SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 2 de maio de 2016

NOITES NA TAVERNA


*Rangel Alves da Costa


O título faz lembrar um instante áureo do romantismo brasileiro. Com efeito, há uma obra de Álvares de Azevedo (1831-1852) intitulada Noite na Taverna (publicação póstuma em 1855), mas não noites, como acima consignado. De resto, o que aproxima o presente texto do enredo daquele romance diz respeito ao mundo noturno e as solidões fingidas nas tavernas da noite, nos botecos e botequins da vida.
Noites na taverna sintetizam o saudosismo e a nostalgia. Algo muito parecido com as noites nos cabarés famosos, nas idas ao encontro de falsas francesas e louras tingidas implorando mais um gole de rum. Ambientações sempre animadas, festivas, mas sempre escondendo dores e sofrimentos, angústias e aflições, pois ali também redutos de curas de males do coração e dos sentimentos.
A realidade atual não mais permite a boemia, a vivência noturna enquanto prazer. A violência e o medo afastam das ruas os noctívagos, os poetas das noites, os apaixonados, os errantes aventureiros e todos aqueles com ânsia de balcão, de tragos, de companhias passageiras. Tornou-se impraticável caminhar debaixo da lua em direção à mesa de bar ou de ambientações cheirando a limão e mulheres de perfume barato.
A vida boêmia perdeu seu espaço social, seu fundamento de prazer e sua poesia noturna. Há de se observar, contudo, que o viver boêmio já possuiu status de grande importância. Muitos artistas, poetas, intelectuais e escritores, faziam das noites nas tavernas suas principais ambientações de convívio com pessoas de iguais talentos.
Reunidos em mesas, de gravatas afrouxadas, cigarros entre os dedos e copos sempre à boca, tornavam botecos e bares em ambientes verdadeiramente produtivos. Não somente as discussões relevantes sobre os temas mais profundos, mas também a criatividade aflorando a cada novo gole. Muitas canções famosas nasceram em mesas de bares, nas madrugadas etílicas e insones.
Horas que começavam já noite alta e avançavam pelas madrugadas. Ou mesmo após o expediente e sem hora certa para beber o último gole e cambalear pelas ruas. Ambientes escurecidos, balcões de bancos altos, mesas de bancos baixos, ora a música ora a discussão, ora a prostituta flertando mais uma dose ora o batom avermelhado sujando a gola da camisa branca. Enquanto as ruas adormeciam, silenciavam, lá dentro nada tinha hora para adormecer, para dizer que havia chegado ao fim.
Poemas existem que fazem recordar tais ambientações. A poetisa portuguesa Florbela Espanca foi mestra na descrição das tavernas, das noites apaixonadas pelos bares da vida, das paixões que afloravam após o noturno e se embebia do álcool e do fumo. Alguns poemas remetem aos cigarros nas mãos, às fumaças tomando os ambientes, aos copos cheios e vazios, aos olhos avermelhados da bebida e da lágrima. “Fumo leve que foge entre os meus dedos...”, diz Florbela.
Os retratos ainda mostram Vinícius de Moraes, Paulo Mendes Campos e tantos outros renomados escritores, sentados às mesas das tavernas de seus tempos. O cronista João do Rio, ele próprio um inveterado boêmio e homem da noite, descreve o Rio de Janeiro antigo a partir das ambientações noturnas. Considerado repórter maldito da noite carioca, trouxe ao conhecimento de todos aqueles personagens surgidos no mundo encantado e perigoso dos bares, dos prostíbulos, dos escondidos debaixo da lua.
Ao som de um bolero antigo, os olhos turvos se comprimem para não chorar. Está ali precisamente para esquecer as dores de amor. Mas dose após dose, música após música, é como se os retratos amorosos estivessem sob a mesa. Mas não vai chorar. Enquanto se serve de mais um trago, lhe chega uma loura tingida com falso perfume francês. Não quer pagar por “amor”, apenas beber e mais beber, até que o banco da praça acolha sua solidão. E defronte à janela onde seu amor impossível se entrega aos braços de outro.
Após as tavernas fecharam as portas, somente as ruas como mesas e bancos. Um vai seguindo de garrafa à mão, enquanto outro tenta se segurar numa estátua para declamar o poema do noctívago errante: “Eis a noite e seus caminhos, com suas flores e seus espinhos, uma lua que ilumina o coração, mas o desamor e a saudade que tornam tudo em escuridão...”. E assim vai a madrugada, ébria, cambaleante, procurando um lugar qualquer para repousar. Dali a instantes já será manhã. E noite quando da taverna ecoar o bolero.
Não sou do tempo das noites nas tavernas, mas sou do tempo de mesas de bares aconchegantes. O Joia, o Gosto Gostoso, o Mahalo e alguns outros. Bons amigos cultivei assim, entre tragos e palavras tortas. Um tempo bom. Uma verdadeira poesia no tempo.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: