SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 1 de março de 2010

RECEITA PARA ENTRISTECER (Crônica)

RECEITA PARA ENTRISTECER

Rangel Alves da Costa*


Na vida onde imperam as contradições, os opostos e os contrários, numa constante e contínua validação da filosofia maniqueísta – o mundo está divido num dualismo absoluto, entre o bem e o mal, de um lado a luz e do outro as trevas – deverá também prevalecer a ideia simplista de que a alegria é a porta aberta para a tristeza entrar, o sorriso é o convite para a lágrima, a saúde é um dos sintomas da doença, e assim por diante.
As coisas realmente acontecem desse modo, mas não totalmente assim. Ora, não se poderia esperar que os processos da vida fossem determinados como as pessoas quisessem ou que estas fizessem opções de viver em paz, com alegria, saúde e felicidade e colocassem tais desejos numa agenda ou marcassem num calendário.
Seria uma luta vã pretender determinar o curso da existência e o destino dos acontecimentos. Não seriam acontecimentos, mas sim previsões incabíveis num mundo onde a cada dia o homem modifica para pior. Consequentemente, ninguém pode esperar o melhor do pior que semeia.
Verdade é que o minuto de agora é diferente do próximo minuto de agora. Inevitavelmente as coisas mudam, e às vezes tão sutilmente que as pessoas nem percebem. Noutras vezes, quando as mudanças são bruscas, é que o minuto seguinte tinha que mostrar mais força do que o minuto de agora. Porém nada acontece por acaso, como se o que passa a prevalecer não tivesse uma relação com o passado e até com o futuro. O que acontecerá mais tarde está sendo plantado agora; o que se colherá não é um fruto que nasceu do nada. E mais, as coisas não são como são, como se tornou usual afirmar; são o que são porque as ações humanas interferem para ser assim. A vida é, pois, determinada pela máxima “o homem tem o que merece ter”.
O homem tem o que merece ter porque tem livre-arbítrio para agir. Tendo esse poder de ação, e agindo agora desse ou daquele modo, mais tarde colherá na medida de sua ação, boa ou ruim, negativa ou positiva. Ora, se ele sonha em viver em paz, por que tirar do bolso a semente da discórdia? Se ele quer ter uma velhice saudável, por que descuidar de sua saúde agora?
Inevitavelmente tudo mundo quer o melhor no futuro, todo mundo quer viver sorrindo e feliz, todos só pensam em recompensas. E quando a tristeza bate a porta e entra, as primeiras coisas que diz são: Eu não mereço isso! Logo eu que sempre fiz o bem! Uma pessoa boa como eu, que sempre fez o melhor, não pode sofrer tanto assim meu Deus! Será? Lembra de ontem, de anteontem, do passado? Por ter livre-arbítrio, por ter tido a plena liberdade para tomar suas decisões, o homem deve arcar com o ônus das decisões errôneas tomadas.
Contudo, contrariamente do que muitos imaginam, não somente as ações materiais prevalecerão quando a balança do destino for estabelecer o quinhão de cada um. O pensamento maldoso com relação ao outro, a mentira, o desejo de que o próximo não vença na vida, o semear as desavenças e a desarmonia, tudo isso pesará como cimento bruto no sonhado futuro feliz que cada um deseja.
Há muito que a própria natureza vem ensinando ao homem como deve agir. Na sua consciente ignorância, simplesmente ignora. Como se sabe, silenciosamente ela suporta todas as agressões e só age quando não suporta mais. E por que as catástrofes, as inundações, o mar que avança impiedosamente, as estiagens que duram mais a cada ano que passa, as chuvas em demasia destruindo casas e vitimando pessoas? Se o homem olhar para trás verá que é totalmente culpado por tudo isso. Mas quando sua casa de praia é invadida pelas águas é um Deus nos acuda, e logo com ele, que nasceu para fazer o bem. Que desmerecido castigo dos céus!
Ademais, que se tenha como máxima certeza de que na vida tudo é passageiro. Buscando fazer sempre o bem, indistintamente e perante todas as situações da vida, é o melhor para que todo amanhã não seja uma receita para entristecer.
O livre-arbítrio, defendido por muitos como forma de plena realização do homem, é uma espécie de livro de receitas e, como tal, contendo também receitas para entristecer mais tarde.


Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: