SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 10 de junho de 2018

AS BELEZAS FORJADAS NAS REDES SOCIAIS



*Rangel Alves da Costa


Vou fazer assim: vou pegar uma foto minha, daquelas que eu mais goste, então vou jogar ela em algum programa de computador que dê um trato melhor que qualquer pintura. O photoshop faz essas maluquices, não é? Pois bem. Rugas? Nem pensar. Pelo contrário, pele de anjo, de seda, de pétala, de papel vegetal ou asas de borboleta. Marcas do tempo ou estrias na pele? Nem pensar. Pelo contrário, tudo tão lisinho e perfeito que nem pele de bebê se aproxima. Sinais, cicatrizes ou qualquer outro declive na pele? Nem pensar. Pelo contrário, pois tudo tão perfeitamente belo que mais vai parecer uma cuidadosa pintura. Sorriso feio ou triste? Nem pensar. Pelo contrário, um sorriso tão belo, suave e angelical, que cada olhar vai logo se enamorar. Lábios muito finos ou muito grossos? Nem pensar. Pelo contrário, pois beiços tão perfeitamente espalhados, eróticos e sensuais, que muita gente vai querer beijar a foto. Olheiras? Nem pensar. Vixe Maria, de jeito nenhum. Pelo contrário, um olhar tão sublime e encantador que tudo mundo vai achar que está diante de um deus da beleza. Depois disso tudo, certamente eu vou me apaixonar por mim mesmo. E igual a Narciso que não pode ver espelho, me lançar nos reflexos da hipocrisia, da idiotice, do não ter o que fazer. Ora, se eu sei que não sou eu aquilo que quero forjar que sou, então por que não reconheço o que sou e como sou e deixo de mentir a mim mesmo e aos outros?
Vou fazer assim: já que certamente alguma desprevenida ou desatenciosa vai apenas me achar um gato, um lindo, uma gracinha, sem observar atentamente a arrumação que foi feita na minha fotografia, então vou me esmerar o máximo possível para parecer um galão de novela, um artista do cinema, um famoso e simpático roqueiro. Logicamente que surtirá um efeito devastador. Ora, verdade é que muitas pessoas não estão nem aí para outra coisa senão a beleza exterior, a aparência, aquilo que apenas se mostra. Não vão querer saber se sou casado, viúvo, divorciado, solteirão, ou qualquer outra coisa. Também não vão querer saber se sou andarilho, sou jardineiro, locutor de porta de loja, profissional liberal ou fazendeiro. Não vão querer saber de nada disso, apenas que sou bonitinho, um gatinho, um “simproso”. O mais incrível é que não querem saber de nada além do que está falsamente retratado. E retrado de forma até acintosa, pois muitas uma boca tão trabalhada que mais parece feita por famoso escultor, um olhar tão belo e encantador que mais parece saído do pincel de um renomado pintor, um corpo tão torneado que mais parece a estátua de um deus grego. Isso provoca um encantamento tamanho que muitas chegam a delirar. Querem o contato via celular, querem o número do whatsapp, querem saber se tem Messenger, instagram, etc. E vão delirando sem temer consequências. Quem está realmente do outro lado? Nunca se perguntam. E eis o erro maior, vez que muitas vezes as mais perversas armadilhas são criadas assim. E acabam os namoros, as promessas e juras, os casamentos. E tudo por causa de um retrato forjado nas redes sociais e postado como se verdadeiro fosse.
O facebook é um verdadeiro álbum de mentiras assim. Mas com uma clientela feliz por ser deslavadamente enganada. Que assim seja, até que marque o primeiro encontro com aquela beldade de sorriso lindo, olhos perfeitos e pele angelical. Um monstro!


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: