SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 2 de abril de 2013

O MENINO E A ÁGUA (Crônica)


Rangel Alves da Costa*


Outro dia, numa de minhas andanças pelo sertão, parei numa casinha para dar boa tarde à família. Gosto de fazer isso com os meus conterrâneos que vivem nos descampados distantes.
Sol de lascar, de queimar o juízo, o tempo parecia tomado de labaredas. Calor terrível, sufocante, desesperador. E não poderia ser diferente.
Época de seca maior, do flagelo em cada canto, da  estiagem devastadora. Carcaças de animais mortos pelas estradas e arredores, plantas acinzentadas e retorcidas, potes vazios, moringas reviradas. A fome se alastrando por todo lugar.
A água que eu levava já havia acabado há muito. E era impensável pedir um copo d’água diante de uma situação daquelas. Na verdade nem sei como aquelas famílias sertanejas faziam para matar a sede.
Cheguei. Chamei. Como sempre fui bem recebido. Duas coisas são logo observáveis em situações assim: o prazer que o humilde sertanejo possui em receber visitante e a primeira frase dizendo que ali é morada de pobre e que não repare na pobreza.
Não reparei em nada, pois gosto de estar ao lado desse povo, dessas pessoas honestas, sinceras, sempre acolhedoras, ainda que se mostrem constrangidas pela difícil situação de sobrevivência.
Mas reparei noutra coisa. Num canto da tapera, com um livro aberto por cima das pernas, estava um menino, filho mais velho da família. Somente de bermuda esfarrapada, descalço, não tirava os olhos do seu livro.
Aproximei-me e perguntei, em tom de brincadeira, o que de tão interessante havia ali que ele não dava nem atenção à nossa conversa. Então ele levantou - menino miúdo, raquítico, magro - e com os olhos brilhando disse que estava aprendendo a ler.
Eu disse que muito bem, que seguisse adiante e logo estaria conhecendo tudo que lhe chegasse às mãos. Perguntei o que estava lendo e ele respondeu que sobre uma coisa bem bonita, bem importante pra todo mundo. E uma coisa que fazia muita falta ali.
Inesperadamente estendeu-me o livro e pediu que eu lesse pra todo mundo ouvir. E imediatamente lancei os olhos sobre a página. Fiquei espantado. Água era a coisa maravilhosa que ele falava. Então li o texto que dizia mais ou menos assim:
“A mesma importância que possui o sangue para o funcionamento do organismo e a sobrevivência do ser humano, bem assim é a água na vida do sertão e do sertanejo.
Verdade é que ninguém vive sem água, nada é produzido na terra sem que ela seja molhada para brotar. E quando ela começa a faltar tudo se transforma em aflição. Daí ser difícil imaginar toda uma região e seu povo sem água no dia a dia.
Assim acontece no sertão, causando terrível sofrimento para todos os seres que nele habitam. A falta de água não causa sofrimento apenas ao homem, ao sertanejo, mas também aos animais e plantas.
A cada estiagem que chega logo os problemas começam a surgir. Sem as chuvas, não demora muito e os tanques e barragens secam, a terra fica sem força para receber semente, o homem se desespera.
E o sertanejo se desespera porque sabe que sem água quase não há vida no seu lugar. Precisa matar a sede da família e dos animais, precisa da água para o banho e para o alimento, precisa da terra molhada para trabalhar e sobreviver.
Sem água, tudo se transforma em dor e sofrimento. Com potes e moringas vazias, com o fundo dos tanques endurecido e tornando lama, com o gado berrante sedento, só lhe resta pedir a Deus para que não demore a mandar trovoada.
Mas como as chuvas demoram a chegar e a cada dia que passa o sofrimento aumenta, chega o instante que a única saída para continuar sobrevivendo é esperar que o carro-pipa forneça algum balde de água barrenta, quase imprópria para o consumo humano.
Quem pode constrói cisternas, mantém reservatórios para guardar por mais tempo as águas de outras chuvas. Mas sendo a maioria empobrecida, dificilmente o sertanejo está suficientemente preparado para enfrentar uma seca mais longa.
Assim, como acontece nos desertos, qualquer gota de água se torna um bem precioso para o sertanejo. Sabe que um copo de água é infinita riqueza para matar a sede do filho pequenino que chora aflito. Sabe o quando é doloroso virar a moringa e não ver descer uma gota sequer.
Daí que a água, para o sertão e o sertanejo, é bem de importância comparável à própria vida. Dela dependem para tudo, para a sobrevivência e para matar a sede. E basta constatar sua importância no olhar do próprio sertanejo depois de dois ou três anos sem qualquer chuvarada.
Apenas as águas dos olhos. Lágrimas de sofrimento”.
Depois da leitura olhei ao redor e as lágrimas do texto, as lágrimas de sofrimento, estavam ali diante do meu olhar. E que sofrimento.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Ana Bailune disse...

Bom dia! Coisas aparentemente tão simples, como a água e a comida, são as mais essenciais. Devemos dar Graças a Deus todos os dias porque, ao abrirmos as nossas torneiras, a água jorra, e quando temos fome, basta-nos abrir a geladeira. Bela postagem!