SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 24 de maio de 2018

FRASES SEM EFEITO



*Rangel Alves da Costa


Graças a Deus que não sou um Paulo Coelho, um Dalai Lama, um Padre Fábio de Melo, um escritor qualquer de autoajuda. Graças a Deus por que odeio suas frases de efeito e que nada dizem senão o mesmo açucaramento derramado em mel.
Qual o efeito de uma frase de efeito, vinda de reconhecida personalidade, mas que expressa o nada, sim, apenas o nada? Tanta frase de feito sem efeito eu tenho lida, que juntei abaixo minhas próprias frases. E todas sem efeito.
Leiam - acaso desejem - e imediatamente esqueçam, pois, como dito, não surtirá efeito nenhum. Aquelas frases adocicadas não possuem efeito alguma, quem dirá estas que surgiram apenas como lacuna ao ócio ou por não ter mesmo o que fazer. Mas vamos a elas:
Os pés não são as mãos. Uns caminham, outras seguram. Mas há quem segure com os pés e caminhe com as mãos. Tudo depende da arte ou do cansaço.
As pessoas só não esqueceriam que possuem família se nos seus sobrenomes fossem grafados até quinta geração. Algum dia elas iriam querer saber o porquê daquele Santos, daquele Silva, daquele Costa, daquele Sacramento.
Não ter dinheiro nem na conta nem no bolso possui suas vantagens. De vez em quando a pessoa tem de deixar a ilusão de riqueza para sentir a pobreza na pele, no desejo, no querer ter e não poder.
Não troco um proseado com um velho sertanejo por dez livros técnicos ou acadêmicos. Prefiro a palavra da sabedoria ao linguajar mofo e incompreensível. Preciso de lição viva e não daquilo que eu só entenderia se perdesse meu tempo procurando cada termo no dicionário.
A juventude é um livro aberto. Eis aí o perigoso. Por isso mesmo a existência de tantas páginas rasgadas, ao sabor das ventanias e dos desatinos, em outonos perdidos e sem esperança de alcançar outras estações na vida.
Perguntaram-me o que era o amor e então respondi que é o desamor. Perguntaram-me se eu estava enlouquecendo por responder assim, então respondi que sim. Enlouquecido por um amor tronado em desamor.
Não há retrato mais fiel que o trazido e exposto pela saudade. Na saudade, o amor é amor, a dor é a dor, o sofrimento é o sofrimento, a morte é a morte. Não será saudade acaso chegue com outra face ou outra feição.
Não tem fome quem não come outra coisa que não seja o prato de nome esquisito. Tripa assada mata a fome, ovos com salsicha mata a fome, farinha com rapadura mata a fome, resto de panela mata a fome, qualquer comida mata a fome. É preciso mostrar que não abre mão do strogonoff depois de dois dias sem fome. Duvido que não implore uma batata podre.
Quem beija na boca e se lambuza não sabe beijar, já dizia a menina que um dia voou. E como ela subiu aos céus, passeou entre as nuvens e depois suavemente pousou? Quando beijou leve, suave, doce e levemente enamorada.
O verdadeiro Deus não é o Deus do acaso, da igreja ou das escrituras. O verdadeiro Deus está no templo do coração. Não é um Deus de todos, pois um Deus próprio. Não é um Deus que está no céu, mas que vive dentro e na presença daquele que o reconhece como o Deus de sua vida.
Falar sozinho e pensar em silêncio fazem o mesmo efeito. As palavras são as mesmas, os diálogos são os mesmos. A única diferença está no poder de voo. Elas só podem voar quando a boca as solta de qualquer modo e pede que vão, ao longe, buscar sua significação.
Mais que correto o ditado dizendo que nem um dia sem uma linha. Isso mesmo. Escrever, escrever, escrever. Ainda que só se consiga escrever coisas sem importância como as avistadas acima.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: