SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 28 de maio de 2018

A VIDA SEM GASOLINA



*Rangel Alves da Costa


A greve já duradoura dos caminhoneiros e o desabastecimento de combustíveis, aliados às espertezas dos brasileiros, vêm provocando situações mais que inusitadas.
Como num filme onde a falta de água faz com que a população trate o precioso líquido como bem mais valioso, travando guerras e promovendo ataques, por aqui a falta de combustível nos postos não só colocou os carros em repouso nas garagens como fez surgir estranhíssimas ilicitudes.
E assim porque tem gente que não quer ficar sem rodar com seu veículo de jeito nenhum. Fala-se em tráfico de gasolina e óleo diesel. Fala-se em sequestro de galões de gasolina, de pessoas e até de caminhões transportando combustíveis.
E muito mais. Fala-se em pagamento de até mil reais por um galão de vinte litros. Fala-se em roubo e furto de gasolina. Fala-se em laboratórios clandestinos trabalhando a todo vapor para produzir gasolina. E a certeza de enriquecimento no dia seguinte ao anúncio do invento.
Coisas mais que surpreendentes, pois se fala em invadir países vizinhos e tomar seus postos de combustíveis à força. Muito rico já está providenciando grandes e longas tubulações vindas diretamente das refinarias dos países vizinhos.
Fala-se em gente saindo às ruas com relógio de ouro e gritando que troca por cinco litros de gasolina. Pelas calçadas, já fácil avistar móveis e geladeiras, eletrônicos e importados, e tudo com inscrição bem visível: tudo por vinte litros de gasolina.
Fala-se até em assalto à mão armada aos donos de veículos que ainda ousam trafegar. O cara vai, coloca a arma no rosto do condutor e diz “ou a gasolina ou a vida”. Ou ainda: “É um assalto mano, passe aí todo o gás desse carango”.
Sem invencionice, muitas queixas já foram prestadas dando conta de furto de gasolina. Relata um desses boletins que um senhor esqueceu no carro a carteira com notas graúdas de dinheiro, notebook e celular, mas deixaram tudo e levaram a gasolina.
Já outra relatou que foi sequestrada e o resgate nada mais era que dez litros de gasolina. Passou dois dias em poder dos sequestradores por que sua família não conseguia juntar o combustível.
Na zona sul tomaram de assalto um carro novinho importado. Mais adiante foi encontrado com o tanque vazio. Não queriam o carro, apenas a gasolina. De outro carro levaram até o tanque inteiro.
Luzita Boca de Veludo, dona de um cabaré, teve uma ideia genial. Como a clientela estava sumida, então ela colocou abaixo da luz vermelha uma faixa: Venha trocar o óleo que a gasolina é garantida!


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: