SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 6 de fevereiro de 2022

TAPA NA CARA


*Rangel Alves da Costa

 

Assim é demais. Quer que eu explique ou quer que eu desenhe? Mas sei que não adianta. Certas pessoas fogem do óbvio, do acerto mais evidente, daquilo que nem seria preciso dizer que é assim que deve ser.

Só mesmo dando bofetada na cara. Só mesmo apontando o dedo e dizendo na cara: “Porra, não tá vendo que isso tá errado, então por que continua fazendo essa merda?”. Ou então levantar a voz e raivosamente asseverar: “Você nasceu torto pra fazer tudo errado, ou não tem a mínima noção do certo ou errado para continuar fazendo assim?”.

Certas palavras são como verdadeiros tapas na cara. Mas muita gente merece tomar tapa, bofetão, tabefe, sopapo. E sem a certeza da serventia em mirar nas fuças e tentar ensinar na força, na violência, no desespero de mostrar o óbvio.

“Acho certo isso que anda fazendo? Será que somente você não vê esse abismo que está procurando? E depois, e depois reclamar de que? Você já viu companhia ruim levar a lugar que preste? Você já percebeu o valor moral que tem suas novas amizades e o que elas, que já têm nada a perder, querem que você faça?”.

Mas nem sempre adianta. Certamente que a ira, o ódio e o embrutecimento, somente mostraram suas garras após inúmeros diálogos pacientes, depois de muitas conversas amigáveis tentando contornar a situação sem maiores dissabores. Mas nem sempre adianta.

“Porra, quantas vezes eu já disse a você que não tá certo o que anda fazendo? Quer morrer, quer matar, quer afundar de vez? O que tem dentro dessa cabeça que não consegue pensar o melhor pra si mesmo? Será que sua mente só tem serventia para o que não presta, para continuar fazendo o que certamente vai acabar com sua vida?”.

O erro humano é comum. Todo mundo erra. Mas o normal na vida humana é que o erro não seja repetido, não seja reiterado conscientemente. E mais: a pessoa deve fazer tudo para não seguir pelos caminhos do erro, para não seguir pelos atalhos desconhecidos e labirintos medonhos.

Mas tem gente que parece buscar os caminhos errados, as veredas da perdição. A qual destino levará o caminho das drogas, das ilicitudes, das violências, das más companhias, da reincidência em erros e mais erros? Somente ao caminho da derrocada.

A qual destino levará a estrada da traição, da falsidade, da mentira, do egoísmo, da insensatez, da vilania, da conspiração contra tudo e todos? A qual destino levará o percurso da maldade no coração, do preconceito e da discriminação, da violência pela violência, da vingança, do embrutecimento da alma e do coração?

E chamar mais uma vez e dizer: “Saiba de uma coisa. Pessoas felizes fazem os outros felizes. A conquista do outro se dá pelo caráter, pela honradez, pelo respeito que cada um merece receber. Ou você muda de atitude ou essa maldita redoma vai acabar lhe isolando do mundo. Redoma sim, pois precisa sair desse mundo fechado e imprestável que vive e deixar que a janela do sol da manhã se abra perante seu mundo. Ou procura mudar ou já será tarde demais até para pena do que possa lhe acontecer.

Porém, como dito, nem sempre adianta. Quanto mais a pessoa fala, diz, explica, desenha, mais o outro se faz de cego, de desentendimento, nenhuma valia dando ao que ouviu. E novamente vai abrir a porta e seguir em direção às mesmas sarjetas de sempre. Ou praticar os mesmos absurdos de sempre.

Absurdos tais como aplaudir o governo genocida de um verme asqueroso que se diz governante. Cegar para a realidade e dizer que é jardim o lamaçal que sustenta esse governo. Fanatizar a nojeira, a podridão e o imprestável, levantando bandeira contra o destino de todos.

Com gente assim, quando já ultrapassados todos os limites, somente com tapa na cara, com taca de couro cru pelo lombo, com ponta de ferrão. Não adianta dizer mais que está errado. Então bofetada no que não presta. Ademais não se trata de violência, e sim a salvação da humanidade de um mal maior.

 

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com


Nenhum comentário: