SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MENSAGEM DA MISSA DE 7º DIA


MISSA DE 7º DIA
ALCINO – UMA MENSAGEM DE RECONHECIMENTO
E PARA O SEU ETERNO DESCANSO


Ontem, 07 de novembro de 2012, na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Poço Redondo, ocorreu a celebração da missa de 7º dia em memória de Alcino Alves Costa. Através da oração, os seus irmãos sertanejos pediram pelo descanso eterno de sua alma. Foi um gesto de fé na misericórdia de Deus, na ressurreição da carne e na vida eterna.
Durante o ato, foi lida a seguinte mensagem escrita pelo seu filho Rangel Alves da Costa:

Sete dias que separam a vida terrena da vida eterna. Ontem a presença entre nós, hoje ao lado do Senhor.
Mas a dimensão de Alcino Alves Costa é tão grande, tão imensa e profunda, que mesmo o chamado de Deus aos 72 anos não o fez partir sem deixar entre nós os reflexos de suas duradouras realizações.
Reflitamos bem e percebamos que Alcino não possuía apenas esse nome de batismo, Alcino Alves Costa, pois poderia ser reconhecido e chamado Sertão, Poço Redondo, História, Poeta Matuto, Caipira de Poço Redondo, ou simplesmente Sertão, Viola e Amor.
Ninguém mais amou sua terra, seu povo e sua história do que Alcino. Não só venerou no seu humilde coração sertanejo, como teve a singela preocupação de transcrever para a posteridade, para estas e as futuras gerações, o viver de um povo, suas lutas, suas conquistas, seus costumes e tradições.
Ninguém mais amou aos seus do que Alcino. Pessoa de grandiosa família, pois seu sangue não corria apenas nos seus filhos, netos e parentes, mas em toda população poço-redondense, em todo o povo sertanejo.
Por essa imensa família chamada sertão devotou um amor desmedido. Para sentir mais de perto o chão do seu lar, o calor de seus caminhos ensolarados, seguia pelas ruas e estradas com sua inseparável havaiana. Luxo apenas na sua honra sertaneja de ser, de levantar a voz e dizer da benção divina nascer e viver no sertão.
Foi político, prefeito por três vezes, grande liderança entre os seus. Mas disso só lhe restou aquilo que tão bem foi citado pelo poeta Carlos Drummond: Um retrato na parede! Contudo, por trás dessa fotografia a grande obra de Alcino pelo seu município, pela sua cidade: construiu um lugar, deu-lhe vida, arborizou-o, espalhou praças e cimentou seus caminhos. Até hoje o melhor de Poço Redondo vem dessa herança administrativa deixada por Alcino.
Por não querer carregar sozinho o seu sertão no coração, o poeta matuto começou a descrevê-lo para os seus e para o mundo. Vestiu roupa de sol e trilhou as veredas cangaceiras para mostrar as dimensões de tantas batalhas inglórias, dos filhos de Poço Redondo que trocaram o lar pelo espinho. Desceu as águas do Velho Chico para cantar a vida ribeirinha, os lamentos pescadores, as lutas para salvar o leito que é vida e pão.
Sem jamais tocar qualquer instrumento, ainda assim Alcino dedilhou a viola caipira, trazendo consigo Tonico e Tinoco para mostrar ao seu povo a importância da autêntica música sertaneja, aquela mesma que fala da simplicidade do amor, da vida campesina, do sertão de imensa lua, da vida que é a nossa.
Quando prefeito, sua festa era um festejar sertanejo, trazendo para o seu povo sua raiz musical. Forró, cantoria matuta, grandes nomes da musicalidade nordestina já pisaram nesse chão em eventos de rua e para jamais esquecer. Não há um de mais idade que não recorde dessa preocupação daquele jovem prefeito em respeitar a identidade do seu povo.
Assim, Alcino foi múltiplo, foi muitos, vários, diversos, e assim continuará. E continuará não apenas pelos seus livros, sua poesia, suas músicas, sua voz ao entardecer dos sábados na Xingó FM, mas também, e principalmente, porque soube tão bem enraizar aquilo que se eternizará: ontem, hoje, amanhã, daqui a mil anos, e para sempre, será lembrado como aquele que de havaiana nos pés cruzou as fronteiras do conhecimento e foi bradar nas mais altas academias as riquezas do seu sertão.
Saiba, meu bom sertanejo que, como diz a música, ainda que a noite traiçoeira nos tenha chegado tão impiedosamente, buscamos o possível conforto por saber que repousa eternamente na casa do Senhor, guarnecido sempre pelo amor e pelas preces dos seus filhos, netos, parentes, amigos e todo o povo sertanejo.
Por isso mesmo que Poço Redondo deve sentir muito orgulho desse seu filho amado que há sete dias nos deixou. São sete dias que nos separam de sua presença; sete dias em que o Senhor fez o chamado para ouvir de sua voz uma história de Sertão, Viola e Amor.

Nenhum comentário: