SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 1 de julho de 2016

É TUDO MENTIRA


*Rangel Alves da Costa


O governante eleito que após assumir começa a choramingar e dizer que está de pires à mão. É tudo mentira. Ora, ninguém gasta fortunas, rios de dinheiro, para abocanhar uma prefeitura quebrada ou um governo falido. Ninguém promete e se compromete tanto, acorda até o impossível de realizar, para assumir o que nada tem. O problema é a tal da sede ao pote. Quer logo beber da doce água, mas como a gestão passada deixou o pote sem fundo, então é um chororô de não acabar mais. Depois acostumam a chorar somente quando surgem as cobranças, e nos escondidos festejam alegres.
Dizer que Virgulino Lampião foi envenenado ou que saiu ileso da chacina de 38, na Gruta do Angico, e morreu já envelhecido pelas bandas das Minas Gerais. É tudo mentira. Não só morreu o cangaceiro-mor como mais dez do bando, incluindo sua Maria, a bonita. Os tiros foram certeiros, as cabeças foram expostas, o comandante da volante detalhou como cercou o coito e como deu cabo ao Capitão e parte de seu bando. Aparecer com conversa fiada é conspirar contra a história e negar as realidades dos fatos. Foi no Angico que o cangaço teve fim, ainda que Corisco só tenha sido emboscado dois anos depois.
As juras e promessas no namoro, no compromisso, no noivado e principalmente na celebração do casamento. É tudo mentira. Nem mesmo o sacristão acredita naquelas repetidas e sempre descumpridas palavras: prometo ser fiel, amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe. Raramente há um convívio conjugal onde haja mútua fidelidade, amor recíproco, comunhão de vidas. No passo da modernidade, onde as permissividades mundanas destroem lares e casamentos, o por toda a vida, até que a morte separe, torna-se cada vez mais difícil de ser sustentado.
A leitura dos evangelhos e a constante visita à igreja e aos cultos sacros são portais suficientes à salvação. É tudo mentira. De nada vale ler e reler cada linha do texto bíblico, tudo aprender e decorar, mas pouco ou quase nada praticar. Nenhuma valia terá a permanência num templo sagrado se o coração não se mostra revestido do divino verbo. A salvação será fruto da obediência aos ensinamentos e do fiel compromisso aos desejos de Deus. E ser obediente, para fins de salvação, é também se manter a salvo dos rotineiros pecados e das tentações da boca, do coração e do pensamento.
A mentira tem pernas curtas, diz o ditado. Mas tudo mentira. Tamanho é o alcance das pernas da mentira que quando alcançadas e desmascaradas já chegaram a distâncias inimagináveis e provocaram danos irreparáveis. Mesmo que sejam alcançadas na próxima esquina, ainda assim seu sopro mentiroso já alcançou quarteirões, já foi modificado para pior, já se tornou muito difícil de ser desacreditado. Assim por que a mentira não tem pernas, e sim uma boca faminta por espalhar inverdades e desonrar qualquer um. Age como uma flecha que parte fininha, silente, mas que vai provocando estragos por todo o percurso.
Moça nova, bonita e carinhosa, de repente dizer que está perdidamente apaixonada por um velho, sendo este rico e gastador. É tudo mentira. E deslavada mentira. Moça nova que age assim, repentinamente tomada de amores por um homem de idade já muito avançada, o tal cupido pode ter outra denominação: esperteza, golpe do baú, vileza, maquinação, surrupiamento. O mais instigante é que em tais relações, o que a mulher mais deseja é logo casar de papel passado, com comunhão universal de bens, e contrair núpcias em igreja lotada para que todos vejam “quanto amor ela nutre por aquele bondoso homem”. A intenção maior todo mundo já sabe: que ele bata logo as botas e ela fique zanzando por aí, no luxo e no festim.
Colocar o que tem à venda e depois da venda entregar todo o ganho ao pastor, pois tudo retornará em dobro e muito mais. É tudo mentira.  Nenhum ensinamento sagrado diz que o fruto da luta do homem deverá ser revertido a outro homem, senão para o sustento daquele que lutou para alcançar a colheita. Uma vez entregue, a pobreza se abaterá de tal forma que logo chamará como companhia a desesperança, a descrença, a loucura. E não adiantará se ajoelhar aos pés do espertalhão, pois este sempre dirá que a doação pela fé é poupança feita para o reino eterno.
Assim, muito do que se diz e se faz, e aparenta verdade, não passa de mentira. A própria verdade pode se transformar em descrença pela mentira. Em meio a tantas crenças em incertezas, pouco resta ao homem sabe discernir no que acreditar. Ou talvez fazer do pessimismo uma forma de avistar as coisas e os fenômenos pelas suas fragilidades. Ou ainda ser descrente igual a Tomé, tendo que ver para crer. E ainda assim acreditar somente naquilo que não pode ser negado.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: