SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 7 de fevereiro de 2016

“DEUS ESTÁ AQUI NESTE MOMENTO...”


Rangel Alves da Costa*


O titulo acima, “Deus está aqui neste momento”, faz parte da letra da canção “Noites Traiçoeiras”, que fez imenso sucesso na voz do Padre Marcelo Rossi. Desde o título à maioria dos versos que compõem a letra, logo se pressente um misto de tristeza e aflição. Ora, nada de bom se espera numa noite traiçoeira, numa noite que chame o inesperado. Igualmente com relação aos termos recorrentes: problemas, sofrimentos, cruz pesada, chorar.
Mas é precisamente para dissipar tais aflições e temores que é mostrada a força divina. Uma força que supera tudo, as perdas, os adeuses, os sofrimentos, as angústias, as desesperanças. E assim porque Deus sempre está presente, nunca abandona, nunca desampara. É a fé em Deus que faz com que as dores sejam suportadas, os sofrimentos sejam tolerados, os instantes mais difíceis sejam passageiros. É neste sentido que a canção procura mostrar que somente Deus serve de escudo nos dolorosos momentos, nas noites traiçoeiras. E noites estas que simbolizam a própria vida. E traições estas que representam as perdas e as fragilidades humanas.
Mesmo com um sentido pesaroso, aflitivo e até angustiante, a letra da canção, bem como sua melodia, é de uma beleza incomparável. Seja na igreja, no lar ou em qualquer lugar que seja ouvida, sempre provoca uma reação diferente ao coração, aos olhos, aos sentimentos. Creio não haver quem nem se contagie, quem não reflita mais profundamente, quem não se eleve um pouco mais em direção aos céus. E na parte inicial, quando aqueles sinos entoam, eis que um templo se abre para o encontro com a face de Deus.
Não faz muito tempo que ouvi: Deus está aqui neste momento/ Sua presença é real em meu viver/ Entregue sua vida e seus problemas/ Fale com Deus, ele vai ajudar você.../ Deus te trouxe aqui para aliviar os seus sofrimentos.../ É Ele o autor da fé/ Do princípio ao fim/ Em todos os seus tormentos... E ainda se vier noites traiçoeiras/ Se a cruz pesada for Cristo estará contigo/ E o mundo pode até fazer você chorar/ Mas Deus te quer sorrindo.../ E ainda se vier noite traiçoeira/ Se a cruz pesada for Cristo estará contigo/ O mundo pode até fazer você chorar/ Mas Deus te quer sorrindo/ Seja qual for o seu problema, fale com Deus/ Ele vai ajudar você/ Após a dor vem sempre a alegria/ Pois Deus é amor e não te deixará sofrer.../ Deus te trouxe aqui para aliviar os seus sofrimento.../ É ele o autor da fé/ Do princípio ao fim/ Em todos os seus tormentos.../ E ainda se vier noites traiçoeiras/ Se a cruz pesada for Cristo estará contigo/ E o mundo pode até fazer você chorar/ Mas Deus te quer sorrindo.../ E ainda se vier noite traiçoeira/ Se a cruz pesada for Cristo estará contigo/ O mundo pode até fazer você chorar/ Mas Deus te quer sorrindo.
Particularmente, todas as vezes que ouço “Noites Traiçoeiras” recordo Dona Peta minha mãe já bem tomada pela doença que a levaria desta vida. Sua face, seu sorriso, sua placidez. De vez em quando a canção surgia no toca cd ou pela voz de alguém que chegava para uma prece. Porém, em mim que já conhecia a profundidade da letra, silenciosamente doía ainda mais ouvir canção tão angustiante diante de tamanha agonia. E também porque foi numa dessas noites traiçoeiras que ela partiu.
Mas não posso negar a vontade divina. Então, depois de sua partida, a canção passou a servir como espelho perante as mais diversas situações, pois sei que é Ele o autor da fé, do princípio ao fim, que se a cruz pesada for Cristo estará comigo, que após a dor vem sempre a alegria, que Deus é amor e não me deixará sofrer. E que o mundo até pode me fazer chorar, mas Deus me quer sorrindo. Que o mundo pode me fazer chorar, mas Deus sempre quer o meu sorriso.
Que o mundo até pode me fazer chorar, mas Deus me quer sorrindo...


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: