdurará por duas estações seguidas. Colocar em repouso o desejo de amar, deixando que as oportunidades vão surgindo para torná-lo possível. Que a pessoa amada conheça desse amor, e simplesmente isso. Cabe a ele decidir ser amada por outro amor ou preservar a situação amorosa existente.
“E a noite desceu tristonha, mas tão negra e silenciosa que nem os vaga-lumes quiseram aparecer. Mas a noite com seu negrume suportou firmemente aquele instante passar, pois sabia que não tardaria para as nuvens seguirem seu rumo e deixar surgir o mais belo anel dourado jamais avistado. E o lume caiu sobre os seres com tão doce melodia que ninguém mais pensou em tristeza”.
Assim, quem sabe valha a pena esperar o amor acontecer. Nada é impossível sobrevir. Os nós se desatam, as pedras são transformadas em pó e depois levadas pelo ar. E quem verdadeiramente ama sabe esperar o momento de expressar seu amor.
  

Poeta e cronista
e-mail: rac3478@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com      

Nenhum comentário: