SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 30 de setembro de 2016

MEU CANDIDATO (JUSTIFICANDO A ESCOLHA)


*Rangel Alves da Costa


Minhas mágoas com relação à atual administração municipal de Poço Redondo, no sertão sergipano, não se confundem com o que sinto com relação a Alex. E é no sentido da grande transformação que tanto passei a confiar neste filho da terra, neste jovem candidato.
Os mais velhos certamente sabem que Alex é filho de um dos mais honrados políticos da história de Poço Redondo. Vadinho de Mané Joaquim, como era chamado, por diversas vezes dignificou a Câmara de Vereadores e a vida política do município. A palavra e a seriedade eram características marcantes desse sertanejo. E o filho jamais deixou de ter tais heranças.
Alex é, pois, herdeiro dessa honradez, dessa dignidade, desse comprometimento com a palavra. Além disso, Alex é também filho de Maria de Fátima, ou Fátima de Conceição de Timbé, como os mais velhos também a conhecem. Vadinho, seu pai, já nos deixou, mas sua mãe continua entre nós e certamente exigindo do filho aqueles tão preciosos aprendizados deixados pelo pai.
Então, por que não confiar em Alex? Alex é de imensa raiz familiar, num brotar sertanejo que envolve os Marques, os Feitosa, os Santana, os Alves, os Costa, os Joaquim, os Lucas, os Sousa e muito mais, em toda uma linhagem sertaneja. Ora, então Alex não é nenhum desconhecido, não é nenhum aventureiro, não é um mero candidato surgido ao acaso. É, sim, nome que dignifica todo o Poço Redondo. Que se aviste sua origem familiar.
E, pessoalmente, quem é Alex? Um moço simples, pai de família, humilde, aquele mesmo que nunca mudou o seu jeito de ser, nem antes nem depois que se tornou vereador. Aquele mesmo Alex receptivo e amigo de todos, seguindo seus caminhos e fazendo sua campanha com chinelos arrastados nos pés.
Nem mesmo quando era considerado craque de bola, Alex jamais se arvorou de ser melhor que qualquer outro. Amou jogar bola como amou seu mundo sertanejo, procurando no esporte um futuro melhor para os seus conterrâneos. Jamais conseguiu realizar no esporte tudo o que desejava porque as condições não permitiam: não era prefeito.
Mas agora, na condição de candidato, Alex continua com a mesma vontade de fazer o melhor para a juventude poço-redondense e os seus demais conterrâneos? Olhem no olho de Alex, olhem na feição de Alex, sintam Alex, e vejam nele espelhadas a grande e verdadeira transformação de Poço Redondo.
Alex não é só candidato não. Alex já é o compromisso firmado com toda a população de Poço Redondo. Em Alex é como se um grito estivesse preso e pronto para bradar, é como se um desejo imenso estivesse em suas mãos e pronto para ser realizado. Gritar o que, realizar o que? Apenas dizer: “Retribuirei com trabalho e honradez o que pelo povo me foi confiado!”.
Confessarei uma coisa. Não faz muito tempo que Alex foi sozinho ao Memorial e lá, numa mesa com um de frente ao outro, ele me revelou que gostaria muito que, se eleito, eu o ajudasse a administrar o município, de modo que pudesse oferecer a grandeza que Poço Redondo tanto merece. E acrescentou que não somente a minha ajuda como de todo aquele que estivesse irmanado com um futuro melhor para todos.
Mas ali à mesa do Memorial não estava o Alex político ou candidato, mas o verdadeiro Alex. E o que estava ali, e juro por Deus, era um moço simples, humilde, expressando uma verdade que eu jamais conhecera: “Meu compromisso é com o bem de Poço Redondo, serei prefeito do povo de Poço Redondo, de todo o povo de Poço Redondo. Minha administração não será de partido nem de grupo político, mas unicamente de Poço Redondo, pois o melhor a ele quero oferecer”.
Dependendo de mim, Alex, mesmo sem qualquer vínculo com a prefeitura, Poço Redondo vai ter cultura, vai ter história, vai ter praças bonitas, vai honrar suas tradições. Se depender de mim, Alex, a todo instante estarei no seu ouvido ou beliscando no seu braço para dizer que faça, que faça, que faça... Que olhe com especial atenção a saúde, a educação, a infraestrutura, tudo aquele que permita ao povo viver com a dignidade tão merecida.
Por isso confio em você, Alex. Confio nesse moço, nesse jovem, nesse menino. Confio no filho de Vadinho e Maria de Fátima, confio neste cuja história e raízes familiares precisam ser confiadas. E será um Poço Redondo retomando sua grandeza através de um filho.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: