SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 29 de maio de 2013

UM CAMINHO DE ANTIGAMENTE (Crônica)


Rangel Alves da Costa*


São muitas as estradas, muitos os caminhos, muitas as veredas. De canto a outro e o passo querendo seguir, cortar poeira, experimentar as pedras e os espinhos. Mas também realizar, encontrar ou reencontrar aquilo que contenta a alma e alegra o espírito.
Abrir a porta de casa e sair não é tarefa fácil como se pensa. Os labirintos são muitos e os inimigos estão à espreita. Há uma curva na estrada e uma ventania que sopra incessantemente. Contudo, o passo que segue o coração não há que temer os percalços. Adiante se vai porque tem de chegar.
E segue cantando a cantiga de um tempo cheio de alegria e felicidade. Porque noutros caminhos, noutras estradas que ficaram atrás, caminhava um povo festejando a bonança da existência e a glória na realização, por mais árdua que fosse. Um povo bom e respeitoso, amigo e encorajado na vida.
Pelo caminho por onde seguiu meu passado também quero seguir. O passo de meu ancestral, da minha linhagem e veia, preciso seguir. Como não posso retornar e retomar aquele passo primeiro, não posso abrir a mesma cancela de um tempo ido, faço do que tenho agora o início da mais bela das caminhadas.
Como fizeram ontem, também faço hoje. Meu caminho não se faz senão no passo da nostalgia, do reencontro com as coisas belas e significativas da vida. Eis que por todo lugar há um lugar pra chegar, e neste o prazer de expressar os sentimentos mais puros e sublimes.
Vou pro mato, vou caçar araçá maduro. Dizem que hoje quase não existe mais, mas hei de encontrá-lo escondido, se ocultando de tudo por medo da humana devastação. E direi que só quero uma mão cheia do seu pequenino e precioso fruto, certamente o mais delicioso de toda a natureza. Eis que o pai do meu bisavô tinha um pé de araçá na varanda.
Vou sair ao entardecer, vou caminhar pelas ruas do meu sertão. De calçada em calçada, de rua em rua, debaixo de pé de pau, como é bom cumprimentar o amigo e perguntar como vai, desejar um mundo de felicidade. Dar a benção aos mais velhos, ouvir seu dedo de prosa, considerar a sua boa lição. A mãe de minha avó fazia assim, tinha prazer em ser assim.
Vou caminhar sem destino, seguir além da cidade, passar pelas malhadas, capoeiras e descampados, acenando pra um e outro na sua janela, proseando com quem encontrar, conversando sozinho, mas principalmente com as pedras e os passarinhos. Já não se caminha assim, dificilmente alguém se dispõe a caminhar por aí, beber da fonte da natureza, ser uma cor na imensa paisagem. Meu avô todo dia fazia seu caminho na natureza.
Vou visitar um amigo, fazê-lo surpreendido com minha presença. Tudo tão perto e sempre distante, erroneamente deixando que o tempo e outros afazeres se intrometam na essencialidade da vida e acabem afastando as pessoas boas, os bons e cordiais conterrâneos. Preciso saber como vai, como tem passado, como está a saúde, a família, a vida. A mesma alegria que sentirá seria a minha ao toque da porta. Assim também fez aquele que veio atrás de mim, num tempo muito distante.
Vou alegrar o espírito, preciso alegrar a alma. Tenho de saber onde há um leilão daqueles feitos por Alzira antigamente, com bolo, canjica, galinha assada, garrafa de aguardente, e tudo no quem dá mais. Ouvir o toque do zabumba, a cadência do pandeiro, o trinado melodioso do fole de oito baixos. E pela sala de reboco a sertanejada em festa, numa suadeira animada, na saia que roda feliz. Assim brincaram os meus passados, e também quero participar dessa festa.
Vou acordar bem cedinho, até antes disso, pois ainda na madrugada. Quando o galo cantar já estarei de xícara à mão para o gole de café. Depois vou caminhar pelo silêncio matinal e sentir como a vida renasce a cada dia. E logo alguém vai abrir uma porta, a comadre vai varrer a calçada, o menino passar com gaiola de passarinho. E pelo ar o cheiro gostoso do café torrado, do milho ralado, de toda delícia. Assim fazia minha bisavó, minha avó, minha mãe. Hoje não posso deixar de fazer.
Verdade é que as pessoas precisam acompanhar os passos da realidade e viver, mas não podem esquecer a essência do ser. E ser o hoje sem perder a memória, a bela nostalgia da existência, rebuscando o melhor da essência passada, para ser moderno e eterno.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com    

Nenhum comentário: