SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 14 de dezembro de 2013

SOLITUDE, A QUINTA ESTAÇÃO


Rangel Alves da Costa*


Há uma estação além das quatro comumente conhecidas. As estações do ano não se resumem apenas ao reflorescimento da primavera, ao calor do outono, às folhas entristecidas do outono nem ao tempo friorento do inverno, mas também ao sentimentalismo da solitude.
O nome dessa estação foi inspirado na propensão humana ao isolamento para encontrar-se consigo mesmo. Solitude, pois, é a solidão voluntária, aquela que é buscada e desejada pela própria pessoa. É opção intimista, vez que se afasta para encontrar e dialogar com os próprios sentimentos.
Solitude é a solidão reflexiva, premeditada, buscada porque a pessoa necessita de momentos onde possa fazer indagações e encontrar respostas, onde possa abrir as páginas de seu diário mental e avistar o erro e o acerto. Sai do mundo para encontrar o seu mundo, recolhe-se para ouvir suas vozes, gritos e silêncios interiores.
E não é por outro motivo que a solitude é estação que se expressa no íntimo de cada um, está presente no interior do indivíduo, e através dela é que se permite avistar a felicidade, o entristecimento ou a melancolia. Não obstante as feições alegres que possa transmitir, caracteriza-se muito mais por aspectos nostálgicos e melancólicos emoldurando a pessoa que a vivencia.
A solitude é, pois a quinta estação. E não consta dos livros nem é objeto de análise em termos climáticos por um só motivo: diferente das outras, cuja feição é dependente da localização da terra em relação ao sol, ela é visível de modo diferenciado em cada pessoa. Assim, a solitude é refletida não na mudança climática, mas nas transformações pessoais, psicológicas, comportamentais.
Assim, a solitude é estação que não nasce na atmosfera externa senão na própria atmosfera da pessoa, intimamente. E por isso mesmo não possui período certo de surgimento nem de duração, estando mesmo entremeada nas outras estações. Assim, a solitude pode estar presente durante todo o ano, com maior ou menor incidência no indivíduo e nos demais períodos climáticos.
Tudo está bem caracterizado nas outras estações. A dança das borboletas, os jardins verdejantes, as flores em festa na primavera; a chegada do calor, o sol brilhando mais forte, um tempo mais iluminado no verão; as árvores entristecidas, as cores cinzentas e ocres nas folhagens, a passagem triste da ventania no outono; os trovões e relâmpagos, as chuvaradas e tempestades no inverno. E como será mesmo na solitude?
Como afirmado, a estação solitude pode se mostrar com elementos das outras estações e nos mesmos períodos, mas ela dura o ano inteiro na pessoa. É pessoal, acompanha o indivíduo, e geralmente é influenciada pela outra estação presente. Contudo, se afeiçoa mais fielmente às características do outono, pois é reflexiva, melancólica, com uma leve feição de desencorajamento para o mundo ao redor. Mas entrega ao seu mundo com avidez.
É estação permanente, ainda que ninguém perceba sua presença na outra pessoa. Contudo, é fácil distingui-la. Está pelas janelas mirando o mundo de olhos distantes e angustiados; está trancada no quarto jogada na cama ou enrolada em lençóis, mas sempre querendo voar; está no silêncio das tardes e na ventania que açoita o cabelo; está na face do solitário mirando as cores do entardecer ou do vazio dos jardins outonais.
Talvez por isso que não desejem reconhecer a solitude como a quinta estação. Todos temem ter seus sentimentos reconhecidos e nominados como estação. Mas não podem negar que vivem segundo as propensões do seu clima espiritual. E é na atmosfera espiritual que se demonstra a solitude. Eis que as flores da primavera podem bailar ao redor que a solitude toma o seu espaço no íntimo de cada um.
E tudo tão perceptível no olhar, na feição de angústia, naquilo que tenta esconder, mas sempre acaba confessando ao mundo a presença da estação solitude.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: