SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 21 de setembro de 2013

CARTA A ROBERTO ARAÚJO, PREFEITO DE POÇO REDONDO


Rangel Alves da Costa*


Talvez os anos tenham fixado meu olhar apenas naquilo que desejo enxergar, deixando de lado outras paisagens que mereciam ser vistas. Por consequência disso, acostumei-me a desfazer, menosprezar e negativamente criticar, tudo aquilo que via além ou fora do ângulo que desejava avistar.
Do mesmo modo, talvez as mágoas cimentadas no meu peito cheio de descrença pelos absurdos tantos, e sempre frutos de situações que concebi como inaceitáveis para a minha terra, o meu povo e o meu senso de sertanejo, tenham me tornado áspero demais para as novas realidades. Daí tenha passado a ver como algoz todo aquele que tenha o destino de Poço Redondo em suas mãos.
Por que afirmo isso, procuro restabelecer outros olhares e reconhecer como injustos alguns julgamentos que tenho feito até agora? Simplesmente porque decidi acreditar em determinadas pessoas, nas suas possibilidades de realizações, na capacidade que possuem de fazer o que delas se espera. Ou que urgentemente comecem a fazer e reabilitar-se perante o tempo perdido.
Não significa, contudo, que eu esteja reconhecendo o cometimento de erros. De forma alguma. Como próprios do ser humano, os erros são e sempre serão cometidos. Mas talvez tenha errado um pouco mais ao exacerbar as críticas sem, no mesmo passo, afirmar o que desejaria que fosse mudado. O que faço agora com relação ao prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo.
Tenho lido com atenção alguns comentários feitos pelo prefeito Roberto Araújo, quando da publicação de alguns pequenos textos de minha autoria. E, acreditem, tenho me espantado com o que acabo percebendo. Ao menos perante o que escrevo, e ainda que tantas vezes se sinta (e com razão) ofendido, não tenho encontrado nas suas palavras senão alguém aberto ao diálogo e procurando meios para melhorar sua administração.
E é isso que me espanta. Ao invés de esbravejar, de contestar com veemência os aspectos ali abordados, na maioria das vezes - e nas entrelinhas das palavras -, acaba apenas se mostrando ofendido, como se quisesse realmente dizer que não merece, nem ele nem sua administração, ser tão atacado e ultrajado.
E foi assim que agiu ao se mostrar insatisfeito com um artigo de minha autoria publicado no Jornal do Dia, abordando exatamente acerca da UFS no sertão. Não disse que eu estava mentindo, que eu falei absurdo, mas tão somente que eu bem poderia ter escrito o artigo em defesa do município. Poderia ter xingado, dito impropérios, mas não. Apenas reclamou. 
Daí que resolvi comigo mesmo mudar de atitude perante sua pessoa, fato que não garanto perante sua administração. É preciso confiar nas pessoas, ainda mais quando possuem imensas responsabilidades com o destino de um município que vive num eterno pêndulo, entre a pobreza e a força de seu povo, entre a grandeza da terra e o sacrifício para que nela frutifique o melhor.
Desse modo, sem que veja isso como exigência, peço a você Roberto Araújo, que transmita ao prefeito que mora no seu íntimo e que também é você, que considere a possibilidade de algumas realizações em Poço Redondo. Assim como:
1. Que se concretize a ideia de colocar pavimentação asfáltica em algumas ruas e avenidas da sede municipal. Acaso seja muito dispendioso, que ao menos asfalte desde a entrada da cidade, pelo fórum, seguindo pela avenida, contornando a Praça da Matriz, e descendo pela Av. João Rodrigues até a Praça Lampião. Já será um bom início.
2. Por interesse da administração municipal, que desaproprie a casa que fica na esquina da Praça da Matriz com a Rua Dep. Eraldo Lemos (se ainda continua com tal nome). Com a desapropriação e demolição, certamente que haverá sensível melhoria no fluxo de veículos, o local apresentará menos riscos de acidentes e a praça ficará com um visual bem melhor.
3. Reconstrua totalmente a Praça da Matriz, de forma moderna e acolhedora. Cidade que se preza tem na sua praça principal um exemplo de beleza e cuidado. Por consequência, não permita que a praça e arredores sejam transformados em locais de feiras livres.
4. Mude o local da feira das verduras e cereais e transforme aquele local num Complexo Esportivo e de Recreação, com quadra coberta e espaços múltiplos para entretenimento. A juventude ficará muito grata.
5. Mande demolir o antigo mercado da carne e no local, expandindo e aproveitando a pracinha defronte ao Banese, construa uma só praça, de modo que aquele espaço, onde há banco, lotérica e supermercados, tome um aspecto mais agradável e aconchegante para a comunidade.
6. Reurbanize e faça melhorias nas praças, ruas e avenidas, bem como providencie eficiência na limpeza da cidade e no recolhimento de lixo.
7. Tenha como objetivo maior de sua administração a instalação de indústrias e empresas no município. Corra atrás, implore, ofereça incentivos, procure oferecer estrutura suficiente. O povo precisa trabalhar para sobreviver com dignidade.
8. Tenha sempre em mente que o povo está atento e sempre cobrando melhorias nos serviços básicos, como saúde, educação e segurança. E importantíssimo: O desenvolvimento e a qualidade de vida de um município jamais serão alcançados sem saneamento básico, com esgotamento sanitário e outras melhorias essenciais.
Por enquanto é só, e na sede municipal. Mas jamais esquecendo que todos os povoados e rincões do município possuem as mesmas carências e necessidades. E creio que tais reivindicações não são impossíveis de realização por um administrador municipal, principalmente quando este está empenhado em demonstrar sua capacidade administrativa.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com 

Um comentário:

PERSEVERÂNÇA disse...

Feliz sabado!!!
Grande texto, parabéns.
Abraço fraterno
Nicinha
http://felicidadeamorpaixao.blogspot.com.br/