SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

BANDA MUNICIPAL DE POÇO REDONDO: ORGULHO SERTANEJO QUE NÃO PODE CALAR


*Rangel Alves da Costa


Mesmo os mais jovens, certamente muitos já ouviram estes refrãos: “Estava à toa na vida, o meu amor me chamou pra ver a banda passar cantando coisas de amor. A minha gente sofrida despediu-se da dor pra ver a banda passar cantando coisas de amor...”. Pois é, estrofes da música “A Banda”, de Chico Buarque, exatamente retratando a magia da banda musical interiorana e que, toda vez que passa, consegue tudo alegremente transformar.
E agora, perante a população de Poço Redondo e todo o sertão sergipano (e mesmo além-fronteiras), indago: quem já não ouviu e se encantou com a magia ecoada pela Banda Municipal, que ao passar ou se apresentar sempre teve o dom de transformar a beleza em verdadeiro fascínio. Quanta magia nos instrumentos, quanta formosura nas mocinhas e nos rapazes, quanta graça e singeleza nas vestes, quanta perfeição nos gestos e nas coreografias.
Se no passado Poço Redondo tinha orgulho de suas praças, mais recentemente passou a se orgulhar de sua banda. Lembro-me muito bem que meu pai Alcino Alves Costa brilhava os olhos com mais força, deixando marejar seu contentamento, toda vez que a banda tocava em alvorada à sua porta. E era apenas uma parte, que se imagine o agrupamento completo com cerca de cinquenta jovens em perfeita sincronização de coreografias e acordes?
Como diz a música de Chico Buarque: todo mundo parava para ver a banda passar. “A moça triste que vivia calada sorriu. A rosa triste que vivia fechada se abriu. E a meninada toda se assanhou pra ver a banda passar cantando coisas de amor. O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou que ainda era moço pra sair no terraço e dançou. A moça feia debruçou na janela pensando que a banda tocava pra ela...”. Contudo, a tristeza da realidade vem agora: “Mas para meu desencanto o que era doce acabou... E cada qual no seu canto. Em cada canto uma dor...”.
Sim. Infelizmente eis a realidade da banda musical de Poço Redondo: o que era doce está em vias de acabar. E cada qual no se canto. Em cada canto será uma profunda dor. Não só na população que tanto se acostumou a admirar seu orgulho musical como em cada um dos seus integrantes. A verdade é que todos agora estão aflitos ante as incertezas, estão entristecidos demais perante os comentários surgidos dando conta de um mundo de desajustes. Ninguém sabe dizer qual o destino da banda, se terá continuidade, quais os recursos que a ela serão destinados. Lamentável que assim aconteça.
Batizada com o nome de Banda Municipal Sertão Música, numa das gestões de Enoque Salvador de Melo, um projeto foi aprovado pela Câmara Municipal no sentido de oferecer uma bolsa de incentivo aos seus integrantes, sendo de dez por cento de um salário mínimo. Por muito tempo teve três professores, um maestro, um coreógrafo e um orientador de percussão. Contudo, mesmo ganhando cada vez mais importância, jamais teve sede própria. E a falta de um espaço próprio sempre foi sentido pelos integrantes que necessitavam se reunir, ensaiar, programar apresentações. Tal problema jamais foi resolvido.
Ainda assim, mesmo com todas as dificuldades, a Banda Municipal deu voos mais altos que os esperados ante suas condições. A Banda de Poço Redondo ainda é considerada uma das melhores de Sergipe, alcançando a quarta colocação no primeiro concurso de bandas que participou. Sendo também filarmônica, faz apresentações em homenagens, eventos religiosos e festas. E a administração municipal necessita reconhecer e valorizar ainda mais essa verdadeira flor de cato num mundo de aridez.
Como relata a integrante de mais de dez anos, Paula Daiany: “Somos estrelas em muitas cidades, como referência temos Ribeirópolis, onde somos aguardados e aplaudidos de pé. E sempre nossa presença é uma honra para nossa cidade e outras onde nos apresentamos. Aonde vamos é só elogios, e elogios também recebemos nas emissoras de rádio e nas redes sociais. Por onde passamos, as secretárias municipais nos enviam vídeos de agradecimentos. Tudo isso aumenta nosso deseja de permanência e com conquistas cada vez maiores. Enfim, essa Banda cresceu muito, e queremos continuar crescendo. Mas...”.
Mas o problema que surge agora diz respeito justamente às indefinições. Surgem comentários de todos os tipos. Dizem que a grande maioria dos integrantes terá que sair, dizem que vai ser toda renovada, dizem e dizem. Contudo, muitos problemas surgem com isso. Não se pode ter a mesma a qualidade numa banda que praticamente começa do zero. E se começar. Acaso mudanças sejam necessárias, que estas sejam aos poucos, de modo a não desarmonizar o que já vem sendo construído desde mais de dez anos. E o mais importante é que não ocorram ingerências políticas nas mudanças dos integrantes.
Paula Daiany está corretíssima em suas preocupações. Hoje, aqui mesmo no facebook, um texto maravilhoso escrito por Nadyne Cavalcante expôs com brilhantismo a situação. Quanto a mim, lamento profundo profundamente que tudo isso venha ocorrendo. Tenho os mesmos olhos de meu pai diante da banda: um brilho molhado de alegria. E temos certeza que Poço Redondo inteiro quer que sua fênix musical renasça das cinzas.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: