SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 11 de julho de 2018

SOBRE AMORES DESFEITOS E VENTANIAS



*Rangel Alves da Costa


As separações, os adeuses, as brigas, as despedidas, os términos e as desavenças, jamais serão um tanto faz. Ao menos para aqueles que, mesmo fragilizados, nutriam algum sentimento.
Quando o laço é desfeito e cada um tem que tomar outro rumo, logicamente que vai levando consigo a dor, a angústia, a aflição e, quem sabe, já a saudade de um distanciamento tão recente.
Mentira - e absoluta mentira - de quem disser que um rompimento nada provoca, ou, como tentam fingir, apenas abre caminho para uma nova vida, para um renascimento. Não é assim não.
Toda despedida vem acompanhada de um doloroso processo de refazimento do próprio ser. Ora, o amor não é brincadeira, o compartilhamento de sentimentos não é um simples joguete, as relações não são tão fugazes assim que provoquem um tanto faz após o seu término ou até o mero distanciamento.
Quem ama não desama quando o outro dá as costas, quem ama não desapega no instante seguinte ao afastamento, quem ama não inventa “outro amor” apenas para dizer que está bem.
Quem ama, ama. Quem ama permanece amando até que as chamas do impossível amor vão se apagando e em cinzas se transformem de vez. E não de modo tão fácil como se imagina.
Mas, como dito, tudo a partir de um doloroso processo de refazimento da alma, do espírito, de todo o ser. Processo este que envolve tristeza, que chama a lágrima, que traz a saudade.
E não é covardia ou fraqueza mostrar que as sombras daquele adeus ainda permanecem. Não é covardia fazer aflorar os sentimentos e até de modo mais visível que o jamais feito no passado.
Feio é fingir, inaceitável é dizer que está bem melhor sem o outro, inadmissível é, como dito, “inventar alguém” para fingir estar amando e dizer que já deu a volta por cima. Mas nem todo mundo é assim.
Muita gente vive mesmo no e do tanto faz. O amor é feira, o sentimento é banal, o coração é sem janela ou porta. Eu sou daqueles que pensa muito diferente. Eu sou daqueles que trata o amor com o respeito que o amor exige.
Como diz a música, se é pra chorar eu choro, se é pra sofrer eu sofro, se é para sentir saudades eu não meço distância. Tudo por um amor que, ao invés de fingido, sempre vale a pena ser amado, mesmo depois do distanciamento.
Do contrário, qual a valia de tudo aquilo já vivido ao lado do outro? Por fim, é bom lembrar que todo coração de pedra não passa de um lenço aberto esperando ser molhado de lágrimas.


Escritor
blograngel-sertão.blogspot.com

Nenhum comentário: