SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 15 de setembro de 2016

OLHARES E RETRATOS


*Rangel Alves da Costa


Como os olhos avistam os retratos que amam? Como os olhares enfrentam as saudades emolduradas em fotografias? Como os olhos reagem ao sentirem que também estão sendo olhados por quem sorri na fotografia?
Como os olhares se esforçam para não embaçar, de lágrimas e aflições, os vidros amarelados por cima dos retratos antigos na parede? Como os olhos permanecem após os reencontros, palavras silenciosas e diálogos do coração? Como conhecer a relação amorosa e angustiante entre os olhares e os retratos?
Não é fácil gostar, amar, aprender a conviver, fazer do convívio até uma necessidade, e depois ter de dar adeus. E, além do eterno sentir, também a presença avistada nos álbuns, nos porta-retratos, nos retratos na parede. Então vem um desejo incontido de ouvir a voz, de abraçar, de beijar, de dizer como é bom sentir a sua presença. Mas...
Mas nada mais é possível, senão fazer da lembrança uma forma de jamais se distanciar, senão fazer da recordação um doloroso convívio, senão fazer da saudade a proximidade máxima que se possa ter. Queria tudo reviver, queria novamente compartilhar, dizer de mais amor, dizer tudo aquilo que o tempo não permitiu, mas só tem o retrato diante si.
Um retrato na parede não é somente um retrato na parede. Assim também com aquelas velhas fotografias nos álbuns, porta-retratos e penteadeiras. Mesmo a pessoa fotografada estando presente, ainda assim muito do retratado acaba despertando sentimentos que vão além das alegrias. O próprio tempo, e com ele a idade, faz com que os retratos espelhem outras vivências, faces e feições, que as cicatrizes insistem em modificar.
A criança alegre, sorridente, de cabelo bem penteado, e agora uma face enrugada e de olhar profundamente tristonho. Uma família reunida, todos bem vestidos, em pose diplomática, mas então se percebe o quanto dali já não existe mais. E não existe pelos adeuses inesperados, pelas dolorosas despedidas, pelos caminhos trilhados ao além. Depois de tanto e de tantas ausências, avistar uma fotografia assim não é todo olhar que suporta. Os rios, as enxurradas, os oceanos infindos.
Uma casa e suas paredes. Um álbum e suas memórias. Um velho baú e seus escondidos. Um olhar que se modifica a cada encontro assim. A saudade é sentida, a lembrança revivida, mas a pessoa caminha de canto a outro sem o chamado à dor. Contudo, basta que olhe para o retrato antigo, em preto e branco, emoldurado, ou mesmo colorido e mais recente, e tudo se põe num limite insuportável. Não quer sofrer, mas não pode se afastar do retrato. Não quer chorar, mas o retrato lhe estende um lenço.
Mas nem toda pessoa emerge sentimento perante uma fotografia. Os retratos nada significam perante aqueles que não dignificam as presenças. Não sente saudade aquele que pouco se importou com o convívio, que não amou, que não cultivou a semente maior de ser um ser noutro ser. Será preciso sensibilidade, reconhecimento da importância, como se fosse uma parte de si que ali também está retratada. E não deixa de assim ser. O amor enraíza na alma. E para a eternidade ainda se colhe desse fruto imorredouro.
Minhas fotografias estão na parede e no coração. Meus olhos jamais se cansam de avistá-las, e também de sofrer e chorar. Não nego o sofrimento que sofro, o padecimento que padeço, a aflição que me invade. Não apenas sentimento ou sensibilidade, mas, e muito mais, a certeza de que também ali estou. Ou de que ali também sou eu. E disso não posso duvidar. Os meus olhos de agora serão, mais tarde, amanhã ou depois, outros olhares que para aquela mesma parede se voltarão.
E para a minha fotografia!


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: