SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O CASARÃO


Rangel Alves da Costa*


Sobressaindo a tudo na imponência, na feição fortificada, na grandeza e na simbologia do poder e do mando, lá estava o casarão do senhor, do dono de engenho, do coronel, do político poderoso, do potentado em meio a um mundo tão diferente. Diverso porque residência senhorial fincada num local cujos arredores geralmente representavam a submissão, a vassalagem, a escravidão negra ou branca de mesmo açoite, suor e sangue.
Na região nordestina, desde os tempos coloniais, os casarões dos poderosos senhores se assemelhavam a castelos erguidos em meio aos campos sem fim aonde a servidão se espalhava ora no trabalho difícil na terra ora na dependência das ordens do soberano. Também nos moldes do feudalismo, tantas vezes um povo submetido ao desejo impositivo do senhor ou simplesmente alimentando ainda mais seu poder.
Os retratos não deixam negar. E muito ainda há desse fausto petrificado, das paredes largas, janelas grandes de madeira de lei, portas que mais parecem guaritas. Construções suntuosas, imensas, da mistura da pedra e da cal, do óleo de peixe para junção dos blocos, na madeira que cupim não rói, telhados que descem pelas varandas e coberturas feitas para vencer o tempo. Varandas, salas, salões, porões, sótãos, calabouços, esconderijos, janelas altas e tantas dependências bastem para o conforto e segurança do poder.
Avistados ao longe, mais parecem rochas esbranquiçadas em meio a casebres, currais, cercados e animais. Como parte desse mundo, porém no contexto da manutenção do poder, as famílias da terra, os empregados do senhor dono do mundo, os trabalhadores escravizados, uma classe de pessoas sempre no suor da luta e da miséria, cada vez mais submetida cada vez ao patrão. Sertanejos no seu ganha-pão, na vida na enxada, na foice, no facão, na vaqueirama, num faz-de-tudo por quase nada. E também os jagunços pelos arredores, em constante sentinela, e ainda outros na função da tocaia, da emboscada, na espreita aos desafetos do patrão. Sempre ávidos para entregar os restos inimigos aos urubus e outros bichos carnicentos.
Mas nem sempre assim, nem sempre o casarão como local de onde partiam as ordens de sangue. Em muitos deles apenas o exercício do mando político, do ofício do poder, do nascedouro de todas as decisões que influenciariam na vida local e até regional. Contudo, mesmo que a serventia do casarão não fosse para a proclamação do medo e do terror, ainda assim todos eles possuíam a função de exteriorizar o poder de seu dono. E ali o senhor tecendo alianças políticas, firmando acordos com outros de igual patente, recebendo governantes, providenciando assistencialismos, mandando fortalecer seu curral para as eleições. E o seu bicho-gente sempre chiqueirado com um quilo de alimento, com um remédio, com uma esmola qualquer.
Dos engenhos de cana-de açúcar nasceram muitos coronéis, dos latifúndios surgiram outras tantas levas de coronéis, do poder político brotaram os mais renomados coronéis, da força capitalista muitos outros coronéis se impuseram. Quer dizer, o coronelismo nordestino sempre teve o poder na sua raiz: econômico, político, agrário. Como eram senhores que necessitavam mostrar prestígio e se manter protegidos contra os muitos inimigos de igual poder, então faziam dos casarões a exemplificação maior de seu potentado. Dali saía o próprio destino, mas ali só entrava quem estivesse disposto a se ajoelhar aos pés do senhor.
Quando os afazeres políticos ou comerciais exigiam, os coronéis se deslocavam dos seus latifúndios interioranos para os centros urbanos. Daí que muitos casarões ainda existem como relíquias daqueles idos de poderes tantos nas mãos de tão poucos. Hoje servem basicamente como atrativos turísticos, mas nos seus cômodos fortificados ainda ressoam as vozes tantas vezes deturpadas pelos detratores da história. A verdade é que não se pode negar a importância do coronel no contexto da formação econômica brasileira, ainda que se contradiga sua forma de atuação política e social.
A história continua preservando nomes de senhores como Horácio de Matos (Lavras Diamantinas), Douca Medrado (Santa Izabel do Paraguaçu), João Gonçalves de Sá  (Jeromoabo), Chico Romão (Serrinha), Zé Abílio (Bom Conselho), Petro (Santo Antônio da Glória) Chico Heráclio (Limoeiro), Veremundo Soares (Salgueiro), Quelé (Petrolina), Chico Porfírio (Canindé do São Francisco), João Maria de Carvalho (Serra Negra) e Elísio Maia (Pão de Açúcar), dentre tantos outros. E todos estes emanavam ordens de seus casarões, de suas fortalezas fincadas nos alicerces do poder, do mando e da valentia.
Nas distâncias da história o casarão. Um mítico Coronel Segismundo Ventura abre as portas do grande salão e com passos lentos segue até a varanda da opulência senhorial. Chapéu largo à cabeça, terno de linho branco, bota de couro cru, uma arma descendo pelos lados do corpanzil. Tira o charuto da boca para chamar Biribeira, o jagunço. Diz alguma coisa ao seu ouvido e depois cospe no chão. O jagunço sabe que deve cumprir a ordem antes de o cuspe secar. Então sobe num cavalo e arriba em disparada.
Mas não chegaria a tempo de dar a resposta ao patrão. A história seria o anjo da morte do coronelismo. E aquele era o último autêntico coronel nordestino.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: