SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O COITEIRO PEDRO DE CÂNDIDO E AS EVIDÊNCIAS DA TRAIÇÃO


*Rangel Alves da Costa


O famoso coiteiro Pedro de Cândido sempre teve seu nome envolto em mistérios. Sem dúvida, um dos personagens mais emblemáticos do cangaço. O filho de Dona Guilhermina e Seu Cândido, então donos das terras onde está situada a Gruta do Angico, por muito tempo foi apontado ora como traidor de Lampião, ora como vítima de maus-tratos da volante alagoana. No primeiro caso, simplesmente delatou o bando. No segundo, foi forçado a delatar. Assim os debates e as controvérsias entre pesquisadores e historiadores do fenômeno cangaço.
Contudo, interpretando uma passagem de um texto escritor pelo historiador e pesquisador José Jairo (“O Lobisomem e o Coiteiro de Lampião”, disponível em http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/01/o-lobisomem-e-o-coiteiro-de-lampiao.html), logo se tem como induvidoso que Pedro de Cândido realmente traiu Lampião, que agiu não por que foi torturado, ameaçado ou teve dedos das mãos decepados, mas que assim o fez premeditadamente, ou seja, falou onde era o coito porque quis e por vontade própria. Mas por que assim fez?
Mas vamos ao que diz José Jairo no seu texto: “Por ironia do destino coube a Pedro de Cândido juntamente com seu irmão mais novo, Durval, levar as forças policiais até a Grota de Angico no fatídico dia 28 de julho de 1938 no que culminou na morte de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros além do bravo soldado Adrião Pedro de Souza. Após a morte de Lampião, o ex-coiteiro Pedro de Cândido assumiu o posto de subdelegado de Piranhas destacando no Distrito de Entremontes substituindo o seu irmão José Rodrigues Rosa conhecido por Zezé de Cândido”.
Um trecho conclusivo há, pois, há que ser destacado: “Após a morte de Lampião, o ex-coiteiro Pedro de Cândido assumiu o posto de subdelegado de Piranhas destacando no Distrito de Entremontes”. Tal afirmação implica em verdadeira revisão histórica do muito que já foi dito e escrito sobre a participação de Pedro de Cândido na chacina de Angico. Implica ainda em dizer que Pedro de Cândido traiu mesmo a confiança do líder cangaceiro e seu bando. E que, através de sua ardilosa ação, pôs fim ao cangaço. E mais: traiu em troca de benesses pessoais.
Ora, não há como concluir de modo diferente. As causas e as consequências do fato se entrelaçam perfeitamente. Vamos aos alinhavos: Pedro conhecia muito bem o local do coito cangaceiro, pois nas terras de sua família. Pedro servia como coiteiro ao bando, levando e trazendo recados e objetos, sortindo de mantimentos. Pedro era rapaz audacioso, ambicioso, sonhador, não se acostumando com aquele mundo de mesmice. Pedro desejava prosperar no seu meio. E Pedro mais tarde foi alçado à posição de subdelegado de Entremontes, distrito de Piranhas. Mas por que tal posto somente foi conseguido depois da chacina de Angico?
Simplesmente por que alguém enxergou sua ambição e foi em cima de seu ponto fraco, oferecendo tal posto acaso passasse a ser colaborador das forças policiais. E, mais de perto, dissesse onde Lampião e seu bando pudessem estar acoitados. Ou, noutra vertente da mesma situação, ele mesmo, já pensando em chamar para si o posto de subdelegado, simplesmente procurou a polícia e ofereceu seus préstimos de delação, sob a condição de receber aquela destacada posição.
De qualquer forma, inegável que a posição alcançada por Pedro de Cândido após a chacina de Angico teve por consequência a participação deste como delator. Impensável que a polícia fosse prender e torturar alguém e depois oferecer um prêmio tão dadivoso. Igualmente impensável que Pedro de Cândido tivesse conquistado tal posto se não tivesse colaborado com os objetivos da volante. A verdade é que o posto de subdelegado foi uma retribuição a ele concedida não só pela traição a Lampião como pela indicação exata de onde o bando estava acoitado. Também pelo sucesso da empreitada e aquelas tantas cabeças cortadas.
Pensar o contrário seria negar o dom da compreensão. Neste passo, por que o também coiteiro Joca Bernardes, que supostamente teria informado a policia das suspeitas que recaíam sobre Pedro de Cândido, não recebeu qualquer recompensa? Há relatos dando conta que Bernardes, com ciúmes de Pedro, procurou o sargento Aniceto Rodrigues para dizer que aquele talvez estivesse mantendo contato com os cangaceiros, pois tendo adquirido volumosos mantimentos. Acaso tal acontecido fosse confirmado, certamente que de algum modo Bernardes seria recompensado.
Mas por que a polícia recompensou somente Pedro de Cândido? Certamente pela sua frieza e coragem de traição a homens tão perigosos. Certamente pela infidelidade e deslealdade de conduta que pôs fim ao cangaço. Portanto, nada de tortura, nada de ameaça, nada de dedos e unhas arrancadas, apenas a ação pensada de um homem frio e ambicioso, interesseiro e perigoso. E talvez por isso mesmo que tivesse, três anos após Angico, pagado com a própria vida.


Escritor
Membro da Academia de Letras de Aracaju
blograngel-sertao.blogspot.com

11 comentários:

Unknown disse...

Como comprovar tal versão? O historiador Antonio Amaury C. de Araújo disse que esteve com o então coronel (tenente em 1938) João Bezerra na década de 1970, e este teria dito ao historiador que realmente torturou Pedro de Cândido para delatar Lampião. O que dizer disso, prezado blogueiro?

Canto do Jacú disse...

Pois é, e como comprovar sua história e a dele?

Cavalaria_ Callix disse...

Bezerra jamais diria o contrário!

Cavalaria_ Callix disse...

O cangaceiro borboleta teria ouvido uma conversa entre lampião e Luis Pedro sobre ouro e dinheiro que estavam escondidos no raso da Catarina.
Nesta história, eu sempre acreditei no mau caratismo de Pedro de Cândido e que cangaceiros do bando também tenham participado da traição.
Como um Comandante como lampião,queria liderar um bando de homens ambiciosos e passava descaradamente que não confiava na maioria deles.Isto intimamente gera revolta.Na primeira oportunidade a traição ocorre por vingança.
Basta observar como a maioria fugiu por um local em que deveria ter sido cercado pela volante de Aniceto Rodrigues e não foram perseguidos depois.http://blogdomendesemendes.blogspot.com/search?q=Cangaceiro+borboleta&m=1

Cavalaria_ Callix disse...

Em uma entrevista,O ex cangaceiro 25 expôs essa mesma situação referente a Pedro de Cândido,ele disse que Pedro estava rico,pois lampião já tinha dado muito dinheiro a ele.

Cavalaria_ Callix disse...

Correr junto e depois ser o X9, não e coisa de homem,ele foi safado.Os ex cangaceiros nunca disseram quem repassava armas e munições,nunca cuspiram no prato.

Cavalaria_ Callix disse...

Hoje em dia,um massacre como foi em Angicos,os promotores cairiam em cima dos responsáveis pelos assassinatos e indiciariam todos os volantes que participaram,por crime ediondo.
Os cangaceiros foram assassinados e praticamente não ofereceram resistência, muitos ainda estavam deitados.
Hoje todos estariam presos!!!

Cavalaria_ Callix disse...

Assassinaram e roubaram seus pertences, dinheiro,ouro e jóias.
Um Tremendo Latrocínio covarde!

Cavalaria_ Callix disse...

Imagine vocês a cena hoje em dia!!!
Sou policial militar de São Paulo, más tenho uma visao critica de ocorrências onde ocorre mortes.
Uma equipe policial de São Paulo, surpreende um grupo criminoso sem dar voz de prisão,matam todos e cortam suas cabeças e apresentam ao Delegado.
Estao todos fodidos!!!
Foi a mesma situação em Angicos, mais nada.
Como houve traição lá,aqui também há de membros das fracções.

Cavalaria_ Callix disse...

A informação que pancada passou a Joca Bernardes foi apenas um detalhe que contribuiu para justificar que a traição de Pedro de Cândido só aconteceu porque ele disse que foi torturado.
Pedro de Cândido já tinha em mente a delação só esperou o momento oportuno para jogar as volantes em cima de Lampião.Esse cara foi um canalha,o X9,tudo aconteceu por sua falsidade,foi o responsável direto pela emboscada e assassinatos!!!

Cavalaria_ Callix disse...

Imagine vocês a cena hoje em dia!!!
Sou policial militar de São Paulo, más tenho uma visao critica de ocorrências onde ocorre mmortes.Exemplo: Uma equipe policia militar de São Paulo, surpreende um grupo criminosos sem dar voz de prisão,matam todos e cortam suas cabeças e apresentam ao Delegado.
Estariam todos fodidos!!!
Foi a mesma situação em Angicos, mais nada.
Como houve traição lá,aqui também há de membros das fracções!!!