SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 17 de junho de 2015

HOJE ALCINO ESTARIA COMPLETANDO 75 ANOS – PARABÉNS ALCINO ALVES COSTA!!!


Rangel Alves da Costa*


Hoje Alcino Alves Costa estaria completando 75 anos de idade. Mesmo já tendo sido chamado ao convívio de Deus, PARABÉNS ALCINO!
Nascido em 17 de junho de 1940 e com despedida em 1º de novembro de 2012, aos 72 anos, o filho de Dona Emeliana e Seu Ermerindo, esposo de Dona Peta e pai de tantos filhos, deixou não só uma geração de netos, parentes e amigos, mas igualmente sementes cujos frutos serão colhidos pela eternidade.
Alcino, o menino que só quis ter pouco estudo escolar, acabou sendo catedrático em várias feições da vida. Foi poderosa liderança política na região sertaneja de Sergipe, prefeito por três gestões no seu amado Poço Redondo, pesquisador nato, estudioso dos fenômenos sociais nordestinos, desbravador maior das coisas do cangaço, poeta, compositor, radialista, escritor, palestrante, guardião e voz da cultura de sua região, apaixonado e difusor da autêntica música caipira, autor dos livros Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios de Angico; O Sertão de Lampião; Lampião em Sergipe; Preces ao Velho Chico; Sertão, Viola e Amor; Saudação a Paulo Gastão; Poço Redondo – A Saga de um Povo; Canindé de São Francisco – Seu Povo e Suas Histórias; e Maria do Sertão. Tendo deixado pronto para publicação outros livros, tais como Lendas e Causos do Sertão; João dos Santos – O Caçador da Curituba; Canoas – O Caminho pelas Águas; Vaqueiro, Cavalo e Boi; A Tragédia de Santa Rosa do Ermírio; e Célebres Histórias Sertanejas, dentre outros. Na seara musical, é de sua autoria canções sertanejas como Sertão, Viola e Amor, Seca Desalmada, Garça Branca da Serra, Sertanejo de Valor, Morrendo de Amor, Velho Chico, Desencantos da Natureza, Nuvens Brancas do Sertão, em meio a tantas outras. Teve suas composições gravadas por Clemilda, Dino Franco e Mouraí, Dino Franco e Fandangueiro, Ozano e Ozanito, Adalto e Adailto, além de outros artistas, sem esquecer as gravações caseiras feitas por Julião e Babá.
Imensa e reconhecida sua importância na história sertaneja, sua luta incansável para a compreensão e transmissão da formação de seu povo, as lutas sociais que conflagraram a região, os aspectos culturais e as tradições tão próprias da vida matuta. A verdade é que Alcino desencavou os esquecidos da história e a tudo transformou em viva memória.
Mesmo estando agora na esfera celestial, a vida terrena ainda sente a sua inafastável presença. Alcino dobrando a esquina de havaiana nos pés; Alcino sentado no banco da praça observando o mundo ao redor e desejoso de um bom proseado; Alcino nas tardes sertanejas fazendo ecoar canções cheirando a povo e a terra pela Rádio Xingó; Alcino iniciando seu “Sertão, Viola e Amor” falando em Zé Maria, em Erivan Mandú, nos velhos e bons amigos, tudo no ponteado da viola caipira. Alcino abraçado a Tonico e Tinoco enquanto escrevia mais uma página da saga cabocla.
Alcino Alves Costa é digno de receber parabéns – e mesmo ser festejado como se vivo estivesse – simplesmente porque ainda presente na vida de Poço Redondo, do Nordeste, do Brasil. Novos livros surgem a ele dedicados, eventos são realizados em sua homenagem, o Cariri Cangaço 2015 (Piranhas/Poço Redondo) terá mesa especial sobre o seu legado cultural. O Memorial Alcino Alves Costa (em Poço Redondo) será definitivamente inaugurado no dia 26 de julho com grandiosa festividade.
Quem desejar conhecer mais de Alcino que pergunte a Célia, a Tânia Maria, a Padre Mário, a Sônia, a Poço Redondo, ao sertão. Pergunte a quem com ele conviveu e conheceu de perto o seu mundo. Pergunte a Juliana, a Paulo Gastão, a Ivanildo Silveira, a Severo, a Aderbal, a Ângelo, a Hildegard, a Aninha, a João de Souza Lima, a Jairo, a Archimedes Marques. E muitos outros grandes amigos que ainda hoje, quase três anos após sua partida, continuam reverenciando nos seus corações o eterno “Caipira de Poço Redondo”.
Parabéns, meu pai. Carrego no peito, na vida, na alma, um imenso e indescritível orgulho de ser seu filho.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade caro Escritor Rangel Alves Costa, o homem que deixou saudades, mas também um imenso legado, completaria a soma de meio século e mais um quarto de século. E, o mestre Alcino é na realidade, tudo que você registrou neste texto a ele homenageando. Em termos de cultura, o Alcino foi tudo e, creio que sua querida Poço Redondo tem a obrigação de assim reconhecê-lo.
Abraços companheiro Rangel,
Antonio Oliveira - Serrinha