SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

TOCAIA NA TOCAIA, CORONEL CONTRA CORONEL


Rangel Alves da Costa*


E foi tanto sangue respingado por cima da terra espinhenta e da mataria rasteira, tanto cadáver espalhado pelas veredas e arredores das moitas, tantas mortes e destruições que as aves carnicentas passaram a ignorar o terrível e descomunal festim. É assim que até hoje se comenta pelos rincões do Mundaréu, região onde se travou o maior dos combates entre jagunços de velhos e afamados coronéis nordestinos.
Na sedenta busca de delimitar territórios de mando, na incansável tentativa de ser reconhecido como maior e mais poderoso, e na ânsia de ser cada vez mais temido e respeitado, o coronel foi trilhando seu caminho passando por cima de tudo e de todos. Dispor como quisesse das classes empobrecidas e submissas era fácil demais. O problema todo estava em enfrentar outros coronéis de igual poder e valentia.
E foi duma rixa nascida entre coronéis que descambou no maior derramamento de sangue que já se viu nas brenhas do sertão nordestino. Tudo teve início quando na região de Mundaréu só restavam dois coronéis medindo forças para ver quem tomava o lugar do falecido Coronel Totonho Cabreúva. Este tido e havido como o maior, mais poderoso e mais temido de todos que um dia se arrogaram no uso da patente de coronel dono do mundo.
Com a estranha e comentada morte do Coronel Totonho, passando desse mundo a um bem pior em cima da cama de um bordel, o trono de mando ficou praticamente vazio. Mesmo que outros proprietários se arvorassem da fama coronelista, somente dois tinham bala na agulha para arrogar para si a nefasta herança: Coronel Sizenando Quipá e Coronel Tertuliano Jerimum.
Cada um desses coronéis contava com mais de vinte jagunços. Homens de pouca conversa e de muita ignorância, cada um com mais de três derrubadas nas costas, viviam guarnecendo o casarão e amoitados à espera de ordens para a prestação de algum serviço urgente ou mais melindroso. Sempre armados até os dentes, conhecedores da mataria, curvas e escondidos das estradas, eram exímios na emboscada, na tocaia, na vigília para matar.
Noutros tempos, antes da morte do Coronel Cabreúva, tanto o Coronel Sizenando como o Coronel Tertuliano tinham por companhia nada mais que três jagunços dos mais preparados. Guarda-costas, protetores, acompanhavam seus senhores desde a saída na varanda do casarão aos passeios pelas terras e viagens de compromissos. Mas agora, com cada coronel desconfiado e temendo emboscada do outro, nenhum dava um passo se não estivesse ladeado por cinco a seis, e com os demais sempre em alerta para qualquer necessidade urgente.
Mas haveria de ser assim mesmo, vez que cada coronel realmente tramava a morte do outro. Coronel Tertuliano havia escalado seu jagunço de confiança para arregimentar mais três ou quatro cabras experientes e preparar a maior tocaia de todas para derrubar o Coronel Sizenando. Este já havia escolhido os seus pistoleiros e prometido fortuna a quem viesse dar a notícia do tiro certeiro no meio da testa do inimigo.
Naquelas paragens de imensidões, as estradas levavam a longas distâncias, porém sempre por caminhos curtos, quase veredas. E havia uma estrada principal separando as duas maiores propriedades dos coronéis desafetos. E era nestas terras que os dois mantinham seus casarões e muitas outras moradias para seus jagunços e outros empregados. De qualquer modo, tanto o Coronel Sizenando como o Coronel Tertuliano tinham de passar por aquele caminho para chegar até a cidade.
Velhos matreiros, cheios de ardis e artimanhas, conheciam praticamente todo o cotidiano do inimigo, quais os dias de visita à cidade e até as horas costumeiras em que passavam garbosos em cima de seus alazões. Por isso mesmo indicaram aos seus homens o melhor dia e lugar para fazer a mortal emboscada, a maior das tocaias. Entretanto, sem conhecer o plano do outro, enviaram seus homens para quase a mesma beirada de estrada, faltando somente coisa de vinte metros para os jagunços ficarem frente a frente.
Os homens do Coronel Sizenando chegaram por dentro do mato, quase rastejantes, e foram se instalando por trás de tufos de matos. Perto do meio-dia era certeza de o cavalo do Coronel Tertuliano despontar adiante, certamente acompanhado de jagunços também montados de guarda. E no outro lado, quase defronte, os homens do coronel tocaiado também faziam emboscada para o galope certeiro do Coronel Sizenando.
Já perto das dez horas um dos jagunços do Coronel Tertuliano avisou aos outros que parecia ouvir um barulho estranho nas proximidades. E o mesmo aconteceu do lado dos pistoleiros do Coronel Sizenando. De cada lado um jagunço foi escolhido para vistoriar os arredores e saber do que se tratava aquele barulho estranho no meio do mato. Silenciosamente, se esgueirando por cima de pedras e espinhos, foram lançando o olhar até avistar os homens do inimigo.
Assim que retornaram para avisar aos demais, logo todos compreenderam que a situação agora era de guerra, pois do outro lado estavam os jagunços prontos para fazer o que a eles também havia sido encomendado, só mudando de coronel tocaiado. E sem demora, já tencionando atacar as forças inimigas, mandaram buscar o auxílio da jagunçada de prontidão. Quer dizer, mais uma leva de jagunços chegaria para enfrentar os outros jagunços.
Mas os emissários não chegaram a tempo de encontrar seus patrões para informá-los do inusitado. Tanto o Coronel Sizenando como Coronel Tertuliano já havia montado em seus cavalos e tomado o rumo da estrada, protegidos por outros homens. Assim mesmo reuniram os que restavam por ali, e que não eram poucos, e correram até o local onde os outros os aguardavam. Mas quem passasse pela estrada nem imaginava que mais adiante, coisa de poucos passos mato adentro, homens ferozes e armados até os dentes se preparavam para a carnificina.
Assim, o palco estava armado para o confronto maior que já se viu no sertão. O que importava agora não era nem derrubar o coronel desafeto que despontasse adiante, mas acabar de vez com a jagunçada inimiga que estava tocaiada no outro lado da estrada. E os dois grupos tinham certeza disso. Armas em punho, olhos em mira, esperavam apenas a ordem para sair da mataria e avançar já atirando. Mas nem se deram conta que naquele mesmo instante os coronéis despontavam pelos lados opostos da estrada.
E quando chegou a ordem de ataque, e ao mesmo tempo dos dois lados, os coronéis se viram sem saída e diante de sanguinários jagunços que se atacavam mutuamente. Bala pra todo lado, grito raivoso e de dor, sangue jorrando, sangue esguichando, corpo tombando, e mais tiros de não acabar mais. Somente cerca de uma hora depois o último cano deixou de fumaçar. E tanto a estrada como as beiradas ao redor estavam cheios de defuntos, de jagunços crivados de balas. Os que restaram com vida sumiram na mataria, mas certamente feridos para morrer adiante.
E os dois coronéis inimigos? Os tiros que lhes acertariam ficaram na testa de seus protetores. Assustados, os cavalos fugiram desembestados, levando no lombo o poder que mijava nas calças e tremia igual vara verde. Chegaram aos seus casarões soltando os bofes pela boca e jurando imediata vingança. Mas não havia mais nenhum jagunço. Ao menos naquele momento.
Estavam sendo preparados para a ceia de urubus, carcarás, raposas. E depois nenhuma cruz. Apenas a história de ouvi dizer. Desacredite quem quiser. Eu acredito. No sertão há de tudo, seu moço.

Poeta e cronista
blograngel-setao.blogspot.com 

Nenhum comentário: