SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

BORBOLETAS NA JANELA, COLIBRIS NO JARRO DE FLORES


*Rangel Alves da Costa

 

Muitas vezes, as loucuras e desesperanças do mundo lá fora não interessam muito. Possuem o dom de afetar sim, de ferir toda a felicidade, mas a nossa paz interior é tamanha que tanto faz as angústias e aflições do mundo lá fora.

Acordar e levantar para ser feliz. Uma decisão do espírito, da alma, do mais profundo do coração. Levantar para as canções da vida, para as poesias da existência, para os sonetos e as valsas das grandes conquistas.

Corações aptos a terem assim o seu dia, certamente não se importarão que a madrugada foi chuvisquenta, que a manhã está molhada ou que o sol continue escondido detrás dos montes. Tanto faz que as nuvens continuem encobrindo os caminhos ensolarados do alvorecer.

Corações resolvidos à felicidade não se importarão que os pássaros ainda não estejam voejando pelo jardim, que as revoadas passarinheiras ainda não tenham sido avistadas aos horizontes. Não há tristeza se a flor mais bela não esteja brilhando sob a luz da manhã.

E assim por que corações felizes chamam para si a felicidade, possuem o dom da transformação, transmudam as cores e os sentidos da vida. Corações felizes não se deixam afetar pelos pessimismos nem pelos ventos sombrios que sempre insistem em atormentar.

Corações felizes abrem a janela do quarto sem tocar os dedos e sentem quando as borboletas chegam esvoaçantes pelos iluminados espaços. A janela está fechada, mas o desejo de paz e de felicidade é tamanho que as borboletas chegam emoldurando a doçura da alma.

Nada é impossível ao coração que deseja paz, que deseja felicidade, que deseja encontrar aquilo que mereça ter. Borboletas na janela são, assim, as asas coloridas das possibilidades, das grandes esperanças e dos desejos de realização.

As borboletas na janela são como troféus depois de vencidos os labirintos escurecidos. Ora, se a pessoa quer encontrar lama e podridão, certamente encontrará pelo seu desejo. E também assim com as dores e os sofrimentos, com as desilusões e enfermidades, com as feições mais negativas da vida.

Mas se a pessoa assim não quiser, não chamar para si a dor e o sofrimento, certamente encontrará janelas com borboletas, com buquês de flores, com bilhetes e poesias, com o que de mais maravilhoso possa existir. E repente avistará jardins pelo piso e pássaros voando no céu sob as telhas.

O desejo de felicidade possui tamanho poder que nada se mostra com maior invencibilidade. O querer, a sensação de poder, a certeza de conseguira, tudo como imbatível escudo, como armas do bem esfacelando as maldades e os atrasos do mundo.

É preciso ter a certeza que o escudo do coração é indestrutível perante a hipocrisia, a falsidade, a inveja, a mentira, a iniquidade. Tal força interior é o que abre janelas para a chegada de borboletas, para os jardins surgidos sob o piso endurecido, para as revoadas que chegam e que seguem cantantes.

Um coração alegre e festivo, imensamente abraçado à felicidade, que não mais entristece ao olhar para as flores velhas e esbranquiçadas no jarro de plástico sobre a mesa. Ora, não que sofrer, não quer se afligir. Quer o sol, quer a luz, quer o horizonte. E então avista colibris beijando favos de mel sobre as flores de plástico.

E então, qual manhã desejada após o seu acordar? Mas deixe seu coração escolher. Ele pode apenas querer chorar pelo que de mais triste e desalentador possa encontrar no mundo lá fora, ou pode se decidir pela felicidade. Tal decisão sempre implica na valorização que cada um dá a si mesmo e na paz merecida que chama para sua vida.

Dependendo do íntimo desejo de cada um, a janela se abrirá ou não para a chegada das borboletas, e as flores de plástico se tornarão vivas e perfumadas, ou não. Borboletas e flores que são, perante o desejo de cada um, as felicidades da vida ou as angústias da alma.

  

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com


Nenhum comentário: