SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 14 de setembro de 2013

RETALHOS SERTANEJOS (AS PEQUENAS COISAS DE UM IMENSO MUNDO)


Rangel Alves da Costa*


A vida e o cotidiano do povo sertanejo possuem uma significação verdadeiramente difícil de ser explicada ao citadino. Dificilmente o sulista irá compreender porque ações tão simples, tão corriqueiras e desprovidas de intencionalidades outras, se tornam na essencialidade da existência de um povo.
Desde o anoitecer ao amanhecer, no percurso do dia e em quase tudo que se faça, o sertanejo vai juntando pedacinhos de coisas, juntando pequenas ações, costurando o simples com a simplicidade, até formar a grande colcha de sua existência. E bordada com as maiores significações. Seja na fé, no alimento, na religiosidade, no fazer cotidiano mais simples, em tudo um jeito diferenciado de graciosa realização.
O preparo de um simples café exige um percurso de adoração. Aprontar o pilão, despejar os grãos, bater demoradamente, ver tudo esfarelado e sentir o negrume do pó depois de peneirado. Ajeitar o fogão de lenha, providenciar o bule, despejar a quantidade certa de água, levar ao fogo por cima do braseiro em chamas. Derramar o pó, mexer, tampar e esperar a fervura. Não demora muito e a moradia e arredores já estão tomados pelo melado negro e aromatizado do saboroso café. E depois é só agradecer a Deus pela dádiva daquele incomparável saborear.
A gestação de um autêntico cuscuz de milho ralado se assemelha a um ato de fé. Primeiro escolher o milho, preferindo as espigas que estejam entre o verdor e a secura, de modo que os caroços não se transformem em papa. Depois colocar o ralo em cima do banquinho apropriado e então começar o vai e vem com a espiga, sentindo que o farelo amarelado vai se juntando abaixo do ralo. Quando o milho ralado já é suficiente para encher um cuscuzeiro grande, então tudo é cuidadosamente colocado no utensílio, coberto com pano limpo e colocado no fogão de lenha. Uns cinco minutos depois e uma névoa cheirosa desponta do pano, vai subindo pelos ares e toda a vizinhança fica sabendo que ali vai ser apreciada comida sem igual no sertão.
O cuscuz de milho ralado fica melhor ainda se for acompanhado de ovos de galinha de capoeira. Não há nada melhor no mundo, segundo afirmam meus conterrâneos. E tenho prova disso, pois várias vezes já repeti o prato e ainda fiquei com uma vontade danada. Gulodice sim, mas justificada, e pelas razões já expostas. Mas até o preparo dos ovos exige um procedimento todo especial. Ovos de galinha de quintal, de capoeira, dos terrenos pelos arredores. Logo cedinho dá-se o seu recolhimento e a colocação das preciosidades numa cesta acima da mesa da cozinha, e próximo às panelas, pois sempre mais fácil lançar mão de dois ou três quando na presença de cuscuz, de feijão de corda verde ou de macaxeira ou inhame.
Também não é raro o preparo de doces, cocadas e outras guloseimas deliciosas. Tudo parecendo abençoado pelos deuses sertanejos, pois inegável a festa dos olhos diante daquelas cores e sabores. Doce de leite com bola, deixando o leite açucarado, temperado com cravo da índia e cascas de limão, ferver à vontade. Pela quantidade de ovos é que se tem o tamanho das bolas. Quando as nuvens açucaradas tomam um amarelo mais forte e a calda engrossa, então já está no ponto, como se diz por lá. O doce de coco, talvez por ser muito trabalhoso, pois exige não só o coco ralado como também leite de vaca e até ovos, acaba valorizado e apreciado mais ainda.
Sem falar na verdadeira trabalheira que dá o preparo da cocada de frade, pois exige não só a retirada de todos aqueles espinhos, a remoção da casca grossa verdosa até a obtenção da polpa esbranquiçada, para somente depois proceder como uma cocada normal, inclusive com seus ingredientes. E ainda os bolos, o queijo de coalho, a coalhada, o melão do mato batido no garfo. E que Deus grandioso esse Deus sertanejo, que colocou a maestria no preparo dos melhores pratos naquelas mãos rudes e tão sábias.
Quem quiser comprovar o que digo faça o favor de ir até o sertão e procurar saber em qual cozinha está sendo preparado um sarapatel, uma buchada, uma feijoada matuta, uma carne assada, um cozido com verdura, uma galinha caipira, um capão de mulher parida. Infelizmente não há mais cozinheiras de feira como Jarde de João Lameu. Duvido alguém preparar uma panelada de fígado ou de carne de gado como ela fazia. Logo cedinho, com tudo fresquinho, e o seu pequeno ambiente já tomado de sertanejos se empanturrando com tantas fervuras encantadoras.
Contudo, não há rotina mais fascinante que aquela onde toda a fé sertaneja é demonstrada. O benzimento na chegada e na saída, o respeito pelos retratos santos logo à entrada da casa, o coração comovido e devotado diante do oratório, o pequeno livreto santo aberto em cima de um móvel, as fitas dos santos e imagens sacras guardando os ambientes. A fé e a religiosidade desde o primeiro instante do dia, as preces e orações, a divina gratidão por tudo que a vida oferece. Somente o sertanejo para ser assim, grato e devotado demais até mesmo no sofrimento, pois a crença que o dia seguinte será sempre melhor.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com  

Nenhum comentário: