SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 23 de março de 2014

MEDITAÇÃO SOB A CHUVA


Rangel Alves da Costa*


Chove lá fora. Desde a madrugada que a chuva cai sem cessar, continuamente. Ora fininha, ora mais grossa, mas deixando transparecer que será o dia inteiro assim. Lembrei-me das invernadas no meu sertão.
Como tomo o primeiro banho ainda na madrugada, pois levanto ainda com o tempo escurecido, aproveitei para experimentar sobre o corpo a chuvarada caindo. No quintal, de braços abertos, apenas colhendo na alma as águas novas da esperança.
Depois que esquentei água e me servi de uma xícara de café forte e sem açúcar, me dirigi até a saleta da frente do meu local de trabalho. Ali há um portão que se abre diretamente para a rua. E uma cadeira espreguiçadeira que divide espaço com plantas.
Em pé, pelo lado de dentro do portão, de xícara à mão, sorvendo lentamente o café, mirava a rua deserta e o silêncio entrecortado apenas pela chuva caindo. Que momento mágico, que instante de instintiva reflexão.
A rua amarelada pela luz do poste adiante, sentindo cada pingo caindo no vão da luz sonolenta, e o asfalto sendo lavado pelas águas que já chegavam a escorrer. Asfalto mais enegrecido quando lavado, mais nu diante da molhação, parecendo um espelho nublado de lágrimas.
Casas fechadas, adormecidas, janelas e portas resguardando sonhos e pesadelos. Ninguém aparecia numa fresta, abria um lado da janela, tomava coragem para tomar banho na chuva. Mas as águas que caíam não eram suficientes para relembrar criancices.
As águas pareciam obedecer ao sopro do vento. Apenas chuvisco e de repente já barulhando na sua força. Corriam pelas ruas e desaguavam nos esgotos adiante. E deixavam atrás de si os espelhos molhados e entristecidos.
Tudo tão belo e tão triste, melancólico, angustiante. Acontece comigo e com muitas pessoas. Ao entardecer, na noite ou alvorecer, a chuva tem o dom de despertar sentimentos e nostalgias, reabrindo livros antigos de saudades e cadernos empoeirados de memórias tantas.
Permaneci uns dez minutos mirando a paisagem molhada, vendo a chuva caindo, sentindo a simbologia do instante. Acaso tivesse uma vidraça adiante certamente escreveria uma palavra ou frase que resumisse o instante. Mas não, pois apenas a visão da chuva lá fora e os retratos se revelando por dentro.
Sentei na espreguiçadeira. Rentes ao portão, meus pés eram molhados pelos pingos caindo, ou apenas tomados pelo sopro molhado dos chuviscos. De vez em quando sentia o corpo espargido pelos vapores do instante. Mas nada que me fizesse levantar e sair dali e procurar um lugar mais afastado para continuar apreciando o momento.
Sei apenas que os meus olhos miravam a chuva lá fora, o negrume espelhado do asfalto molhado, a réstia da dança dos pingos sob o frágil amarelado da luz. Quem dera um piano suave naquele instante, uma música clássica de voo e meditação. Tchaikovsky, Vivaldi, Strauss, Mozart, Chopin, Bach, tudo ali pertinho, mas a música surgia apenas na mente.
E com a música, talvez um noturno na madrugada, o álbum reaberto, o baú revirado, páginas desfolhadas. Mas recordar o que num instante assim? Difícil falar sobre a voz do silêncio e os retratos avistados nas paredes da chuva.
Não sei se os olhos ficaram molhados ou as lágrimas se confundiram com as águas caindo. Não sei se busquei alguma recordação ou se as imagens surgiram ao sopro do instante. Não sei se preferia pensar em alguma coisa quando me chegou algo em maior profundidade.
Mas sei que conversei comigo mesmo como há muito não o fazia. Meditei sobre a vida e a morte, sobre a existência e a saudade, sobre o infinito valor das pequenas coisas. Recordei momentos e sorrisos, adeuses e despedidas. E senti a grandiosa importância da solidão em momentos assim.
Quem dera mais chuva. Quem dera mais uma madrugada assim. Não tenho medo de recordar nem de sofrer e nem da solidão e do silêncio que acabam me trazendo as companhias que preciso para reviver o ontem e me fortalecer no amanhã.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: