SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Palavra Solta - se eu fosse prefeito



*Rangel Alves da Costa


SE EU FOSSE PREFEITO... Ora, se eu fosse prefeito nem prefeito eu seria. Muito pouco ser chamado de gestor, de administrador municipal, de prefeito, por isso mesmo que exigiria não somente ser visto como rei, como poderoso, como o tal, mas também ser olhado e tratado com reverência e medo. Medo sim, pois eu seria um prefeito mal-educado, arrogante, distanciado principalmente de quem votou em mim. Quem não votou seria meu inimigo mortal e que mereceria perseguição desde a primeira raiz. Alguns do meu agrado eu escolheria para limpar os meus sapatos, para passar lenço em minha baba, para abrir portas e se ajoelhar a qualquer hora que eu mandasse, até sem que eu ordenasse. Já outros teriam a incumbência do fanatismo e da paixonite aguda: defenderiam o meu nome acima de tudo, brigariam com tudo e todos para dizer que fiz absolutamente certo quando agi errado, teriam a incumbência de negar toda mácula que envolvesse o meu nome. Mas isso não significaria ser bajulador ou puxa-saco, mas apenas falta de vergonha mesmo. E muito mais eu faria se eu fosse prefeito. Povo, que povo? Povo que se dane. Passaria pelas ruas apressadamente em carro de vidros fechados, daria ordens para que ninguém pudesse me encontrar. Certamente que eu mandaria abrir um túnel da prefeitura diretamente pra minha casa. Durante quatro anos seria assim. Ademais, se muita gente faz assim por que eu não poderia fazer? Ser prefeito é esquecer o passado, é recolher os braços e mãos um dia estendidos ao eleitor idiota, é fazer de conta que nunca precisou de ninguém para se eleger, é tirar onda da cara daquele que enfrentou fila para votar e acreditando que alguma coisa pudesse mudar. Ser prefeito é fazer de conta que o tempo do mandato é a vida inteira e por isso mesmo se acha dono não só da municipalidade como do mundo. Ai se eu fosse prefeito. Mas Deus me livre!


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: