SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 7 de janeiro de 2018

Palavra Solta - resgatando a história, a cultura e as tradições


*Rangel Alves da Costa


Talvez o sertão precise muito de mim. Há tanta cultura renegada, há tanta tradição esquecida, há tanta história sendo apagada. Talvez Poço Redondo precise muito de mim. Perante o nada feito, tudo o que faço é como se um maravilhamento surgisse: Isso é no Poço, isso é do Poço? Que coisa linda, que coisa grandiosa! Mas nada meu, nada de ninguém, e tudo da cultura, tudo da história, tudo de um povo e sua raiz. O que faço é apenas mostrar “nossas coisas velhas” como riquezas de incomparável valor. Daí, talvez, a minha importância para Poço Redondo e para o Sertão. O que faço, então? Apenas resgato a história sertaneja através da escrita, deixo grafado em textos aquilo que a muitos, por estar envelhecido demais, já não interessa, vou catando cacos de objetos e utensílios que contam a história do viver de antigamente, vou revisitando os olhares de outros tempos e colocando-os para exemplo do tempo presente. É assim que faço, além de haver criado e manter o Memorial Alcino Alves Costa, espaço nascido precisamente para preservar tudo isso acima relatado. Assim que ajo, assim que faço perante Poço Redondo e o Sertão. E, talvez, minha única importância.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: