SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 6 de março de 2014

ESPELHOS DO TEMPO


Rangel Alves da Costa*


Quem dera que o espelho na parede pudesse refletir o passado, mostrar feições de outros tempos, ser como um álbum de fotografias ou um porta-retratos. E nele talvez encontrar um sorriso, uma feição de felicidade. Mas não, pois o espelho reflete apenas o momento, uma dada realidade presente, ainda que de sua visão seja possível rebuscar o passado através das transformações entristecidamente avistadas.
Assim, aquele que diante do espelho avista o rosto marcado pela luta, as rugas avançando, o olhar cansado e os cabelos tomados da névoa dos anos, certamente relembrará momentos outros de olhos brilhantes e faces com a firmeza da jovialidade. E dessa visão, do retorno a percursos outros na vida, necessariamente surgirão as recordações, velhos e amarelados álbuns e reencontrará, como no porta-retratos ali em cima da estante, toda uma vivência agora transformada em saudade.
E quanta recordação vai surgindo no indivíduo ali diante do espelho. E talvez diga que não é mais o que era antes. O tempo quis assim. O calendário foi passando, mudando o retrato e transformando no que agora avista. O tempo desbota a imagem, a idade cuida de ir lentamente apagando. Hoje carrega outra moldura, madeira envelhecida ornando o que foi um dia. No espelho de agora, apenas o véu encobrindo outros retratos idos.
Ainda diante do espelho, o velho baú é reaberto na memória, restos empoeirados vão vorazmente surgindo, e de repente já diante do ontem, revendo sua família e amigos, caminhando por vizinhanças de janelas abertas e flores no jardim. Recorda a infância, as brincadeiras antigas, os amores e as desventuras, a porta de casa como a maior fortaleza. E lá dentro a família.
 E tudo relembra. Cada rosto, cada gesto, tantos costumes que não pode esquecer. As paredes com seus retratos, fotografias querendo sorrir. Casa que se preze guarda em cima de qualquer móvel o retrato da família. Quando não cabe tudo num só porta-retrato, as fotografias vão sendo espalhadas em molduras próprias, numa o casal, noutra os filhos ou com outras arrumações.
O tempo vai passando e aqueles rostos com a jovialidade de um dia, simplesmente vão deixando aos espelhos que os recobre a dolorosa tarefa de mostrar o envelhecimento nos tons amarelecidos que vão surgindo. As cores turvas e as ranhuras nos vidros são as rugas que vão se formando lá dentro, ainda que a feição seja a mesma na fotografia.
Hoje os cabelos estão embranquecendo, mas nem parece aquele penteado vistoso do retrato. No sorriso que parecia tão espontâneo e tão bonito, hoje a sisudez do entristecimento. Do olhar que parecia querer saltar de vivacidade resta apenas uma sensação de vazio sem brilho e que de vez em quando vai se molhando em gotas pelos cantos.
Como doem, como afligem essas molduras antigas, envernizadas, parecendo trabalhadas à mão. E quantas solidões te guardam. O ontem ali, na quietude silenciosa dos dias, se falasse, se avistasse o hoje, e como espelho se mirasse, ainda assim jamais imaginaria quanto dolorosa é a voracidade do tempo, dos anos, da idade.
Seus avôs, seus pais, seus irmãos e ele próprio - e ainda diante do espelho -, todos ali numa sala, dentro dos retratos espalhados pelas paredes e móveis. Todos com as faces de então, com as idades de então, envoltos em molduras, sempre à vista do olhar que os reencontrava para depois indagar por que mudamos tanto, nos transformamos tanto. E também perguntar por que somos ainda e já não somos mais.
Muitas vezes aproximou o porta-retrato perante o olhar e quis enxergar bem de perto aquele sorriso de menino que o tempo lhe tomou sem pedir licença. Mas não restava mais nada a fazer. Tentou sorrir o mesmo sorriso, imitar aquele gesto de um dia, mas descobriu que não somente o sorriso havia sumido como já era apenas a cópia daquilo que os dias lhe permitiam revelar.
Porém, o que mais doía não era a idade que vai distorcendo retratos, não era a mudança imposta em cada fotografia, não era ter se tornado tão diferente daquilo que um dia havia sido. Compreendia que as pessoas crescem, envelhecem, inevitavelmente mudam, e não seria possível desejar que o retrato de ontem refletisse a imagem de agora. Não, isso não.
O que realmente lhe mortificava - ainda que os outros dissessem ser a vida assim mesmo e por isso tinha de acostumar - era pensar em se reencontrar diante do espelho dali a alguns anos, se lá conseguisse chegar. Certamente estaria diferente do retrato de agora e toda essa angústia seria novamente sentida.
Mas assim a vida. Os espelhos do tempo vão apagando tudo e a existência deve se contentar com os velhos retratos e fotografias.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com 

Nenhum comentário: