SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 26 de agosto de 2016

AS PEDRAS DAS LAVADEIRAS


*Rangel Alves da Costa


Todo santo dia, logo cedinho, ela passava entoando a velha canção: Lá vai eu de novo, lá vai eu de novo, levando na cabeça trouxa de roupa do povo. Mas que roupa mais suja, que roupa encardida, não tem sabão que chegue pra essa coisa fedida. E sem jeito a dar, lá vai eu de novo, levando na cabeça a imundície do povo...
Já outra, com medo de perder clientela pela cantiga desaforada, cantarolava baixinho: Caminho que me leva à beira do rio, nessa mesma estrada o mesmo desafio. Molhar, ensaboar, esfregar, sacolejar, depois a roupa estender e logo secar. Caminho que me leva à beira do rio, nessa mesma estrada choro e não sorrio...
As lavadeiras seguiam assim, cantando, mas depois o canto era outro, cheio de saudosa plangência, emotivo demais e até lacrimoso. No bate-bate, no enxagua-enxagua, iam surgindo dolências de entristecer coração. E pelas beiradas e além a voz bonita: Minha mãe partiu e eu fiquei aqui, e minha filha sabe que um dia hei de ir. Enquanto não vou, a roupa eu lavo, assim lavo a alma desse viver escravo. Do tempo e de tudo, que viver mais escravo...
Silenciosas para o instante, de cabeças baixas, sentindo por dentro, as demais se afligiam. Depois também cantavam e em cada canção a poesia sofrida, desiludida, cheia de tormentos. Assim todo dia de difícil labuta. Ofício que sempre começava na noite anterior, quando iam de casa em casa recolhendo as roupas, se estendendo pela maior parte da manhã, até o retorno da beirada do riacho já com os panos lavados e arrumados em trouxas.
Aquilo que comumente chamavam de rio e para onde se dirigiam a cada manhã, não passava de um riacho cujas águas dependiam sempre das chuvas na nascente, ou cabeceiras, como preferiam chamar. Quanto mais chuvas mais enchentes, mais águas muitas, mais facilidades de lavar as roupas nas correntezas que se formavam. Mas quando as chuvas escasseava, então se valiam das águas represadas para o molhar, esfregar, ensaboar, dar a limpeza final. Em situações assim, um sacrifício ainda maior.
Leito de riacho entremeado de pedras grandes, pontudas, lisas, traiçoeiras, onde se formavam os poços fundos. Nas épocas de cheias, adultos e crianças se lançavam de suas alturas para mergulhar sem medo dos perigos lá debaixo, pois sempre existindo outras pedras miúdas e perigosas nas águas rasas. Muitas eram as vezes que as lavadeiras tinham de gritar para que não espanassem aguaceiro por cima dos panos já estendidos nas pedras.
As pedras das lavadeiras já haviam sido escolhidas de muitas outras gerações. As que agora utilizavam já vinham sendo usadas por suas mães, avôs, bisavós, numa linhagem de mesma luta debaixo do sol ou da chuva. Sim, pois se lavava até quando chovia, depois levando as roupas para serem colocadas nos varais estendidos nos quintais e arredores. Estendidas ficavam ao sabor do tempo, da ventania ou de quando o sol novamente despontasse.
As pedras já demarcadas pelos antepassados possuíam toda uma feição especial, além de uma simbologia que muitas das mais jovens sequer chegavam a compreender. Diziam os mais velhos que sobre aquelas pedras, entre a beirada e o leito do riacho, muitos já se ajoelharam rogando por chuva ante a secura do leito. E também que muita moça solteira abriu os braços em noite de lua grande para implorar casamento, prometendo até o impossível de realizar. E o mais instigante: no meio da noite, uma mulher descia da lua vestida de sol, tendo às mãos a flor e o espinho, e em cima da pedra permanecia mirando aqueles horizontes escurecidos, mas tão visíveis aos seus olhos doces. Logo disseram ser a visita, em pessoa de luz, da padroeira da luta e da esperança: Nossa Senhora Sertaneja.
Por isso mesmo que aquelas pedras iam muito além de simples locais onde as roupas eram lavadas, pois simbolizando outras presenças antigas e ainda tão acreditadas pelos mais novos. Daí que aquelas mulheres se ajoelhavam e a reverenciavam quando chegavam e quando partiam, e alguma ou outra não se esquecia de deixar um raminho de flor de catingueira por cima de sua tez molhada. E a flor, misteriosamente, sem que ninguém jamais pudesse avistar como acontecia, simplesmente iam sumindo nas entranhas da pedra. No seu lugar, formava-se uma pocinha de água a mais cheirosa do mundo. Um perfume santo na aridez sertaneja.
Hoje as lavadeiras ainda possuem caminho, mas não na quantidade de antigamente. As roupas sujas são lavadas em casa, na mais pura expressão da palavra. As máquinas de lavar, as pias e outras locais de lavagem, certamente afastaram os ofícios daquelas mulheres. Mas as pedras continuam por lá, com menos água pelos arredores, mas ainda continuam por lá. E os cantos também. Não é raro se ouvir, mesmo sem qualquer presença de lavadeira, cantigas de um tempo muito distante.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: