SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 7 de julho de 2017

ACORDAR PARA VIVER


*Rangel Alves da Costa


O Livro do Eclesiastes é reaberto a cada novo dia. Tudo nasce, renasce, com nova feição na vida. As páginas vão sendo repassadas e nelas a escrita de um novo tempo.
Assim há sempre de acontecer. As alegrias não duram para sempre, as tristezas e os sofrimentos também não. O espírito e a alma se alimentam das grandes esperanças.
Seja no homem, seja na mulher, seja na criança ou na velhice. Há sempre um dia que nasce para que janelas e portas sejam abertas para os novos acontecimentos.
Não há como fugir disso. O dia acaba e a noite vem. Depois da noite o alvorecer, os primeiros sinais das manhãs da vida. Talvez um jardim, talvez uma flor, talvez uma brisa boa.
Depois do dia sempre o repouso e talvez uma silenciosa paz. A cama acolhe o cansaço, o sono repara as forças, o sonho propicia uma realidade totalmente diferente.
Os sonhos não permanecem e o ser tem que voltar ao seu mundo de dormência para depois acordar. Necessita despertar para as novas escritas no livro do novo dia.
O relógio biológico não tarda a avisar. Também o despertador, o galo cantando, a fresta de luz que entra pela janela. Levantar e correr à vida, no passo, no apito do trem.
Lá fora um tempo ainda sonolento, geralmente mesclado de cores pinceladas pelos raios de sol. Ainda não há sol, somente a tênue claridade que se espalha nos horizontes.
O homem sempre acorda depois. A natureza já despertou desde muito. As árvores pulsam através dos galhos que se movem e das folhagens que tremulam.
Surgem os primeiros sons no meio da mata, os primeiros cantos, os gorjeios matinais. E logo a passarada estará fazendo festa por todo lugar.
A fruta verdosa já amanhece vistosa no pomar. As frutas não dormem se maquiando no espelho da noite para surgirem coloridas ao amanhecer.
No jardim ainda orvalhado, a flor vai desabrochando lentamente. O verde da planta vai dando lugar a um rosáceo encantador.
Borboletas, colibris, abelhas, todos despontam em meio à natureza e logo voam em direção ao jardim. A festa de toda manhã.
Ainda sonolentos, os olhos se abrem para as visões do dia. Os passos lentos se encaminham para mais adiante em direção à janela.
As janelas sempre se abrem para uma vida nova, ainda que seja desalentadora a primeira paisagem avistada.
As janelas nunca se abrem para a mesma paisagem. Encontram muros, cercados, jardins esturricados, asfalto, chão batido, terra, ou a pujança da natureza.
Sorte na vida de quem acorda para um alvorecer sertanejo. Além da janela ou após a porta há sempre um motivo bom para a felicidade.
As manhãs sertanejas possuem uma formosura diferente da de qualquer outro lugar. Os sons tão próximos da natureza, os animais ao redor, a singeleza da vida.
Desde a madrugada que a vida sertaneja se impõe. Não dura muito e o cheiro do café torrado, o cuscuz de milho perfumando os quintais. Uma xícara de café e de contentamento.
Os centros urbanos geralmente negam ao olhar esse primeiro sorriso. As ruas petrificadas, os barulhos que já se elevam, a pressa nos passos, a frieza em tudo.
Mecanizada e burocrática é a manhã da cidade. O relógio que marca e avança, o tempo que passa, o medo de se atrasar, a correria desde aquele momento.
Na cidade, poucas são as pessoas que despertam para a manhã. O citadino não conhece o sentido do encontro matinal com a vida, sequer sabe o que é colher uma fruta no quintal.
Mas todas as manhãs, sejam no campo ou na cidade, possuem uma significação que poucos dão importância. Há de saber que amanhecer é também despertar para nova vida.
Nova vida por que o bom ou ruim do dia ou da noite passada não persistirá do mesmo modo. O que for bom será aprimorado, o que foi difícil será transformado.
As manhãs da vida são como chances de fazer diferente. Por isso mesmo que nascem esperançosas. A pessoa sempre acorda com um pulsar diferente, mais ânimo e confiança.
Amanhecer é construir o mundo desde que levanta ao abrir a porta. O que passou ficou para trás. Então é preciso viver significativamente a partir da nova caminhada.
Caminho novo surgido a cada manhã. Mas é preciso sorrir para a vida desde o abrir a janela. Ninguém procura a felicidade levando sombras no coração.
Há luz em tudo. Luz do sol, luz da lua, luz do céu estrelado. Então por que não manter acesa a luz vital que no coração pulsa para brilhar?


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: