SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 31 de maio de 2020

A PEDRA DE BONSUCESSO: LENDÁRIA E PERIGOSA



*Rangel Alves da Costa


Bonsucesso é uma povoação ribeirinha, às margens do Rio São Francisco, no sertão sergipano do município de Poço Redondo. Povoação singela, convidativa, com banho de rio que é um verdadeiro maravilhamento da vida.
A povoação é reconhecida pela religiosidade de seu povo, pelas raízes culturais que permanecem vivas e pelo senso de preservação de sua comunidade. Mas também muito conhecida por uma pedra existente ao largo de uma de suas ruas, cujo estranho magnetismo já vem, desde muito, provocando todo tipo de histórias.
Os mais velhos dizem que é apenas uma pedra normal, sem causar efeito algum em quem nela se sentar, mas outros foram disseminando uma lenda muito diferente. Segundo estes, de normal a pedra não tem nada. E dizem mais: comprovada está a boiolice de muitos que nela já sentaram.
Certamente que mais uma história criada para dar fama ao lugarejo, até para atrair turistas, mas, de um jeito ou de outro, a verdade é a Pedra de Bonsucesso se tornou não só famosa como lendária.
 Pedra esta que já ganhou fama mundial pelo seu poder de transformação de instintos humanos. Com efeito, diz a lenda que todo aquele que sentar na pedra começa logo a sentir “certas diferenças” no seu íntimo. O homem passa a desmunhecar, a mulher passe a ter vontade de usar botina 44.
Diz ainda a lenda que muita gente já saiu de Bonsucesso exatamente pela força de atração da pedra, que com seu misterioso e fascinante poder, era como se chamasse a pessoa para nela sentar. Então, para evitar uma “sentadinha” e depois se acostumar com a transformação, a pessoa preferia deixar o lugar.
Ontem, um morador da povoação ribeirinha me confessou algo ainda mais instigante. Disse-me o beiradeiro que muitos pais não permitem de jeito nenhum que seus filhos brinquem ao redor ou se aproximem da pedra. Os motivos são óbvios.
Disse-me ainda que a pedra era bem maior, grande mesmo, mas foram quebrando aos poucos por medo que acontecesse o pior: que todo mundo que passasse adiante sentisse seus estranhos e misteriosos efeitos, sentisse a força transformadora da danada e perigosa.
Hoje, o que dela resta serve apenas para sentar. Mas é na sentada onde mora o perigo. Também estranho é que muitos jovens de outros lugares, até de outros estados, visitem Bonsucesso exclusivamente para sentar na pedra.
Estranho, muito estranho esse desejo pela “sentadinha”, mas dizem que fazem até fila.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: