SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 1 de março de 2018

Palavra Solta – “Ai eu não posso ver ninguém chorar, porque vem logo uma vontade em mim...”



*Rangel Alves da Costa


“Eu não posso ver ninguém chorar, porque vem logo uma vontade em mim, quem foi que disse que não chora por amor e os meus olhos já chegaram ao fim...”. “Chorando por alguém”, eis o nome deste forró das antigas pela voz e sanfona de Sebastião do Rojão, num tempo em que o forró e o baião eram as verdadeiras músicas nordestinas, principalmente sertanejas. Mas quase tudo acabou, quase tudo foi esquecido nas salas de reboco escurecidas e empoeiradas. O modismo engoliu tudo e vomitou as misérias que hoje fazem sucesso e amanhã já não existem mais. Inventaram uma música sertaneja que de viola caipira nada tem. Inventaram um forró que mais tem safadeza do que musicalidade. O que restou, então? Apenas ficar chorando por alguém. Um alguém chamado saudade. Saudade do forró autêntico, legítimo, pé-de-serra, daqueles que o chinelado levantava poeira, a saia rodava e o suor respingava em meio ao salão. Saudade da sanfona do mestre Dudu Ribeiro, de Zé Aleixo, de Agenor da Barra, de Zé Goití. Saudades da Festa de Agosta e os seus forrós por todo lugar, desde o Bar de Delino ao salão da prefeitura, passando pelo bar de Messião â casa de Veinha. Poço Redondo era forró em cada porta e em cada canto, era o som da zabumba e o toque do pandeiro ecoando longe, a sanfona comendo no centro e a moçada tilintando copo e dando as mãos para os volteios. Saudade do Forró de Miltinho, saudade de tudo. Por que o que não presta se vai sem deixar memória, mas o que é raiz sempre deixa saudade. Então, saudoso, ainda ouço na nostalgia: “Eu não posso ver ninguém chorar, porque vem logo uma vontade em mim, quem foi que disse que não chora por amor e os meus olhos já chegaram ao fim. Ai quem me dera eu ver hoje quem eu vi ontem ao meio dia, se eu não visse a pessoa inteirinha, pois mesmo assim um retrato me servia. Eu só te peço que volte pra casa, não fique assim no meio da rua, o teu vestido, o teu chinelo é todo teu, volte pra casa que essa casa é sua...”.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: