SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

AS ILUSÕES (E MAIS DE MIL PALHAÇOS NO SALÃO)


Rangel Alves da Costa*


Quarta-feira de cinzas, mas ainda a reflexão. A vida é uma tragédia travestida em comédia, já dizia o personagem ao descerrar as cortinas. Mas antes já havia afirmado que o drama e o sofrimento se escondem por trás das máscaras para dar lugar às ilusões e fantasias. Vivem-se, como neste período de carnaval e durante o ano inteiro, num mundo entremeado de pierrôs, arlequins e colombinas, e também com mais de mil palhaços no salão, como diz a letra da antiga marchinha momesca.
Ora, nada mais que o entorpecimento de multidões, que o inebriamento de pessoas e mais pessoas que se entrelaçam para viver ilusões e fantasias à beira do precipício. Ali no alto, no instante maior da ilusão, sequer se preocupa em se firmar perante a falsa realidade. E assim faz do fingimento - ou do pleno conhecimento que a outra face da vida se expõe em tragédia - uma forma de fugir do cotidiano sem máscaras. E sem disfarce não há como suportar o espelho diante da face.
O carnaval tem realmente o poder de vivificar realidades inexistentes ou dissimular as tragédias tão conhecidas e enfrentadas no dia a dia. Há de se imaginar como dias de fuga, de desprendimento das correntes que atormentam. Há de se imaginar a festa momesca como uma forjada libertação dos laços que aprisionam e torturam o ser. É como se dissesse que durante aqueles dias não haverá preocupação com conta a pagar, com o aumento disso e daquilo, com as manhãs que já chegam com um tedioso sol. Ou se imagina assim ou apenas procura se esconder daquilo que não pode fugir.
A bebida, a dança, a alegria, o contagiamento, nada disso tem poder de transformar a realidade vindoura, quando já se estará em outro carnaval. Um carnaval sem máscaras, sem arlequins, pierrôs, arlequins ou foliões, mas de pessoas adornadas apenas pelo espanto dos dias. Um que não tem emprego, outro que não consegue marcar consulta para fazer tratamento, e ainda outro e mais outro que vai sendo vitimado pela violência, pelas atrocidades ainda maiores dos governantes, pelas dificuldades em tudo e por todo lugar.
Este será o carnaval após a quarta-feira de cinzas. E este o carnaval antes que os clarins anunciassem os festejos. Mas depois do toque tudo parece se transformar. Parece a vida em mil maravilhas, parece um mundo de paz e alegria, tudo se afeiçoa a um viver sem nada faltar. E assim porque somente sorrisos, exaltações, excessos de contentamento. E assim até que o último clarim silencia. Depois disso nada mais a fazer senão reencontrar-se perante a outra a realidade. E nesta suportar a outra face da comédia carnavalesca: a tragédia.
Mas antes disso, quanto riso, quanta alegria, quantos confetes e serpentinas emoldurando a tragédia disfarçada em comédia, em festa, em diversão. O pão que cabe ao povo num circo onde os palhaços são os próprios foliões. Ou a gente pintada, disfarçada de contentamento, por medo que a realidade da vida faça descer na face o pranto do desespero. E a música chama ao deleite, a dança chama ao distanciamento, o canto chama ao fingimento. E já não são mil, mas milhões de palhaços forjando seu próprio riso.
Uma gente sem dinheiro para o aluguel e, sem perceber a beira do abismo em que se sustenta, alegremente entoando a canção de sua verdadeira realidade: “Daqui não saio, daqui ninguém me tira, daqui não saio, daqui ninguém me tira. Onde é que eu vou morar? O senhor tem paciência de esperar! Inda mais com quatro filhos, onde é que vou parar?...”. E também sem recordar as noites insones, a despensa sem quilo de arroz ou feijão, a geladeira sem nada por dentro. Mas é preciso cantar, é preciso brincar, eis que o momento chama a viver ilusões.
Sabe que não tem dinheiro sobrando, sabe que não tem tostão para nada, sabe que necessita de dinheiro para cumprir ao menos metade dos tantos compromissos já atrasados, mas ainda assim toma emprestado para alimentar as ilusões e também porque tem de se fartar segundo a cantiga: “As águas vão rolar, garrafa cheia eu não quero ver sobrar, eu passo a mão na saca, saca, saca-rolha. E bebo até me afogar, deixa as águas rolar...”. E assim vai tomando todas, juntando disfarce ao disfarce, e já não sendo nem a máscara nem a fantasia, mas apenas a ébria ilusão.
E o outro folião, que já não deve satisfação nem a si mesmo nem ao destino, e faz da festa a realidade que tanto desejava ter no dia a dia, logo esbraveja em coro: “Pode me faltar tudo na vida, arroz feijão e pão, pode me faltar manteiga e tudo mais não faz falta não. Pode me faltar o amor, e isto até acho graça, só não quero que me falte a danada da cachaça”. E a bebida desce-lhe a garganta como se fosse o alimento de toda a vida. E sobe aos céus, plana no ar, esvoaça como folha morta que ainda imagina viver.
Assim o carnaval e suas ilusões. A comédia da vida como fuga à tragédia. Fantasias em pierrôs que choram no dia a dia.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: