SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

POÇO REDONDO - CAPITAL DO CANGAÇO OU DA VAQUEJADA?


*Rangel Alves da Costa


Inquestionável a riqueza histórica e cultural de Poço Redondo. Perante a sua grandeza territorial, por todos os lados e recantos espalham-se tradições, folguedos e todos os tipos de manifestações folclóricas e tradicionais.
Poço Redondo da Serra da Guia e da Comunidade Quilombola da Guia. Poço Redondo da Estrada Antônio Conselheiro, ou Estrada Histórica de Curralinho. Poço Redondo do Território de Maria do Rosário, cuja descrição histórica se torna genial na escrita do mestre Manoel Belarmino. Poço Redondo do Poço de Cima e da Capela de Santo Antônio do Poço de Cima. Poço Redondo do Casarão de Bonsucesso. Poço Redondo da Maranduba e um dos três maiores confrontos entre cangaceiros e volantes. Poço Redondo da Gruta do Angico e todo o seu contexto histórico. Poço Redondo das Cavalhadas, das Vaquejadas, das Cavalgadas e das Pega-de-Bois. Poço Redondo dos Cangaceiros e Coiteiros.
Poço Redondo dos Pífanos da Família Vito e do Samba de Coco de Dona Guiomar Vito. Poço Redondo das Rendeiras, Bordadeiras e Trançadeiras. Poço Redondo e suas margens ribeirinhas tão ricas como prazerosas. Poço Redondo da Cachoeira do Bom Jardim. Poço Redondo dos Sítios Arqueológicos, do Morro da Letra e das Riquezas Minerais. Poço Redondo de Dona Zefa da Guia, de Mestre Tonho, de Mestre Orlando. Poço Redondo de Zé de Julião e de Alcino Alves Costa e tantos outros honrados nomes. Poço Redondo de Poço Redondo, de Nossa Senhora da Conceição de Poço Redondo.
Como visto acima, Poço Redondo é um precioso livro de páginas inimagináveis, fantásticas, surpreendentes. Mas pouco lidas, contudo. Entretanto, anima ao perceber que as cavalgadas e as vaquejadas estão num crescente pelos quadrantes do município. E também pela expectativa com o Cariri Cangaço Poço Redondo 2018, evento este que será realizado entre os dias 14 e 17 de junho. E que será retomado a cada ano.
Significa dizer que Poço Redondo está, enfim, tomando um destino histórico-cultural definido. De um lado os homens da vaqueirama, e do outro os homens seguindo os passos de Lampião e fazendo do município um celeiro histórico antes jamais reconhecido em sua importância e grandeza. Então, neste entremeado de manifestações e encontros, há que se perguntar: Será Poço Redondo a capital do cangaço ou da vaquejada?
Deste muito que os livros, estudiosos e parte da população poço-redondense, vêm adotando a denominação de Capital do Cangaço. E com plena razão de ser assim. Ora, basta situar o cangaço na história do município e logo se avistará uma riqueza sem fim. É em Poço Redondo que está situada a Gruta do Angico, local da chacina de 38 e que pôs fim ao cangaço e a Lampião e parte de seu bando. É em Poço Redondo que está a Maranduba, endereço de sanguinário confronto entre cangaceiros e soldados. O Alto de João Paulo, por exemplo, foi celeiro de cangaceiros, assim como a Guia, Craibeiro, Garrote, Lagoa do Boi e Baixão. Somente na Estrada de Curralinho, nada menos que quatro locais possuem cruzes cangaceiras e de soldados. E foram nada menos que 34 filhos de Poço Redondo, entre homens e mulheres, que resolveram trilhar os passos de Lampião. Ora, Poço Redondo teve participação primordial no contexto do cangaço.
A par de já ser reconhecida e divulgada como Capital do Cangaço, mais recentemente vem ganhando força um movimento objetivando transformar Poço Redondo na Capital da Vaquejada. Louvável iniciativa, principalmente pelo fato de que a vaquejada vem se constituindo em fundamental atividade recreativo-competitiva no contexto municipal, a exemplo das rotineiras competições organizadas no Parque de Vaquejadas da Santa Fé. Interessante citar não só o constante aumento da vaqueirama participante como da afluência cada vez maior de público. Quer dizer, a vaquejada caiu em tamanho gosto da população, que praticamente todos os finais de semana um grande evento é realizado. Seria também uma homenagem aos grandes vaqueiros que no passado já selaram seus cavalos por amor à lida de boi valente e também àqueles que perderam suas vidas percorrendo distâncias pela paixão vaqueira.
E então, Capital do Cangaço ou da Vaquejada? Pessoalmente, considero que vaquejada há em pujança por todo o Nordeste, mas o cangaço nunca é encontrado com a força histórica existente em Poço Redondo.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: