SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 21 de abril de 2018

A NOVA ESTRADA DE CURRALINHO (ESTRADA HISTÓRICA ANTÔNIO CONSELHEIRO)



*Rangel Alves da Costa


A chegada do Cariri Cangaço a Poço Redondo, bem como a disposição da Prefeitura Municipal, através do prefeito Júnior Chagas, em construir as estruturas essenciais e realizar as obras necessárias conforme as exigências da grandiosidade do evento, certamente que permitirão uma verdadeira transformação na realidade local, principalmente nos seus aspectos históricos, turísticos e culturais.
A partir do mês de junho Poço Redondo será outro, muito diferente, mais bonito, mais renovado, com alegria, esperança e florescimento da autoestima em sua população. Nos dias do evento então (14 a 17, de quinta à noite a domingo pela manhã) o povo sertanejo e os visitantes terão diante de si tudo aquilo (ou quase tudo, pois será um trabalho de continuidade) que a municipalidade merece na preservação de suas riquezas históricas e culturais, acentuando ainda mais a importância e a valorização deste chão tão sagrado de Alcino.
A celebração do chão sagrado de Alcino permitirá que o sertanejo, bem como os visitantes, sinta que Poço Redondo, enfim, abre os seus braços e o coração para mostrar toda a sua beleza. O que se mantinha escondido já não estará mais, o que se conhecia apenas por ouvir dizer já terá se tornado revelação. Quantos de Poço Redondo conhecem sua história, sua cultura, suas potencialidades? Quantos visitantes sabem que Poço Redondo possui dentro de si um patrimônio tão grandioso? Todos conhecerão.
Todos conhecerão e a partir de junho, com a realização do Cariri Cangaço, o município se tornará um destino turístico dos mais convidativos, gerando emprego e renda para a população. E mais: as obras realizadas pela administração municipal na cidade, arredores e povoações, permanecerão como acervo de toda a população. Significa dizer que as obras realizadas para o evento se tornarão patrimônio da municipalidade.
Dentre tais obras, assume primordial importância as intervenções que serão feitas ao longo de toda a Estrada de Curralinho e mesmo na povoação ribeirinha. Já não será apenas Estrada de Curralinho, e sim Estrada Histórica Antônio Conselheiro. Já não será um caminho nu e que apenas leva de um canto a outro. Nos catorze quilômetros que separam a cidade da beira do rio, toda a história ali presente passará a ser mostrada à população local e visitantes como um belo e convidativo cartão postal.
A mudança no nome será mais que justa. Foi o missionário Antônio Conselheiro, junto com seus seguidores, que por volta de 1874 abriu aquela primeira vereda em direção às margens do Velho Chico. E chegando ao alto da nascente povoação, logo cuidou de restaurar uma pequena capelinha existente, dando o nome de Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Então, o velho e profético missionário merece ser agora reconhecido pelos seus passos sertanejos de outrora, abrindo na mata o mesmo percurso até hoje utilizado.
Mas a estrada é histórica não apenas pela caminhada de Antônio Conselheiro. No seu percurso de catorze quilômetros, tudo – e absolutamente tudo – é história. E para mostrar apenas alguns aspectos desta riqueza, ao longo da estrada serão construídos nada menos que seis marcos, com bases e placas. A demarcação já foi feita, todas as providências já foram tomadas, e na próxima semana as obras já serão iniciadas.
Além do marco inaugural no início da estrada, bases e placas serão colocadas no Cururipe (local da morte do cangaceiro Canário), na Cruz dos Soldados (local da emboscada e morte dos soldados Tonho Vicente e Sisi pelos cangaceiros comandados por Corisco), nas Pedras da Bastiana (local onde, em 1961, o corpo sem vida de Zé de Julião foi encontrado), nos arredores da Fazenda Camarões (local onde o vaqueiro Antônio Canela foi morto pelo subgrupo do cangaceiro Mané Moreno), e no alto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Igreja de Antônio Conselheiro.
Além de tais construções, toda a estrada será devidamente sinalizada, com informações do percurso, dados históricos e outros elementos para a compreensão do contexto local. João de Virgílio, o famoso ribeirinho que todos os dias fazia, por duas vezes, a pé e descalço, o percurso entre a beira do rio e a cidade, carregando até sacos nas costas, e que faleceu fazendo a sua viagem de todo dia, também será recordado.
Como dito, tais obras não serão apenas para o evento Cariri Cangaço. Servirão, sim, para engradecer o evento e mostrar as potencialidades históricas de Poço Redondo, mas permanecerão como fundamental acervo de toda a municipalidade. E todas estas obras estão sendo realizadas pela administração municipal a partir do planejamento elaborado pela Comissão Organizadora, objetivando, pois, o despertar desse novo tempo da história local.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: