SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 13 de março de 2016

É PRECISO PROTESTAR: FORA DILMA, FORA CASCAVEL, FORA JARARACA!


Rangel Alves da Costa*


Protestos, como o próprio termo indica, são manifestações públicas para mostrar algum tipo de descontentamento da população. Creio não ser nem necessário perguntar, por enquanto, o que vem ocorrendo no país para que o povo venha se mostrando tão descontente, tão, indignado, tão insatisfeito. E, portanto, saia às ruas para protestar.
Protestos são vozes, são brados, são demonstrações de que a sociedade enfim levantou do falso berço esplêndido que a nação parecia eternamente deitada. Através de passeatas, carreatas, comícios, agrupamentos, gestos, palavras e gritos, a população procura mandar um claro recado aos encastelados no poder e a todos que tanto mal vêm causando à nação.
Como popularmente se diz, é a corda arrebentando por não mais suportar o nó apertado demais, é o rompimento de um silêncio que martiriza a vida. É, principalmente, uma forma de dizer basta à mediocridade governamental e aos fatos desmoralizantes que tanto assolam o país. Quando ninguém suporta mais a dor, então se vai à busca de remédio, quando não suporta mais o descalabro institucionalizado, então se vai à luta para destronar a algoz tirania.
A verdade é que a população brasileira já chegou ao limite da tolerância, já perdeu toda a paciência. Enquanto lá em cima roubam, corrompem, aviltam, é na parte de baixo que o custo de tudo é jogado. Ninguém consegue mais todos os dias ter de engolir sapos, monstros, lamaçais indigestos. Não há mais um só dia que a impressa não noticie um fato novo muito pior que o do dia anterior.
 Ninguém suporta mais padecer, sofrer, ser vitimado pelo caos em que se transformou (ou foi transformado) o país e ainda ter de ouvir discursos e lenga-lengas de pacto para a governabilidade, de ajuda da população para a resolução dos problemas, de união para a retomada do crescimento. Ora, como a sociedade pode dar outras cotas de sacrifícios se o próprio governo e os políticos não fazem a sua parte?
A crise ganhou tamanha proporção e continuidade que ninguém mais acredita que este governo possa resolver qualquer coisa. É um governo que apenas luta para se manter, para contestar acusações, para fazer os acordos mais vergonhosos para continuar sobrevivendo. E as crises se agravando, novas provas de corrupção e falcatruas surgindo, e tudo continuando no mesmo.
Só mesmo os petistas apaixonados, tomados de incurável cegueira moral e política, para não sentir a lastimável crise governamental e institucional que prolifera no país. Com o ensaiado mote da perseguição, só faltam dizer que é o povo, e não a governante petista e o próprio PT, o responsável pelo indigno arremesso do Brasil ao fundo do poço.
Em determinadas situações, principalmente quando os acontecimentos se repetem até chegar aos limites do suportável, aborrecimentos e reclamações não resolvem absolutamente nada. Deve haver ação, reação. É como se a sociedade passasse a agir em defesa de sua honra, de sua dignidade, de sua vida. E também defendendo a nação contra a petralha - da cascavel à jararaca - que pactuou para, através da corrupção, afundar o país.
Em casos tais, ou se toma atitude ou o conformismo e a passividade alimentarão ainda mais o poder destrutivo do encastelado poder. Somente através do combate, da resposta à gravidade da situação, é que se torna possível o reconhecimento da não aceitação e o surgimento de uma força verdadeiramente opositora ao status quo.
Talvez não redunde em vitória imediata, em destronamento da desprezível governanta, no prazer em vê-la rolando da rampa do planalto abaixo, mas ainda assim já terá despertado outra realidade. As transformações nascem assim, de atitudes de não aceitação, de contestação, de resposta aos abusos, de coragem para enfrentar e combater. E com o peito cheio de orgulho em ser brasileiro gritar: Fora Dilma, fora cascavel, fora jararaca!


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: