SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 1 de julho de 2013

PISADO, O MENOR VERME SE REVIRA (Artigo)


Rangel Alves da Costa*


Da pena arguta de Shakespeare a sentença acima: Pisado, o menor verme se revira. E digo que também reage, se indigna, busca afastar a agressão para revidar na medida, ou mesmo em troco de maior monta. É instintivo que seja assim.
Toda ação provoca uma reação, já dizia Isaac Newton. É da naturalidade do ser humano reagir após uma provocação, uma mácula lançada de forma infame, uma violação à sua integridade física ou moral.
Na frase shakespeariana talvez o verme, após ser pisado se revire apenas para sucumbir. Contudo, a intencionalidade parece ser outra. O minúsculo animal prontamente desperta do seu estado natural, busca compreender a agressão, se livrar daquela ação, para depois reagir.
Não há saída para um ser minúsculo debaixo de uma botina. Se a pisada for violenta, abrupta, intencional, haverá o instantâneo esmagamento. E numa situação assim não há que se falar em qualquer tipo de reação.
Contudo, ao não sucumbir no mesmo instante da agressão, ele buscará uma força até desconhecida para se livrar da situação. E a se ver livre da segunda ameaça e encontrar dentro si o impulso necessário para agir, poderá apenas fugir ou enfrentar a realidade. É no enfrentamento que reside toda a força, seja num verme ou num homem.
O ser humano nunca foi verme, porém já foi tratado como tal pelo próprio homem. Já foi - e ainda continua em muitas situações e circunstâncias - pisoteado, agredido, maltratado por coturnos e botas poliacelescas, por desumanos patrões, por autoridades que procuravam justificar seus poderes através da arrogância e da arbitrariedade.
Neste sentido, aqueles vermes caçados como feras e jogados nos porões imundos da ditadura. Atirados nas prisões sanguinárias e cubículos aterrorizantes, passavam a sentir na pele e na alma toda a desonra física e moral que ao ser humano poderia ser imputada. Porque tidos como vermes asquerosos, apenas isto.
E como vermes começavam a ser torturados com altos requintes de crueldade. Cusparadas, chutes, socos, pontapés, queimaduras, estupros. Sem falar nos afogamentos, nos objetos perfurantes em brasa adentrando os orifícios, nas unhas arrancadas a alicate, nas marcas de ferros quentes sobre a pele, no pau de arara e outras atrocidades.
Tal era a situação dos vermes que haviam conseguido sobreviver aos primeiros ataques. Isto porque muitos outros viraram massa disforme e apodrecida debaixo das botas dos generais e seus carrascos. Estes jamais conseguiriam impor qualquer tipo de reação, vez que trucidados sem qualquer possibilidade de defesa.
Tidos como vermes asquerosos, porém perigosos e ameaçadores, eram todos aqueles que ousavam desafiar as proibições e imposições do regime ditatorial. Artistas, intelectuais, jornalistas, escritores, pessoas simples e engajadas no processo de contradição ao sistema, todos eram vistos como ameaças. E por isso mesmo deveriam ser caçados e dizimados.
Muitos tiveram de abandonar o País fugindo das perseguições, muitos foram misteriosamente encontrados mortos ou simplesmente desapareceram, tantos outros que foram encontrados e torturados jamais puderam ser os mesmos depois das sequelas deixadas pelas dilacerações. Para outros, mesmo a liberdade passou a ser dolorosa demais.
Contudo, todos estes tidos como vermes pelas botinas da ditadura, já haviam se revirado antes mesmo dos primeiros pisoteamentos generalescos. Ora, o próprio regime já os sufocava, já os impedia de livre pensar e livre agir, e não há nada mais degradante para um ser humano que ter de obedecer àquilo que fere os seus princípios morais, políticos e humanos. Também à sua ideologia.
Toda a ação ditatorial, com suas perseguições, proibições e brutalidades, já era sentida como um grande e espinhento solado pairando sobre suas cabeças. Tidos como vermes e podendo ser pisoteados a qualquer instante, prontamente reagiram. E antes de qualquer outro desfecho.
E foi pela reação, pela não aceitação ao ditatorialmente imposto, que aqueles tratados como vermes escreveram páginas exemplares de lutas por um Brasil livre de algozes e suas algemas. Ainda que atualmente outras botinas, calçadas por outros pés, insistam em pisar na população.
Mas a situação agora é bastante diferente. Ao invés de reagir, o povo acaricia, através do voto, o solado maldoso do seu algoz. Há, contudo, de se imaginar que os recentes protestos sirvam para alguma coisa. Impossível imaginar um povo que grita, logo após covardemente silenciar nas urnas.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com       

Um comentário:

Ana Bailune disse...

Bom dia! Ainda aguardo, pacientemente, pelo resultado de tudo isso. Enquanto eu não tiver certeza de que este movimento é consciente, não-manipulado, ficarei bem quieta. Mas acreditar que começou 'do nada,' e que não há um líder (ou líderes) por trás disso tudo, é ingenuidade demais. Aguardo.