SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

JAGUNÇOS, CORONÉIS E URUBUS


*Rangel Alves da Costa


Toicim - era esse o apelido do cabra - não tinha mais nada a perder na vida. Nem vida tinha, segundo ele. Ora, não era vida aquilo que levava, emboscando, tocaiando, matando e matando. Mais que os dedos das mãos e dos pés.
Por isso mesmo que já puxava o gatilho como se estivesse num trabalho qualquer. Treco, treco, treco, e pá! Tufo de mato voava por todo lado, a fumaça levantava ardente, depois mais treco, treco. O serviço tava feito.
Mais adiante, por cima da terra nua, no meio da estrada de ponta de espinho e pedra, ainda sangrando, o corpo varado de balas. Já está morto, mas é preciso matar mais. Por isso que o jagunço dá três passos adiante, já fora do tufo de mato, e treco, treco, pá!
Toicim some no mato no mesmo instante. Leva no bolso a orelha do desditado. O seu patrão precisa saber do serviço feito. A orelha ensanguentada é a prova maior que a tocaia foi bem feita. Mas não se avexa muito no meio da mataria e logo pressente o pior.
Lança mão da arma, tenta se ajeitar. Mas é tarde demais. Um balaço surgido não se sabe de onde lhe atinge bem no meio da testa, pouco acima das sobrancelhas. E com uma violência tal que o corpo é jogado por cima de macambiras. Não é um preá morto, é um jagunço.
Aquele que atirou não é diferente do atingido, do morto. É da mesma laia, do mesmo saco, do mesmo ofício de covardia. Também é um matador de aluguel, também um jagunço, um pistoleiro a mando de morte. Ou da morte.
Pois morte também seria outro nome para o potentado assassino, o coronel matador pelas mãos de outro covarde. O coronel que de sua varanda cospe e diz que antes de o cuspe secar já quer que o seu desafeto esteja crivado de balas. O mais medroso dos algozes.
Assim, quase num só instante e dois defuntos de mesmo percurso. O tocaiado por Toicim jazendo no meio do tempo, com o corpo já esfriado e à espera de um viajante qualquer. O seu matador também estrebuchado por cima de macambiras, de olhos arregalados.
Logo os urubus começam a voar mais baixo, a se juntarem em rasantes em torno dos restos mortos. E descendo vão até a primeira bicada. Mais outra e outra. A pele dilacera, as tripas ficam expostas, a fedentina já é insuportável. E como fede esse mundo de coronéis e jagunços.
Não demora muito e chegam os carcarás, gaviões e outros carnicentos sempre à espreita. Brigam entre si, querem abocanhar os restos putrefatos, as entranhas de um mundo covarde, sangrento e cruel. Já não há mais sangue, apenas o lodo nojento da violência.
Triste mundo de ser tão assim. Sem valia de homem, sem valia da vida, sem valia de nada. Enquanto os vermes passeiam em cima dos mortos, outras ordens de mortes já são dadas pelas varandas dos casarões. E o jagunço vai fazer apenas o seu serviço.
Há nas mãos desses homens os dedos da morte. São pedras que se movem para esmagar. Há nos olhos desses homens a insensibilidade do mundo. Não avistam outra coisa senão a insignificância. Tanto faz ser pessoa como bicho do mato. Os olhos apenas miram e as mãos se movem para matar.
Que mundo é este de tamanha covardia e insensatez? Que mundo é este de cuspir no outro o fogo vil? Que mundo é este de estradas e veredas tomadas de urubus e podridões, sem que nada se possa se possa fazer senão fugir dos ódios coronelistas? Um mundo que existiu, mas que não desistiu completamente.
Pelos ares e arredores campeiam as podridões desse mundo. Jagunços e urubus são rapinas do mesmo tenebroso ninho. O coronel os alimenta com a sina injusta dos outros, até de um pobre coitado cujo erro na vida foi levar estaca nas vizinhanças do latifúndio coronelista.
Não sobre ninguém. Jagunço morre por jagunço, urubu morre envenenado de podridão, coronel morre pela mão do coronel. Somente a história fica para contar os mortos, porém sentindo-se enojada pela fetidez desse tempo de tocaias e emboscadas.
Mas por que a preocupação em mandar tocaiar e matar Toicim, o jagunço? Certamente que coronel não vai perder tempo em mandar um dos seus pistoleiros nos passos de outro pistoleiro, pois sua preocupação maior é dar cabo daqueles que ameacem o seu poder.
Mas Toicim tinha que morrer. Bem assim como morreu o pistoleiro que o matou, Tocim tinha que morrer. Também morreu pelas mãos de outro jagunço aquele que varou de balas o matador de Toicim. Mortes após mortes, por isso que Toicim tinha que morrer.
Toicim era testemunho vivo de tantas maldades. O seu assassino igualmente conhecedor de todas as perversidades. O matador deste também. E o coronel? Muitas mortes num só. Pela bala de seu jagunço, pelo seu poderoso inimigo, pelo seu próprio veneno.
Um mundo de cascavéis, de jararacas, de cobras peçonhentas. Um mundo que existiu. Um mundo que ainda persistir em existir.


Escritor
Membro da Academia de Letras de Aracaju
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Mendes e Mendes disse...

Escritor Rangel Alves da Costa, tudo escrito pelo nobre escritor é mais um aprendizado para quem ler. Parabéns!Sou fã dos seus trabalhos.