SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 4 de outubro de 2016

OS RESULTADOS ELEITORAIS E O PREÇO DAS DESASTROSAS ADMINISTRAÇÕES


*Rangel Alves da Costa


Os resultados eleitorais em Poço Redondo, no sertão sergipano, ao contrário do que muitos imaginam, não podem ser vistos como surpresas, principalmente com relação à derrota do melhor candidato, que era inegavelmente Alex.
Quem derrotou Alex não foi sua história, sua postura de candidato ou suas propostas, e sim a administração municipal que dizia apoiá-lo. Ao invés de ajudar, a ausência de prefeito e prefeitura no município acabou afastando o eleitor.
Ora, o eleitor não suportava mais uma prefeitura que durante quatro anos - e mais - ignorou totalmente a população, não atendeu às mínimas necessidades, se comportou como alheia aos problemas mais visíveis e imediatos.
O eleitor não suportava mais esperar e esperar e nada, absolutamente nada, acontecer. Esperou uma praça da matriz durante quatro anos, esperou o funcionamento das quadras esportivas, esperou a reforma dos bens públicos. E o que a administração fez? Deixou o povo esperando.
Não somente na sede municipal como em todos locais e povoações. Antes mesmo das eleições se dizia que o prefeito sequer podia se apresentar em determinadas localidades, eis que o povo estava revoltoso com o seu “nada faz”. E um aliado desses prejudica muito mais do que ajuda.
Igualmente, quem derrotou Alex foi a falsa crença da divindade enoquiana, da imbatividade enoquiana, do poder ainda absoluto de Frei Enoque sobre o eleitorado poço-redondense. Ora, os tempos são outros, a realidade é outra, e a história foi produzindo suas próprias lições.
Como disse o outro, se Frei Enoque tivesse certeza de poder continuar mandando e desmandando na política local não tinha apoiado ninguém senão seu irmão. E não lançou um nome contra tudo e todos porque já se reconhecia fragilizado depois de vinte anos levando Poço Redondo buraco abaixo.
Alguns apaixonados por Frei Enoque não atentaram para o fato de que o nome e a fama não bastam numa política. Com sua liderança fragilizada, restava somente vender os frutos de sua liderança. Mas o seu último fruto está aí administrando lastimosamente o município. O povo parece não ter esquecido que sua caminhada redundou num indescritível fracasso administrativo.
E, infelizmente, Alex pagou o preço dos descalabros dos outros. E também pelo fato de que grande parte da população de Poço Redondo - ainda que apenas murmurasse com medo de represálias - já não suportava mais as mesmas pessoas brincando de poder durante vinte anos. Não só brincando como se lambuzando.
Ademais, os responsáveis pela campanha de Alex parecem não ter considerado a nova configuração do eleitorado poço-redondense. A cidade cresceu muito e não se pode visualizar a maioria apenas pelo que o centro deixa transparecer. Nesta eleição, por exemplo, o Lídia e o São José mostraram onde deve ser o verdadeiro foco de campanha.
Além disso, um fator que vem se repetindo desde muitos anos e que pouco é considerado: o eleitorado natural de Poço Redondo é muito menor do que os votantes que chegaram para fixar moradia. Tais pessoas, se sentindo negadas pela administração, sempre tendem a apoiar aquele que mais se aproxima de sua realidade: o de fora, o forasteiro.
O que vem acontecendo, infelizmente - e fato que tende a aumentar - é a rejeição dos novos habitantes de Poço Redondo por todo aquele candidato que seja autêntico filho da terra. Tal fato sempre aconteceu com Santa Rosa do Ermírio e tende a se alastrar. E quanto mais as administrações relegam suas existências, mas o fosso separatista se expande. E a atual administração municipal prestou-se ao desfavor de ser odiada tanto nos povoados e povoações, e até mesmo nos assentamentos.
Portanto, o bom nome de Alex foi rejeitado por fatores assim. Mas Alex não perdeu nada. A verdadeira derrota foi a do mandonismo, da arrogância do poder, de grupos que subtraíam para si as esperanças do povo e do município. Mas, faz-se, na dor, um tempo novo.
Parabéns aos eleitos. E que Deus ilumine os caminhos de Poço Redondo.

                                                                                                            
Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: