SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sala de espera, hora do embarque...

Sala de espera, hora do embarque...

Rangel Alves da Costa*


Até que poderia ser num vão qualquer de um terminal rodoviário, numa antessala de aeroporto, na brisa de um cais do porto, numa gare de estação de trem, numa beira de estrada esperando condução ou na soleira da porta pronto pra seguir mundo afora, mas não, estamos na vida, ou melhor, na sala da nossa existência, até que o tempo vá passando e nos levando, até que sejamos chamados a embarcar.
Conheci pessoas muito apressadas, correndo em tudo na vida e que tiveram que partir muito cedo, embarcaram sem despedir de ninguém e de repente não estavam mais. Conheci pessoas que também embarcaram muito cedo simplesmente porque acharam que não tinha mais nenhum sentido continuar na sala de espera da vida. Conheci pessoas que se atrasaram para o embarque por estarem dando significado às suas existências e fazendo o bem na vida e pela vida. Conheço pessoas que nunca conseguem embarcar porque o trem só vai passar daqui a muitos e muitos anos. Ouvi falar de pessoas que nem conseguiram chegar, pois os pais egoisticamente acharam que a vida somente deveria ser vivida por eles. Conheci pessoas que adoeceram na sala de espera e tristemente tiveram a viagem antecipada, e embarcaram com lenços brancos dando adeus aos que ficavam. Conheci pessoas que amei e amo e lutei para não partirem, e mesmo assim embarcaram enquanto eu estava orando para que ficassem. Conheço pessoas que nem imaginam que estão na sala de espera, e de repente...
Dizem que somente uma pessoa conduz todas essas embarcações. Naves, aeronaves, navios, canoas, automóveis, motocicletas, bicicletas, animais e outros, são meios de locomoção que podem ser conduzidos por qualquer indivíduo. Contudo, as embarcações que partem da sala de espera da vida só podem ser conduzidas especialmente por uma pessoa. E dizem que é esse mesmo condutor que escolhe e que já sabe, há muito, quem vai partir em cada viagem, quem não vai conseguir embarcar, quem o destino fez desistir de viajar naquele momento, quem vai partir sem avisar a ninguém, quem tomará a embarcação com destino incerto. É que a embarcação tem dois pontos de parada na ida. Os que possuem destino incerto descem na primeira estação e ninguém mais sabe aonde vão. Os que seguem adiante serão guiados no seu destino pelo próprio condutor. E dizem que chegam a lugares maravilhosos.
Sempre imaginei a vida como um destino onde chegamos para construir tijolo a tijolo um morada para proteção. E agimos assim, aos poucos vamos construindo o que dá validade, ou não, às nossas existências. A solidez dos nossos atos será a medida da solidez do que construímos. As coisas desmoronam assim, por ações fragilizadas. Contudo, queiramos ou não, na verdade o que estamos sempre construindo não é o que nos guarda com conforto e proteção, mas sim uma grande sala para esperar o embarque a qualquer momento. E que embarque é este, senão a vida de viagem, senão a efemeridade de nossa passagem por aqui? A morte é bilhete de viagem que já compramos ao nascer, é bom lembrar. O momento de partir ainda está em branco.
Esqueci meu bilhete de passagem em algum lugar. Pouco importa, pois o condutor saberá meu instante de partir, viajar. Mas, como será o nome desse condutor, meu Deus?


Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: