SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 29 de abril de 2013

A BONECA DE PANO (Crônica)


Rangel Alves da Costa*


Ela simplesmente foi esquecida. Quando os pais, na pressa danada de subir no caminhão pau de arara e seguir adiante sem rumo, gritaram que a menina se apressasse sob pena de ficar ali sozinha, a pequenina correu e acabou esquecendo sua boneca de pano.
O apressamento dos pais tinha razão de ser. Não suportavam mais continuar ali se despedindo daquilo que havia sido toda uma vida. Somente a seca terrível, inclemente, apavorante, para expulsar de seu lar e de seu chão esturricado aqueles que ali cresceram e enraizaram.
Três anos seguidos sem cair chuva de molhar chão, sem se ouvir o ronco do trovão ou avistar o facho do relampejar, sem uma trovoada sequer, havia se tornado impossível continuar sobrevivendo ali. Com tudo seco, sem comida e sem água nem pra gente nem pra bicho, a desvalia tinha batido à porta. E entrado.
Os pais, de olhos fundos e magreza esculpida nos corpos esquálidos, pareciam dois velhos roubando a jovialidade que ainda possuíam. O sofrimento demais, a tristeza também. Ninguém suportava mais não ter o que oferecer à filha como alimento. Ela não chorava, mas nem precisava. O entristecimento a fazia também definhar cada vez mais.
Menina bonita, de pele trigueira, cabelos alongados, olhos castanhos, uma flor. Mas isso noutros tempos, com coisa de dois anos atrás. Continuava bonita, porém sem o olhar fascinante da infância, sem o sorriso espontâneo, sem alegria para quase nada. A fome e a sede entristeciam por dentro e por fora.
A única coisa que ainda fazia a menina sorrir, conversar, mostrar um pouco de alegria e contentamento, era a sua boneca de pano. Como as portas da escola onde estudava estavam fechadas desde que a professorinha enlouqueceu diante da calamitosa situação, passava praticamente o dia inteiro com sua bonequinha.
A boneca de pano tinha história igual aos humanos. Passando de geração a geração, sendo remendada e ajeitada em cada mão que passava, um dia havia sido de sua avó, que presenteou sua mãe e lhe foi repassada como guardiã daquela vida de pano. Apesar do tempo, dos tantos anos que já possuía, continuava bela e autêntica: toda de pano mesmo, com linha como cabelo e bordados para marcar os contornos dos olhos, nariz, boca.
De vez em quando a menina era avistada debaixo do umbuzeiro conversando com sua boneca, que tanto era chamada de filha como amiguinha. Deitava e dormia com ela, quando tinha alguma coisa para comer sempre fingia colocar um bocadinho na sua boca. Não precisava nem casinha, pois com ela vivia pra cima e pra baixo.
Mas um dia o pai avistou, lá embaixo do umbuzeiro, a boneca esquecida num canto e sua filha chorando mais adiante. Correu para ver o que se passava, se sua filha estava com algum problema, e ao se aproximar e perguntar o que ela tinha para estar chorando, simplesmente ouviu: Tô com fome!
Foi a gota d’água. Ou melhor, o momento da corda arrebentar de vez. No mesmo instante decidiu que teria de fechar a porta de casa e seguir com a família pra outro lugar, pra onde o caminhão pau de arara fizesse a última parada e a situação não fosse tão medonha como aquela, na terra seca e sem jeito de sobreviver.
Vendeu o pedacinho de terra que tinha e deixou somente o chão da tapera quase na beira da estrada. Seu sonho era voltar qualquer dia e refazer a vida no mesmo lugar, pois sabia que ia sofrer muito distante dali. Mas não tinha mesmo como ficar. E na outra semana uns dois ou três sacos com tudo o que tinham já estavam colocados na beira da estrada, à espera do caminhão.
Foi quando o carro despontou na curva que os pais apressaram-se a gritar pela menina. Na correria, ela acabou esquecendo sua boneca no umbral da janela. E somente muitas léguas depois se lembrou de sua amiguinha e começou a chorar. Mas já estavam longe demais. E a bonequinha acabou ficando.
Dois dias no umbral da janela sem que ninguém passasse para avistá-la. No terceiro dia, a ventania empurrou a janela e ela foi arremessada para dentro. Caiu bem no quarto de sua amiguinha, por cima da cama de vara e sem colchão. E ali foi ficando. A janela balançando ao sabor do vento e ela ali estirada.
Um dia despertou com o barulho do trovão. Pulou da cama e correu até a janela. Lançou os olhos de boneca adiante e sentiu que trovoada das grandes não demoraria a chegar. Fechou a janela e correu pra debaixo da cama. Tinha medo de trovões. E logo começou a ouvir a chuva forte batendo no telhado.
Quando as paredes desabaram ela ficou debaixo do varal da cama, sem poder sair. E desacordada ficou pelo tempo quem nem imagina. Nem ouviu quando os donos da casa retornaram para, do barro, reerguer a vida. E nem quando a mão de sua amiguinha lhe retirou debaixo da cama encimada de pedaços de telha.
Nem sabia se continuava viva ou se era apenas uma boneca de pano.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

2 comentários:

Mirella S. disse...

Gracias por visitar mi blog. Lamentablemente entiendo poco el portugués y no pude apreciar debidamente tu texto.
Saludos desde Buenos Aires.

PERSEVERÂNÇA disse...

Passando para deixar um abraço fraternal e uma semana de muito sucesso.
Nicinha