SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 29 de dezembro de 2012

TUDO DEVE SER DIFERENTE, MAS INFELIZMENTE... (CARTA AOS JOVENS DE POÇO REDONDO) (Crônica)


Rangel Alves da Costa*

Infelizmente, grande parte da juventude de Poço Redondo envelheceu antes da idade realmente adulta. É mais fácil os mais velhos desejarem mudanças do que os jovens abraçados ao passado, procurando manter na pedra de sal o antigo, o arcaico, o tenebroso.
Infelizmente, a maioria dos jovens pensa que sabe ler quando não sabe o significado das palavras. Duvido que saiba o significado e a extensão de palavras como mudança, transformação, renovação, futuro, esperança.
Infelizmente, boa parte da juventude poço-redondense está acometida de enfermidade sem perceber a doença. Cegueira não é somente não enxergar o que está adiante, mas também deixar de perceber o que está diante dos olhos.
Infelizmente, soma importante dos jovens de Poço Redondo vive mais em função da bajulação política do que para si mesma. Descaracteriza-se totalmente, se desonra pela esperança de uma falsa promessa. E que enquanto promessa fica somente no prometido.
Infelizmente, grande parte da juventude de minha terra devota mais atenção aos donos do poder, aos políticos e abastados, do que mesmo a seus pais. Não quer ouvir a voz familiar, mas na rua se submete, se torna submisso, vende a alma por preço vil.
Infelizmente, a maior parte da juventude jamais se preocupou com conceitos básicos da existência humana, jamais procurou um norte para ser respeitada perante suas ações. Moral, dignidade, respeito próprio, coerência, vergonha, são conceitos que talvez soem aos ouvidos como afronta. Infelizmente.
Infelizmente, a maioria dos jovens de Poço Redondo não sabe votar, não sabe escolher, não sabe fazer política partidária. Tudo é na base do achincalhe, da zombaria, do desrespeito, do desconhecimento ao próximo. A vida se resumiria a uma política, e em nome desta desconhece-se tudo.
Infelizmente, boa parte da juventude conterrânea se resume a viver o mais insignificantemente possível, se atrelando e se submetendo a esmolas políticas, e esquece-se de seguir pelo mesmo caminho de tantos que nos orgulham através do estudo, da aprovação em vestibulares, da vida em permanente e positiva construção.
Infelizmente, grande soma de jovens poço-redondenses procura perder ou destruir sua personalidade ainda na fase mais importante da vida, que é a juventude. Não procurando agir por conta própria, não buscando responsabilidades, o que acaba fazendo é ser reconhecido apenas como aquele que fez isto ou faz aquilo. E tudo negativamente.
Infelizmente, ainda na flor da idade, muitos já podem ser reconhecidos pelo puxa-saquismo, pela bajulação desenfreada, pelas mentiras e aleivosias, pelas falsidades, pelo descompromisso com o melhor para si e para o seu município. Ao avistá-los, ao invés de enxergar o ser humano potencial, encontrará apenas aqueles que abrem a boca “em nome do pai”.
Mas felizmente temos a outra parte, a outra soma. E é esta que esta sendo aprovada em vestibulares, estudando em faculdades e universidades, pensando grande, lutando por melhores dias. Esta, aí sim, será a grande esperança de Poço Redondo.
Verdade que a vida é feita de contrastes, de contradições, de “felizmentes” e “infelizmentes”, mas creio que seria possível chegar a um meio-termo em Poço Redondo, nem tanto nem tão pouco. Bastaria que os jovens vivessem as potencialidades da juventude, e certamente todos saberiam semear pela estrada as tantas sementes que levam à mão.
Quanto a mim, não fiquem com raiva não. Já deixei de ser jovem há muito tempo. E deixei de ser jovem para ser criança. E juro que só cresço se Poço Redondo voltar a crescer.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

4 comentários:

Ana Bailune disse...

Poço Redondo é aqui...

Anônimo disse...

A situação está à beira da barbárie em todos os lugares que vamos por esse país.

Anônimo disse...

O puxa-saco é um dos piores seres que podem existir neste mundo.Ele faz tudo por dinheiro e fama.

Anônimo disse...

Seus textos sobre politica são brilhantes e doem na alma daqueles que fazem dela um antro de perdição.Parabéns pelas belíssimas colocações.