SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 9 de maio de 2018

Palavra Solta - o samba de coco de Dona Guiomar Vito



*Rangel Alves da Costa


A cada dia surgem demonstrações da imensa riqueza cultural espalhados pelas vastidões de Poço Redondo. Só que dessa vez, uma tradição que já vem desde muito enraizada na Família Vito. Digo de Dona Guiomar que aos 93 anos ainda celebra suas alegrias de viver entoando cantigas de Samba de Coco. Que formosura de canto e que formosura maior ainda na mulher, nesta sertaneja que ainda cultiva no ser as vivas recordações de um tempo de sambas e emboladas, de rodas e rodeios, de chinelados e pífanos, de uma cultura tão profunda como o cheiro da própria terra. Já nas alturas da vida, com muita e longa estrada já caminhada, mas ainda parece uma jovem cheia de euforia e contentamento. Dona Guiomar é minha conterrânea, é amiga, é gente do meu sertão. E tenho tanto prazer em estar com a Família Vito, com seus pífanos, seu samba de coco e suas tradições, que me pareço envolto num mundo muito distante do de agora. Manei-lhe avisar que logo estarei em visita, que reservarei um dia inteiro para o proseado, a cantoria e o registro de tudo. Então aguarde-me Dona Guiomar, logo estaremos juntos para um abraço.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: